A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001 Promoção do Aleitamento Materno na escola Profa.Dra. Silvia Marina Anaruma UNESP – Instituto de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001 Promoção do Aleitamento Materno na escola Profa.Dra. Silvia Marina Anaruma UNESP – Instituto de."— Transcrição da apresentação:

1 Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001 Promoção do Aleitamento Materno na escola Profa.Dra. Silvia Marina Anaruma UNESP – Instituto de Biociências – Depto de Educação – Campus de Rio Claro - SP

2 Tópicos 1.Porque abordar sobre o aleitamento na escola 1.1.O objetivo da educação 1.2. Aleitamento materno e formação do ser humano ideal 1.3. Educação, escola e aleitamento materno 1.4. Abordagem teórica 1.5. Contextualização 2. Como abordar 2.1. Tópicos a serem abordados 2.2. Exemplos 2.3. Materiais pedagógicos

3 Que ser humano nós sonhamos para o futuro? Saúde física, psicológica e social Sereno Responsável Apego Inteligente Sociável

4 Aleitamento materno propicia tudo isso... Melhor alimento para o bebê até os dois anos de idade Favorece o vínculo entre mãe e bebê Favorece o desenvolvimento da fala, respiração, dentição e acuidade visual. Aumenta a inteligência Previne a obesidade Traz vantagens para a mãe e a família

5 Porque olhar para a escola como um espaço para a promoção do aleitamento materno?

6 A amamentação é um hibrido natureza -cultura, portanto, permeado por condicionantes sociais, políticos, históricos e culturais (ALMEIDA E NOVAK, 2004)

7 Isto significa que... A amamentação não é um ato instintivo Isto explica porque: a mãe opta por não amamentar desmama seu filho precocemente tem dificuldade para amamentar a perpetuação dos mitos A amamentação tem que ser aprendida

8 O papel da Educação A Educação está em todos os lugares Escola – lugar da Educação formal Lugar onde vai ocorrer a reprodução dos saberes de uma cultura, papel fundamental na construção do conhecimento e na formação de valores Ela reflete a sociedade em que ocorre É processo em busca de um fim

9 Abordagem que fundamenta a minha reflexão: Teoria Socio-interacionista (Vygotski) Todo fenômeno deve ser estudado como processo em movimento e em mudança Nenhum fato ou fenômeno se justifica isolado do contexto social onde é gerado e se desenvolve O processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito historicamente situado com o ambiente sócio- cultural onde vive Os significados das palavras são construídas socialmente Somente o pensar crítico sobre a realidade pode transformá-la Os processos de aprendizagem e de desenvolvimento estão relacionados desde o nascimento da criança ( muito antes dela entrar na escola)

10 No fim das contas só a vida educa, e quanto mais amplamente ela irromper na escola mais dinâmico e rico será o processo educativo. O maior erro da escola foi ter se fechado e se isolado da vida com uma cerca alta. A educação é tão inadmissível fora da vida quanto a combustão sem oxigênio ou a respiração no vácuo (VYGOTYSKY, 2001)

11 Interacionista (Piaget) Na sua concepção de ensino-aprendizagem, o sujeito que aprende não é visto como mero expectador, mas como um sujeito ativo, que para aprender interage com o seu ambiente. Conhecer não consiste, com efeito, em copiar o real, mas agir sobre ele e transformá-lo (na aparência ou na realidade), de maneira a compreendê-lo em função dos sistemas de transformação aos quais estão ligadas estas ações. De acordo com os estudos sobre a construção do conhecimento, o processo educativo ocorre primeiramente, quando tomamos contato com o objeto de conhecimento, numa atitude de interação, posteriormente, e uma vez que nos faça sentido, transformaremos a nossa realidade, incorporando esta informação ao nosso cotidiano. (PIAGET, 1973; 1983)

12 Como é o contexto de hoje? individualismo, competitividade, descartável, automação, incertezas, desconstruções, consumo, globalização,perda de fronteiras, instantâneo, fugaz, efêmero,descartável, corpo objeto de consumo, tudo é reduzido ao lucro, aceleração da noção de tempo e diminuição da noção de espaço (SOUZA, 2004)

13 Temáticas importantes para serem trabalhadas na escola 1. Mitos e crendices do aleitamento materno: O leite é fraco A mãe tem pouco leite O bebê não quis sugar o peito O leite artificial substitui o leite materno Amamentação faz o peito cair A chupeta acalma o bebê e não prejudica o aleitamento materno A mamadeira não prejudica o aleitamento materno

14 2. Amamentação um ato natural nos mamíferos, influenciada pela cultura 3. Importância do aleitamento materno 4. A fisiologia das mamas

15 a desconstrução de mitos e a construção de conhecimentos e atitudes positivas frente à amamentação, Ligar a teoria aos problemas concretos dos seus alunos Mães, alunos e funcionários INFORMAR Enfim...

16 Usa das diferentes linguagens para criar uma cultura do aleitamento materno COMO

17 PROAMA VIDEO

18 Conversando com o poder público e privado

19 Oficina com gestantes da Comunidade

20 Conversando com as mães Oficina Bom Sucesso

21 Promovendo cursos Parto na água :

22 Promovendo a participação das mães em desfile de modas

23 Produzindo material pedagógico

24

25

26 Nossas bonequinhas que parem e amamentam

27 Criando uma cultura do aleitamento materno nas crianças

28 Exposição no saguão da Administração do Instituto de Biociências – UNESP

29 Treinamento das monitoras de EMEIS

30 Indo de encontro à comunidade Indo de encontro co ma comunidade

31

32 Levando a informação para as mulheres onde elas estiverem... Nas empresas

33 Dia do mamaço

34

35 Curso de material pedagógico para costureiras da Prefeitura

36 Teatro na escola

37 A ética do conhecimento responsável se refere à capacidade do ser humano de utilizar seu conhecimento com um objetivo único: melhorar a qualidade de vida planetária (SOUZA, 2004)

38 Nós temos que fazer a diferença para as nossas crianças

39 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA ALMEIDA, J.A.G. de e NOVAK, F.R. Amamentação: um híbrido natureza- cultura. Jornal de Pediatria. V.80, n. 5 (supl), MARQUES,L.P.; OLIVEIRA, S.P.P. Paulo Freire e Vygotisky: Reflexões sobre a Educação. V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações... Petrópolis. Ed. Vozes, 1973 (Col. Psicologia da Inteligência I). PIAGET, J. Psicologia da inteligência. 2a ed., RJ, Zahar ed., SOUZA, S.A.F. Lembrando as semelhanças sem esquecer as diferenças: por uma ética planetária em nossas práticas pedagógica, XVIII Congresso Nacional de Educação da AEC, Natal,RN, 2004 VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

40 CONTATOS: UNESP – Instituto de Biociências, Depto de Educação, Campus da Bela Vista. - Av 24 A, n. 1515, Rio Claro, SP - CEP: Fone: (19) Fax: (19)


Carregar ppt "Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001 Promoção do Aleitamento Materno na escola Profa.Dra. Silvia Marina Anaruma UNESP – Instituto de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google