A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Endometriomas: diagnostic Performance of the US (Performance do USG no diagnóstico de endometriomas) Propósito: Determinar a performance diagnóstica de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Endometriomas: diagnostic Performance of the US (Performance do USG no diagnóstico de endometriomas) Propósito: Determinar a performance diagnóstica de."— Transcrição da apresentação:

1 Endometriomas: diagnostic Performance of the US (Performance do USG no diagnóstico de endometriomas) Propósito: Determinar a performance diagnóstica de características específicas ao USG para discriminar endometriomas ovarianos de outras massas anexiais Materiais e métodos: Dois ultra-sonografistas independentes revisaram exames de 252 mulheres e anotaram as caracteristicas observadas utilizando formulário específico. A performance diagnóstica dos achados observados e a impressão geral dos examinadores na avaliação sonográfica para diferenciação das formações anexiais foram avaliadas. Resultados: Foram encontrados 40 endometriomas. Ecos internos difusos estavam presentes em 38 (95%) dos endometriomas e em 40 (19%) de não-endometriomas - razão de verossimilhança positiva (RV+) de 5. A RV+ aumentou para 8 quando se excluiu massas com características ultra-sonográficas neoplásicas permitindo a identificação de 30 endometriomas (75%). A presença de multilocularidade ou focos hiperecoicos aumentou a RV+ para 48 permitindo a identificação de 18 endometriomas (45%). Conclusão: Uma formação anexial de ecos internos de baixa ecogenicidade e a ausência de características neoplásicas é altamente sugestivas de endometrioma se multilocularidade e focos hiperecogênicos na parede estão presentes. Uma paciente com ecos de baixa intensidade e outros comemorativos ao US se beneficiarão de exames adicionais. Patel MD, Feldstein VA, Chen DC, Lipson SD, Filly RA

2 Performance na diferenciação Vermelho – presença aumenta probabilidade Azul – ausência diminui probabilidade

3 Resumo Características que ajudam a descartar a presença de endometrioma (alto valor preditivo negativo) Ausência de ecos de baixa intensidade no interior do cisto Sinais ultra-sonográficos de específicos de neoplasia ovariana Ausência de focos hiperecogênicos na parede do cisto Características que aumentam a suspeição de endometrioma (alto valor preditivo positivo e alta sensibilidade) Eco de baixa intensidade no interior do cisto Ausência de sinais sugestivos de cisto dermóide Focos hiperecogênicos na parede do cisto Multilocularidade


Carregar ppt "Endometriomas: diagnostic Performance of the US (Performance do USG no diagnóstico de endometriomas) Propósito: Determinar a performance diagnóstica de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google