A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS E APLICABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS E APLICABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS E APLICABILIDADE
1° CLUBE DO RH ABC/SP PALESTRA: LÍDER COACH X COACHING CONCEITOS E APLICABILIDADE

2 ANA PATRÍCIA VELLOSO patriciavelloso@mpconsultoriarh.com.br
Consultora, Psicóloga Especialista na Área Organizacional. Proprietária da MP Consultoria em RH. Coach Executivo - Formada pelo ICI em curso credenciado pelo Internacional  Coach  Federation - ICF SP - (11) BH - (31) /

3 20 anos de atuação Clientes em vários estados brasileiros Presença marcante em Minas Gerais e São Paulo Apresentações em congressos Assessoria ao RH interno de diversas empresas Cursos para profissionais de RH

4                                                                     

5 CONCEITOS E APLICABILIDADE
1° CLUBE DO RH ABC/SP PALESTRA: LÍDER COACH X COACHING CONCEITOS E APLICABILIDADE

6 PENSAR FORA DO DIA A DIA

7 VÍDEO: INOVAÇÃO

8 CORAGEM PARA INOVAR - REINVENTAR
FOCO NO PRESENTE VISÃO DE FUTURO PLANEJAMENTO CORAGEM PARA INOVAR - REINVENTAR CONSTRUIR PARCERIAS

9 LIDERANÇA COACH COACHING

10 CORAGEM PARA INOVAR-REINVENTAR
FOCO NO PRESENTE VISÃO DE FUTURO PLANEJAMENTO CORAGEM PARA INOVAR-REINVENTAR CONSTRUIR PARCERIAS

11 CENÁRIOS

12 MUDANÇA INOVAÇÃO

13 AS MUDANÇAS NO CENÁRIO CORPORATIVO SIGNIFICAM:
MUDAR = SOBREVIVER!

14 PARA ESTAR PREPARADO E COMPETITIVO
MUDAR PARA : PARA ENTENDER O FUTURO PARA ESTAR PREPARADO E COMPETITIVO PARA DESENVOLVER AÇÕES QUE VISEM A PERENIDADE DAS ORGANIZAÇÕES PARA IMPLANTAR PROGRAMAS DE LÍDERES DESENVOLVENDO LÍDERES

15 PARA MUDAR : ESTAR FOCADO NO PRESENTE NO AQUI E AGORA
ANTECIPAR E VISUALIZAR O QUE E O COMO PARA O FUTURO

16 VOCÊ SE LEMBRA?

17 E POR QUE VOCÊ DEVE MUDAR?

18

19

20 “O SUCESSO DO PASSADO NÃO É GARANTIA DE SUCESSO NO FUTURO”

21 PARA NÃO PERDER OPORTUNIDADES
MUDAR PARA NÃO PERDER OPORTUNIDADES

22 Algumas oportunidades são únicas.
Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Pensei: “Será que até aqui existem chineses fritando pastéis?”. Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando em contato com a água salgada. O visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: “Calma, você terá muito tempo para isso”. Nos 367 dias que se seguiram o fenômeno não se repetiu. Algumas oportunidades são únicas. Amyr Klink VELEJADOR E PESQUISADOR

23 CENÁRIOS

24 ESTUDO GLOBAL MCKINSEY
UMA PESQUISA COM EXECUTIVOS SOBRE AS TENDÊNCIAS MAIS IMPORTANTES PARA OS NEGÓCIOS NO MUNDO.

25 Que fator tem maior contribuição para o ritmo acelerado
PERGUNTA Que fator tem maior contribuição para o ritmo acelerado de mudanças no ambiente de negócios de hoje?

26 DESAFIOS DOS LÍDERES E DAS ORGANIZAÇÕES NO MUNDO ATUAL
Melhorar a performance dos negócios, aumentando a produtividade e otimizando recursos Preparar suas Organizações para o crescimento futuro Organizações Equipar seus líderes com ferramentas e talentos para que possam gerenciar hoje e ser bem sucedidos amanhã - Criar estratégia de Atração e Retenção de Talentos

27 MUDANÇAS DO RH

28 RH OPERACIONAL RH ESTRATÉGICO

29 RH ESTRATÉGICO/ RH IDEAL
É conhecedor da estratégia da empresa. Tem foco em resultados mensuráveis e consegue agregar valor ao negócio e às pessoas. Tem assento nas mesas de discussões estratégicas para traduzi-las aos funcionários e também para o fluxo inverso, entendendo as necessidades deles e levando à direção. Sua visão vai além das atividades e processos de Recursos Humanos.  Deve ser elo entre a estratégia da empresa e das pessoas de forma equilibrada.

