A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias em Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias em Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias em Educação a Distância
Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro Tecnologias em Educação a Distância

2 Tecnologia em Sala de Aulas
1210

3 Tecnologia em Sala de Aulas
1910

4 A Nova Sala de Aulas Conectada Interativa Multimídia 2004

5 Educação a Distância Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores Independência da localização física e tempo Variáveis graus de presencialidade

6 Os Elementos Básicos da Educação
Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação Gestão

7 A Revolução Digital As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) Livro -> substituição barata e em massa da instrução Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação

8 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias
Publ. Eletrônicas. Áudio Vídeo Informática Listas Chat Videoconferência Reunião Conferência Tradicional Carta Revistas, livros Rádio TV Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade

9 As Tendências da Educação
“Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP

10 Formas de acesso ao conteúdo
Computação móvel Estudo individual pela Web Rede sem fio Ensino em classe

11 Biblioteca Digital CD DVD e-Books Periódicos on-line

12 Suporte On-Line às Disciplinas
Slides das aulas Plataforma de e-learning

13 Tutorial Interativo Multimedia

14 Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas
Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

15 Discussão de casos clínicos via Web
“Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997

16 Videoconferências

17 Tipos de Apoio da Internet
Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

18 Bases Legais da EAD Contemplada pela LDBE Equiparação com presencial
Regulamentação e acreditação dos cursos 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância

19 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal
Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores Independência geográfica - Estudantes podem estudar em qualquer lugar. Isto significa que as atividades instrucionais sejam dadas obrigatoriamente na mesma área física. Independência temporal - A combinação de possibilidades de distribuição de informação, comunicação assíncrona e pedagogia apropriada não depende do tempo. Por exemplo, um estudante pode assistir a uma aula gravada na Web ou em videocassete na hora em que quiser, e não quando o professor determinar uma data e horário. Plataforma independente - Muitas aplicações existentes como CD Roms, treinamento baseado em computador, etc. são específicas a uma plataforma particular (Windows ou Mac, marcas de computador, etc.). A natureza plataforma-independente da web remove este problema, exceto alguns sistemas multimídia como shockwave (não-Unix) Comunicação aumentada - falam um com o outro, individualmente ou em grupo, enviam questões. É comumente reportado que que pessoas falam mais eletronicamente por , chat do que face-a-face. Educação não é mais privilégio de poucos.Qualquer um se beneficia e ganha conhecimento e experiência Dirige o seu aprendizado. Ele necessita de um guia, um conselheiro, mas ele deve ter a responsabilidade para participar em programas, fazer avaliações, desenvolver habilidades Alta relação de custo-benefício, pois pode treinar um maior número de pessoas e com maior freqüência, reduz custos de deslocamentos de pessoal, e Novos alunos podem ser incluídos no sistema sem custo adicional;

20 Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo

21 Plataformas de EAD Comerciais Software livre Lotus Learning Space
Docent WebCT Blackboard WebAula Software livre Moodle Teleduc

22 Atualização Científica

23

24 Classe Virtual Video stream Chat audio texto

25 Controle Acadêmico

26 Colaboração Visual a Distância
Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou )

27 Cursos por Teleconferência
Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

28 Sinergia Teleconferência-Web
Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

29 Componentes do Sistema
Sala Salas Remotas CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto

30 Solução de Educação Via Satélite
Solução de conectividade via satélite digital bidirecional Conexão assimétrica em banda larga TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps VoIP e videoconferência de até 256 Kbps Acesso total à Internet ( , Web, FTP, etc.) Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo Investimento inicial e operação de baixo custo Disponibilidade imediata, instalação imediata

31 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite

32 Área atingida pelo satélite

33 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

34 Unidade Microlins Sat TV Internet

35 Computador de videoconferência
Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse

36 Tipos de interação Por texto Por voz Por imagem e voz Pelo webfórum

37 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento
Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância para recrutamento e promoção

38 Outras aplicações Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas
Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos produtos e serviços Grupos de foco

39 Outras aplicações Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura Treinamento de uso de software gerencial

40 Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?

41 “O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler

42 O que é Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

43 Parcerias e Apoios B&CTec

44 Realizações Rede Edumed Biblioteca Digital Multimídia (MINC)
Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas Centro corporativo em Campinas

45 Consórcio EduMed Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas Universidade Federal de Santa Catarina ...

46 EDUMED Internet .NET Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina
Faculdade Satélite digital Internet Videoconferência Faculdade Faculdade EDUMED .NET Internet Hospital Hospital Hospital Centros produtores Centros consumidores Meta: 90 faculdades e 500 hospitais

47 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed
Tel. (019) Fax (081)


Carregar ppt "Tecnologias em Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google