A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Formadora: Aline de Assis Tutora Presencial: Jucileide Teixeira Gama Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Formadora: Aline de Assis Tutora Presencial: Jucileide Teixeira Gama Costa."— Transcrição da apresentação:

1

2 Professora Formadora: Aline de Assis Tutora Presencial: Jucileide Teixeira Gama Costa

3 OBJETIVO GERAL Pensar na importância da aplicação da produção teórico metodológica em atividade prática pedagógica supervisionada no âmbito de sua disciplina de formação no Ensino Médio. Pensar na importância da aplicação da produção teórico metodológica em atividade prática pedagógica supervisionada no âmbito de sua disciplina de formação no Ensino Médio.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar os pressupostos teóricos e metodológicos para o ensino de História propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos PCNs para o Ensino Médio. Analisar os pressupostos teóricos e metodológicos para o ensino de História propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos PCNs para o Ensino Médio. Elaborar e executar projetos de ensino que visem à aprendizagem em grupo. Elaborar e executar projetos de ensino que visem à aprendizagem em grupo. Pensar o ensino de história como espaço de aprimoramento da democracia e das relações sociais, a partir da valorização da diversidade de experiências histórico-culturais e sociais. Pensar o ensino de história como espaço de aprimoramento da democracia e das relações sociais, a partir da valorização da diversidade de experiências histórico-culturais e sociais. Refletir sobre o planejamento enquanto instrumento representativo de diferentes grupos, considerando sua intencionalidade política. Refletir sobre o planejamento enquanto instrumento representativo de diferentes grupos, considerando sua intencionalidade política.

5 BLOCO I 09/03 a 09/04 FÓRUM I Apresentação do plano de curso da disciplina; Apresentação do plano de curso da disciplina; As Diretrizes Curriculares no Ensino Médio; As Diretrizes Curriculares no Ensino Médio; O currículo de História no Ensino Médio; O currículo de História no Ensino Médio; Pedagogia de Projetos. Pedagogia de Projetos. DIÁRIO DE BORDO Experiência da Prática.

6 BLOCO II 10/04 a 17/05 FÓRUM II Multiculturalismo; Multiculturalismo; Multiculturalismo e questões didáticas; Multiculturalismo e questões didáticas; História local e multiculturalismo. História local e multiculturalismo. DIÁRIO DE BORDO Experiência da Prática.

7 BLOCO III 18/05 a 09/07 FÓRUM III Estágio enquanto momento de reflexão – ação – reflexão; Estágio enquanto momento de reflexão – ação – reflexão; Orientações para produção do Memorial Analítico; Orientações para produção do Memorial Analítico; Sistematização, problematização e socialização das experiências oriundas do período da prática. Sistematização, problematização e socialização das experiências oriundas do período da prática. DIÁRIO DE BORDO Experiência da Prática.

8 NORMAS ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO A prática deverá ser exercida obrigatoriamente no Ensino Médio de uma escola pública oficialmente credenciada e obrigatoriamente em História; A prática deverá ser exercida obrigatoriamente no Ensino Médio de uma escola pública oficialmente credenciada e obrigatoriamente em História; Os estudantes não poderão exercer sua prática no EJA- Educação de Jovens e Adultos; Os estudantes não poderão exercer sua prática no EJA- Educação de Jovens e Adultos; É fundamental que a escolha da escola seja feita dentro da sede do pólo, salvo exceções acordadas com a Coordenação; É fundamental que a escolha da escola seja feita dentro da sede do pólo, salvo exceções acordadas com a Coordenação; O estágio deve ser preferencialmente individual em uma única escola e turno O estágio deve ser preferencialmente individual em uma única escola e turno ;

9 NORMAS ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO Na situação de indisponibilidade de escola ou turma o estágio poderá ser feito em Coparticipação, com permissão de dois estudantes, sendo a regência, documentação e atividades individuais; Na situação de indisponibilidade de escola ou turma o estágio poderá ser feito em Coparticipação, com permissão de dois estudantes, sendo a regência, documentação e atividades individuais; São destinadas 40 horas à prática docente efetiva durante o estágio curricular desta disciplina, incluindo o AC da unidade escolar; São destinadas 40 horas à prática docente efetiva durante o estágio curricular desta disciplina, incluindo o AC da unidade escolar; Os alunos devem observar os prazos de cumprimento das atividades constantes nos cronogramas postados no ambiente virtual da UNEB; Os alunos devem observar os prazos de cumprimento das atividades constantes nos cronogramas postados no ambiente virtual da UNEB;

10 O estagiário deve estar atento para o dia da visita do Professor Formador e/ou Tutora a distância, ocasião que ele deve estar munido do seu planejamento e preparado para executar uma aula; O estagiário deve estar atento para o dia da visita do Professor Formador e/ou Tutora a distância, ocasião que ele deve estar munido do seu planejamento e preparado para executar uma aula; OBS: É essencial a leitura do Guia de Estágio Supervisionado de História III presente no AVA para a verificação das demais normas do estágio. OBS: É essencial a leitura do Guia de Estágio Supervisionado de História III presente no AVA para a verificação das demais normas do estágio. NORMAS ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

11 É imprescindível que o estudante faça a indicação da escola que irá estagiar entre os dias 17 e 30/03. A prática deverá ser iniciada no máximo até a segunda semana de abril. No dia 10/06, os discentes deverão fazer uma apresentação individual acerca da execução prática do Estagio Supervisionado III. Postagem do memorial Analítico no ambiente até dia 17/06. Entrega presencial do Memorial Analítico individual impresso na Coordenação do pólo até data 09/07. SOBRE A PRÁTICA.... SOBRE A PRÁTICA....

12 ORIENTAÇÕES É necessário a leitura do plano de ensino, cronogramas presencial e online, guia de estágio supervisionado, textos e orientações para que as dúvidas sejam dirimidas em tempo hábil ao ponto de não prejudicar o desenvolvimento do estágio. BOM TRABALHO E MUITO SUCESSO!!!!!!!!!


Carregar ppt "Professora Formadora: Aline de Assis Tutora Presencial: Jucileide Teixeira Gama Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google