30 ATUAR COMO CO-PILOTO ORGANIZACIONAL
O RH TEM QUE SENTIR CONFORTÁVEL COM O PENSAMENTO DA DIRETORIA ATUAR COMO CO-PILOTO ORGANIZACIONAL

31 PRECISA CONHECER O NEGÓCIO DA EMPRESA
TER ÊNFASE NOS OBJETIVOS E RESULTADOS SER DIVULGADOR E ORIENTADOR QUANTO A MISSÃO, VISÃO E VALORES ORGANIZACIONAIS

32 O GRANDE DESAFIO DO RH ESTRATÉGICO
APOIAR E ORIENTAR AS LIDERANÇAS ORGANIZACIONAIS EM PROL DA IMPLANTAÇÃO DE MODELOS MODERNOS DE GESTÃO DE PESSOAS. LIDERANÇA COACH

33 “MEU DOMÍNIO É O COMPORTAMENTO E AS RELAÇÕES HUMANAS”
PARADIGMA DOS PROFISSIONAIS DE RH: “MEU DOMÍNIO É O COMPORTAMENTO E AS RELAÇÕES HUMANAS”

34 FUNCIONAR COMO APOIADOR E FORMADOR DAS LIDERANÇAS
PAPÉIS DO RH CUIDAR DA PERENIDADE ORGANIZACIONAL ATRAIR, DESENVOLVER E MANTER TALENTOS SER PROVOCADOR DE FELICIDADE NO TRABALHO FUNCIONAR COMO APOIADOR E FORMADOR DAS LIDERANÇAS SER LIDERANÇA COACH

35 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS DO RH

36 CORAGEM PARA INOVAR - REINVENTAR
FOCO NO PRESENTE VISÃO DE FUTURO PLANEJAMENTO CORAGEM PARA INOVAR - REINVENTAR CONSTRUIR PARCERIAS

37 “O LÍDER DO PASSADO ERA UMA PESSOA QUE SABIA O QUE DIZER.
O LÍDER DO FUTURO SERÁ UMA PESSOA QUE SABE PERGUNTAR.” Peter Drucker

38 NÓS RH, TEMOS QUE APRENDER A FAZER PERGUNTAS.
PERGUNTAS SÃO A BASE DO PROCESSO DE COACHING E DO MODELO DE LIDERANÇA COACH.

39 PERGUNTAS DO RH PARA O RH
Quais são suas crenças sobre liderança ? Que tipo de líder se espera no mercado de hoje ? Como este líder deve tratar os seus liderados ? Qual é a responsabilidade que o líder tem no desenvolvimento de seus liderados ?

40 PERGUNTAS DO RH PARA O RH
E você RH ? Como você é como líder ? Que informações do meio você usa para se atualizar como Líder ? QUE PERGUNTAS VOCÊ POSSUI PARA APRESENTAR A LIDERANÇA E ALTA LIDERANÇA? Que ferramentas você esta utilizando para fazer perguntas e gerar reflexões e Planos de Ação ?

41 VOCÊ, RH.

42 RH COACH

43 CONCEITOS E APLICABILIDADE
LÍDER COACH X COACHING CONCEITOS E APLICABILIDADE

44 O QUE É COACHING ???

45 NÃO É: PSICOTERAPIA - REFERE-SE ÀS INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS QUE BUSCAM MELHORAR OS PADRÕES DE FUNCIONAMENTO MENTAL DO INDIVÍDUO E O FUNCIONAMENTO DE SEUS SISTEMAS INTERPESSOAIS. CONSULTORIA - CONSULTORIA É O SERVIÇO DE APOIO AOS GESTORES OU PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS, PARA AUXILIAR NAS TOMADAS DE DECISÕES ESTRATÉGICAS, COM GRANDE IMPACTO SOBRE OS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO. MENTORING - TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES PARA PROFISSIONAIS COM MENOR VIVÊNCIA.

46 COACHING Processo de desenvolvimento de competências para a liderança.
FERRAMENTA DE GESTÃO E LIDERANÇA Processo de desenvolvimento de competências para a liderança.

47 É ajudar a aprender em vez de ensinar a elas.
COACHING Coaching é desbloquear o potencial das pessoas para maximizar seu próprio desempenho. É ajudar a aprender em vez de ensinar a elas.

48 COACH: PROFISSIONAL QUE EXERCE A PROFISSÃO
COACHES: PLURAL DE COACH COACHEE: INDIVÍDUO QUE PASSA PELO PROCESSO DE COACHING COACHING: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE O COACH FACILITA

49 COACHING É ORIENTADO PARA METAS E OBJETIVOS:
PRESENTE ( estado atual) FUTURO (estado desejado). COACHING É UMA ASSESSORIA QUE VISA AUMENTAR A PERFORMANCE DAS PESSOAS.

