A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos Enfermeira CCIH – Hospital Sírio Libanês

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos Enfermeira CCIH – Hospital Sírio Libanês"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos Enfermeira CCIH – Hospital Sírio Libanês

2 TRICOTOMIA: PÊLO Não é fonte importante de patógenos Dificulta a remoção da sujidade Proliferação da flora transitória da pele Riscos envolvidos na remoção do pêlo?

3 Lâminas de barbear – 5,6% Agente depilatório - 0,6 % Não remoção dos pêlos – 0,6% Agente depilatório pode causar inconvenientes Taxa de infecção de sítio cirúrgico de acordo com o tipo de remoção dos pêlos TRICOTOMIA: Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4

4 imediatamente antes – 3,1% 24 horas antes – 7,1% 24 horas antes – 20% Taxa de infecção de sítio cirúrgico (tricotomia com lâmina) de acordo com o tempo antes da cirurgia Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4 TRICOTOMIA:

5 Imediatamente antes – 1,8% Noite anterior – 4,0 % Taxa de infecção de sítio cirúrgico (tricotomia com lâmina) quando comparado a realização na noite anterior ou imediatamente antes da cirurgia: Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4 TRICOTOMIA:

6 Cruse Não recomenda a tricotomia, Apenas quando estritamente necessário, Período inferior a duas horas.

7 RECOMENDAÇÕES GERAIS!!! Estritamente necessárioNão utilize lâminasPrefira tricotomizador Menor área possível2 horas antes

8 ANTI-SEPSIA DAS MÃOS DO CIRURGIÃO É o processo que visa à retirada de sujeira e detritos, redução substancial ou eliminação da flora transitória e redução parcial da flora residente

9 QUEM DEVE ESCOVAR AS MÃOS???

10 Europa -álcool padrão ouro EUA - preparações a base de álcool são menos utilizadas ANTI-SEPSIA DAS MÃOS DO CIRURGIÃO

11 SOLUÇÕES MAIS UTILIZADAS Solução degermante de iodóforo (PVP-I) Solução degermante de gluconato de clorexidina

12 Solução degermante de iodóforo (PVP-I) Reconhecido desde 1800 Iodo – irritação e descoloração da pele Iodóforo – Substituiu o iodo como ingrediente ativo. Contém 1% iodo disponível

13 Solução degermante de clorexidina Desenvolvida na Inglaterra Ação antimicrobiana ruptura da membrana celular Preparações detergentes contendo GC 2% são discretamente menos efetivas.

14 Espectro antimicrobiano e características de agentes anti-sépticos para higiene de mãos * GrupoBGNBGPMicob.FungosVírusVeloc. ação Comentários Álcoois +++ RápidaConc. Ótima de 60-95%; Nenhuma atividade persistente. Clorexidina (sol. aquosa 2ou4%) Interm.Ativ. Persistente; Raras reações alérgicas. Comp. Iodados Interm.Causam queimadura Muito irritante Iodóforos Interm.Menos irritante q o iodo; Aceitação variável Deriv. Fenólicos Interm.Atividade neutralizada por surfactantes aniônicos Triclosan Interm.Aceitação variável para as mãos Comp. Quat. Amonio LentaUsados em combinação com álcoois. Nota: +++: excelente; ++: boa mas não inclui todo espectro bacteriano; +: regular; -: nenhuma atividade ou insuficiente. * O hexaclorofeno não foi incluído por não ser considerado um ingrediente aceitável em desinfetantes para as mãos.

15 TEMPO IDEAL PARA ESCOVAÇÃO DAS MÃOS A duração ideal não é bem conhecida, atualmente recomenda-se que a escovação antes do primeiro procedimento cirúrgico do dia seja feita de 3 a 5 minutos, e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subseqüentes.

16 Guia CDC para Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico, edição de Manter as unhas rentes e não utilizar unhas artificiais - Recomendado IB Proibir uso de anéis pulseiras, relógios e anéis - Sugerido II O preparo das mãos da equipe deve ser realizado antes de se tocar o campo e instrumentais estéreis ou a própria pele preparada do paciente. Deve iniciar com a limpeza de cada leito subungueal; envolver das mãos até acima do cotovelo, durar de 3 a 5 minutos com o emprego de um anti-séptico apropriado. Após a realização as mãos devem ser mantidas para cima, com os cotovelos flexionados para que a água escoe para o cotovelo. A secagem deve ser realizada com toalha estéril – Recomendado IB.

17 Orientações importantes: As soluções anti-sépticas devem estar em dispensadores fixos ou embebidas em escovas-esponjas; Não misturar soluções distintas; A remoção mecânica dos detritos pode ser realizada por escovação ou fricção; A escovação é necessária para leitos subungueais e espaços interdigitais; Utilizar escova descartável, estéril, cerdas macias e de uso individual;

18 Orientações importantes: As demais áreas das mãos e antebraços devem ser friccionadas, pois a escova pode lesar a pele do profissional. Todo o processo de escovação deve durar em média 5 minutos para a primeira cirurgia do dia e 3 minutos entre dois procedimentos.

19 ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: Eliminar a sujidade e reduzir a flora transitória. Realizar noite anterior e na manhã da cirurgia. Uso de anti-séptico é controverso. Banho pré-operatório:

20 ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: Iodóforos (PVP-I) Gluconato de clorexidina Agentes a base de álcool Preparo da pele do paciente: Os agentes mais comumente utilizados são:

21 A degermação deve ser realizada com solução a base de clorexidina ou PVP-I. Seguido de enxágüe. ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE:

22 Após o enxágüe, a anti-sepsia deve ser feita através de fricção com produto de mesmo principio ativo, em veiculo alcoólico. Sempre preparar uma área maior. ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE:

23 Situações especiais na anti-sepsia pré operatória Em cirurgias oftálmicas, o PVPI tópico 10% (1% iodo livre) pode ser utilizado Em cirurgias plásticas de face e ginecológicas a clorexidina tópica 0,5% pode ser utilizada

24 Situações especiais na anti-sepsia pré operatória Obstetrícia e Neonatologia Soluções iodadas não recomendadas devido ao risco de absorção de iodo pelo recém-nascido Anti-sepsia do canal de parto: Clorexidina aquosa 0,2% (reduz risco de transmissão de Streptococcus grupo B) Recém –nascido: Clorexidina alcoólica ou álcool 70%

25


Carregar ppt "PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos Enfermeira CCIH – Hospital Sírio Libanês"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google