A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET-Computação UFCGCEEI PETDSCCCC Jaquelyne Cruz Julho, 2008 Smart Alarms: Tratamento Inteligente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET-Computação UFCGCEEI PETDSCCCC Jaquelyne Cruz Julho, 2008 Smart Alarms: Tratamento Inteligente."— Transcrição da apresentação:

1 I WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET-Computação UFCGCEEI PETDSCCCC Jaquelyne Cruz jcruz@dsc.ufcg.edu.br Julho, 2008 Smart Alarms: Tratamento Inteligente de Alarmes On-line de Subestações e Centros de Controle

2 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz2 Introdução: Nos centros de controle modernos existem sistemas de software responsáveis pelo acompanhamento da carga no sistema, pela análise de contingências, pela análise de curtos-circuitos, dentre outras funções. Entretanto, o conhecimento especialista de operadores humanos ainda é indispensável para supervisionar o sistema e tomar decisões críticas, principalmente em situações de emergência.

3 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz3 Problemática: São normalmente geradas grandes quantidades de eventos. Existem registros de situações críticas nos centros de controle em que os operadores receberam mais de 1500 eventos em um único segundo. Constatado uma situação de erro, os diagnósticos devem ser obtidos rapidamente para evitar maiores danos ao sistema. Humanos estão sujeitos a cometer erros em situações de estresse.

4 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz4 Solução: Uma forma de diminuir a quantidade de informação que os operadores precisam interpretar e, consequentemente, diminuir o seu tempo de resposta e probabilidade de erros, é associar os eventos as suas causas raiz. Os operadores teriam que interpretar apenas as possíveis causas dos problemas na rede elétrica, e não, as suas conseqüências (eventos). Isto sintetiza a função do Smart Alarms.

5 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz5 Arquitetura do Smart Alarms: Arquitetura geral: TRATAMENTO DE EVENTOS

6 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz6 Arquitetura do Smart Alarms: » -SAGE (Sistema Aberto de Gerência de Energia) » - Databus de eventos e Databus de diagnósticos: » responsáveis pela flexibilidade do Smart » - Correlator de eventos: diagnósticos baseados nos eventos recebidos.

7 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz7 Arquitetura do Smart Alarms: Módulo de correlação de eventos:

8 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz8 Smart Alarms 2 O Smart Alarms 2 encontra-se em desenvolvimento e tem como objetivo aperfeiçoar o Smart Alarms para substituí-lo nas centrais de controle da CHESF(Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Um dos pontos do aperfeiçoamento é a interface do software. O setor responsável por este tratamento é o SmartViewer.

9 I WPPC – Julho, 2008Jaquelyne Cruz9 Adobe Flex A tecnologia adotada para a interface do software foi o Adobe Flex. Uma plataforma para desenvolvimento de RIAS(Rich Internet Applications) baseadas no Macromedia Flash. O Flex utiliza Action Script e MXML.


Carregar ppt "I WPPC Workshop de Pesquisas do Grupo PET-Computação UFCGCEEI PETDSCCCC Jaquelyne Cruz Julho, 2008 Smart Alarms: Tratamento Inteligente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google