50 O Processo de Coaching visa o aprendizado .
TODO APRENDIZADO TEM QUE TER ESTRUTURA E FOCO. ASSIM, TODA REUNIÃO DE COACHING VAI FECHAR COM UM PLANO DE AÇÃO .

51 COACHING SEM METAS ESPECÍFICAS NÃO É COACHING.

52 COACHING EXECUTIVO É : PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA COMPORTAMENTAL PARA LIDERANÇAS PROCESSO FOCADO EM AÇÕES NO SENTIDO DE DESENVOLVIMENTO OU APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS DO COACHEE PARA REALIZAÇÃO DE SUAS METAS E DESEJOS NA ORGANIZAÇÃO.

53 LIFE COACHING OBJETIVO DO COACH É AJUDAR O COACHEE A TER MAIOR NÍVEL DE SATISFAÇAO COM A VIDA , AUMENTAR SUA ENERGIA.

54 QUANTO MAIS CONFLITOS NÃO RESOLVIDOS MENOS ENERGIA.
A RODA DA VIDA

55 O PROCESSO DE COACHING TEM A FUNÇÃO PRINCIPAL DE PROMOVER :
APRENDIZADO DESENVOLVIMENTO

56 INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO COACHING EXECUTIVO :
O Processo dura em média 10 a 12 encontros (por comportamento) , para que o coachee passe a ter maestria naquele comportamento. Freqüência – 1 encontro semanal ou de 15 em 15 dias. Evitar usar sessão – Preferível Reunião para não associar a terapia.

57 Local : Pode acontecer no escritório do coach ou no escritório do coachee. Na empresa só se for em local muito reservado. Acordo assinado com : definição de horário – o coachee compra o horário – paga se não avisar com 24 horas . No acordo deixar claro a competência ser trabalhada .

58 PROJETO DE COACHING BEM SUCEDIDO
TRÊS PILARES ENERGIA DA INTENÇÃO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DETERMINAÇÃO

59 ENERGIA DA INTENÇÃO É O PODER DA CONVICÇÃO, A VONTADE DE TRANSFORMAR
SEUS SONHOS EM REALIDADE. A FORÇA DA INTENÇÃO RESIDE EM : FOCAR EM RESULTADOS VIZUALIZAÇÃO DO FUTURO “A INTENÇÃO CRIA A ENERGIA FACILITADORA PARA O PROCESSO DA REALIZAÇÃO.” GUY LALIBRETÉ – CIRCO DU SOLEIL

60 MODELO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
MOMENTO DE DELINEAR PASSOS LÓGICOS E NECESSÁRIOS PARA REALIZAR OS OBJETIVOS. ABORDAGENS DE PROJETOS PLANO DE AÇÃO: ESCOPO TEMPO CUSTO RECURSOS HUMANOS RISCOS QUALIDADES AQUISIÇÕES COMUNICAÇÃO

61 DETERMINAÇÃO PERSISTÊNCIA DISCIPLINA GARRA
MOMENTO NO QUAL OCORRE A TRANSFORMAÇÃO DA INTENÇÃO E DO PLANEJAMENTO EM REALIDADE.

62 FATUROU 500 MILHÕES DE DÓLARES EM APENAS 20 ANOS
VIGÉSIMA MARCA MAIS PRESTIGIADA DO MUNDO

63 PROJETO DE COACHING BEM SUCEDIDO
TRÊS PILARES ENERGIA DA INTENÇÃO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DETERMINAÇÃO

64 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM COACH
ACESSIBILIDADE: SER BOM OUVINTE E TER PACIÊNCIA COM AS ANSIEDADES DO COACHEE; CONFORTO PARA LIDAR COM EXECUTIVOS SENIORES: ENTENDER COMO ALTOS EXECUTIVOS PENSAM E PROCESSAM INFORMAÇÕES; COMPAIXÃO: IMPORTAR-SE COM AS PESSOAS;

65 CRIATIVIDADE: TER NOVAS PERSPECTIVAS E IDÉIAS;
INTEGRIDADE: SER CONFIÁVEL E DIRETO; PODER INTELECTUAL: SABER LIDAR COM CONCEITOS COMPLEXOS CONFORTAVELMENTE; SABEDORIA INTERPESSOAL: RELACIONAR-SE BEM COM TODO TIPO DE PESSOA; HABILIDADE DE OUVIR: OUVIR ATENTA E ATIVAMENTE (CONSEGUIR COMPREENDER A OPINIÃO DOS OUTROS MESMO QUANDO DISCORDA)

66 AUTOCONHECIMENTO: CONHECER SUAS QUALIDADES , TALENTOS E LIMITES
AUTOCONHECIMENTO: CONHECER SUAS QUALIDADES , TALENTOS E LIMITES. APRENDE COM OS ERROS. ESTÁ ABERTO Á CRÍTICAS SEM SER DEFENSIVO; SABEDORIA POLÍTICA: SABE LIDAR COM SITUAÇÕES DIFÍCEIS, ANTECIPA-SE E SE PREPARA ADEQUADAMENTE

67 BENEFÍCIOS GERADOS : EMPRESA COM EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
MAXIMIZA RESULTADO AO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PESSOAS ALINHADAS AOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS COLABORADORES MELHORES PREPARADOS PARA LIDAR COM MUDANÇAS E ADVERSIDADES

68 LIDERANÇA

69 GESTÃO TRADICIONAL 1- GESTOR DIZIA O QUE TINHA QUE FAZER E FORNECIA TODAS AS RESPOSTAS : O Gestor dava ordens e esperava obediência; 2- COMANDO E CONTROLE : Gestor dá ordens e controla para que elas sejam executadas a sua maneira – sistema ”militar”; 3- GERENCIAVA TAREFAS: O FOCO É REALIZAR PROJETOS SEM PERDER TEMPO COM QUESTÕES PESSOAIS . Este gestor acreditava que conflitos entre membros da equipe não eram de sua responsabilidade; 4- AVALIAÇÃO ANUAL DE DESEMPENHO: Deixa o feedback para o final do ano, não oferecendo a possibilidade e a orientação para melhoria no decorrer do mesmo; 5- LIDERA SOMENTE BASEADO NO PLANO DE AÇÃO: Usa o plano de ação de forma engessada , sem permitir a participação da equipe.

70 GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE
1-LÍDER COACH: Líder gera desenvolvimento, ensinando a todos a agir como líderes e assumirem responsabilidade; 2- AJUDA A ESTABELECER VISÃO: Líder junto com a equipe define objetivos e metas; 3- GERÊNCIA PESSOAS: Líder é um gestor de competências , aumentando a base de habilidades de seus liderados, criando situações de aprendizado; 4- FEEDBACK CONSTANTE : Competência chave do líder. Quando proporcionado de forma efetiva e constante gera melhoria contínua , ajustes, autoconfiança e excelência de performance; 5- LIDERA POR INVESTIGAÇÃO COLABORATIVA : Líder e equipe se comprometem a buscar soluções juntos, gerando assim respostas mais eficientes

71 O Chefe - Gerente preserva
O COACH TRANSFORMA

72 LIDERANÇA COACH EXTRAORDINÁRIA

73 Deixa Legado O LÍDER COACH Desenvolve pessoas
Está comprometido em apoiar seus colaboradores e pares visando atingir objetivos/resultados. Deixa Legado

74 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO
LÍDER COACH

75 CORAGEM PARA INOVAR-REINVENTAR
FOCO NO PRESENTE VISÃO DE FUTURO PLANEJAMENTO CORAGEM PARA INOVAR-REINVENTAR CONSTRUIR PARCERIAS

76 O LÍDER COACH , LÍDER EXTRAORDINÁRIO É UMA PESSOA QUE SABE PERGUNTAR.”
Peter Drucker

77 VÍDEO: PODER ALÉM DA VIDA

78 LÍDER COACH O líder é aquele que MOTIVA , INSPIRA E INCENTIVA sua equipe a brilhar, a se desenvolver e a perceber sua importância na empresa.

79 LÍDER COACH Focaliza o desenvolvimento dos colaboradores
Preocupa com o bem do time e da organização como um todo. Promove políticas, procedimentos e processos éticos junto com o seu time . Fomenta a expressão de diferentes pontos de vista. Define metas e estratégias com base na argumentação .

80 PAPÉIS DO LÍDER COACH 1 – SER PARCEIRO ESTRATÉGICO: COMPARTILHA SEU CONHECIMENTO; 2- TRANSFORMAR PARADIGMAS: AJUDA A EQUIPE A MUDAR MODELOS MENTAIS , A SAIR DO LUGAR COMUM; 3- DESENVOLVER PESSOAS : FORMAR NOVOS LÍDERES E PROMOVER A CAPACIDADE DE AUTO GERENCIAMENTO DA EQUIPE

81 BENEFÍCIOS DA LIDERANÇA COACH
Desenvolvimento de lideranças assertivas. Incremento da motivação. Disseminação do conhecimento. Estímulo à superação de conflitos. Aumento da produtividade. Melhoria do Clima Organizacional.

82 O LÍDER COACH É CRAQUE Craques... Juntam-se aos bons,
administram-se bem, têm visão de conjunto, reverenciam outros, torcem pelos colegas, são íntimos das tecnologias, trabalham bem em equipe, são democráticos, comunicam-se bem... compreendem a missão e o negócio, revolucionam os resultados.

83 MUITO OBRIGADA ! ANA PATRÍCIA VELLOSO
SP - (11) BH - (31) /


Carregar ppt "CONCEITOS E APLICABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google