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GESTAO DE PESSOAS 2011/1.

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Apresentação em tema: "GESTAO DE PESSOAS 2011/1."— Transcrição da apresentação:

1 GESTAO DE PESSOAS 2011/1

2 AS ORGANIZAÇÕES Organização: “caracterizada pelo conjunto de papéis sociais inter-relacionados, a partir de redes de comunicação”. Papéis sociais : “são conjuntos de comportamentos esperados”, definidos pela sociedade, pela cultura e pela organização / interações sociais estabelecidas

3 AS ORGANIZAÇÕES Organização: indivíduos se agrupam para alcançar objetivos comuns (organizacionais) Objetivos individuais - ex: conquistas de bens materiais, investimento em estudos,… Objetivos organizacionais – ex: produção, rentabilidade, redução de custos, ampliação do mercado, satisfação das necessidades dos clientes, … CONFLITO

4 CARÁTER MULTIVARIADO DA GESTAO DE PESSOAS
ARH – Área Interdisciplinar: Psicologia Industrial e Organizacional; Sociologia; Engenharia Industrial, de Segurança e de Sistemas; Direito do Trabalho; Medicina do Trabalho; Dentre outras …

5 OBJETIVOS DA GESTAO DE PESSOAS
De técnicas que promovam o alcance dos objetivos organizacionais e individuais dos colaboradores. Planejamento Desenvolvimento Coordenação Controle

6 OBJETIVOS DA GESTAO DE PESSOAS
* Um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização * Condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais Criar, Manter e Desenvover: Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

7 GESTAO DE PESSOAS A Gestao de Pessoas é:
Uma responsabilidade de linha – de cada gestor. Uma função de staff – assessoria para o desenvolvimento de diretrizes para a solução de problemas. Exemplo: TLP (coord. / supervisores – RH). Parceria entre o gestor (linha de frente) e o órgão de RH. SUCESSO ORGANIZACIONAL

8 TÉCNICAS UTILIZADAS – NA GESTAO DE PESSOAS
Ambiente Externo Ambiente Interno Pesquisa de mercado de trabalho R & S Pesquisa de salários e benefícios Relações com sindicatos Relações com entidades de formação profissional Legislação trabalhista Análise e descrição de cargos Avaliação de cargos Treinamento Avaliação do desempenho Plano de carreiras Plano de benefícios sociais Política Salarial Higiene e Segurança

9 TÉCNICAS UTILIZADAS – NA GESTAO DE PESSOAS
Aplicadas Diretamente sobre Pessoas Aplicadas Indiretamente sobre Pessoas através de: Recrutamento e Seleção Entrevista Integração Avaliação do Desempenho Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Cargos Ocupados: * Análise e Descrição / Avaliação e Classificação de Cargos * Higiene e Segurança Planos Genéricos: * Planejamento de RH * Banco de Dados * Plano de Benefícios Sociais / de Carreiras * Administração de Salários

10 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
A Gestão de Pessoas depende da situação organizacional ( * ): Ambiente; Políticas e diretrizes; Tecnologia empregada; Filosofia preponderante; Concepção da organização a cerca do homem e sua natureza; Qualidade e quantidade de recursos humanos disponíveis.

11 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
( * ) Cultura Organizacional “Produto do aprendizado da experiência comum, traduzido num padrão de pressupostos básicos, desenvolvidos por um grupo dominante e repassado aos seus membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir a organização” (Schein, 1987; apud fernandes, 2001)

12 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
( * ) Cultura Organizacional: “Sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais”. Robbins, 2006 Sistema de valores = um conjunto de características-chave que a organização valoriza.

13 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
Pode ser: Centralizada: Departamento de RH subordinada à diretoria de RH Vantagem: Unidade de funcionamento e uniformidade de critérios na aplicação das técnicas em locais diferentes. Desvantagem: Demora e possíveis problemas de comunicação / Decisões tomadas à distância sem o devido conhecimento das necessidades locais.

14 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
Descentralizada: departamento de RH se reporta diretamente ao responsável pela unidade organizacional Recebe assessoria e consultoria da Diretoria de RH Vantagem: Rapidez e adequação para a solução de problemas locais Desvantagem: Heterogeneidade e diferencição de critérios

15 CARÁTER CONTINGENCIAL DA GESTAO DE PESSOAS
Premisa básica / Desafio da Gestão de Pessoas: “tanto as organizações como as pessoas são diferentes” Exemplos: Teleperformance Pirelli Pneus

16 PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
OBJETIVO ATIVIDADES ENVOLVIDAS PROVISÃO Quem irá trabalhar na organização Pesquisa de Mercado de RH R & S APLICAÇÃO O que as pessoas farão na organização Integração de pessoas Desenho de Cargos Descrição e Análise de Cargos Avaliação do Desempenho

17 PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
OBJETIVO ATIVIDADES ENVOLVIDAS MANUTENÇÃO Como manter as pessoas trabalhando na organização Remuneração e Compensação Benefícios e Serviços Sociais Higiene e Segurança do Trabalho Relações Sindicais

18 PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
SUBSISTEMA OBJETIVO ATIVIDADES ENVOLVIDAS DESENVOLVI-MENTO Como preparar e desenvolver as pessoas Treinamento e Desenvolvimento MONITORAÇÃO Como saber o que são e o que fazem as pessoas Banco de Dados / Sistema de Informação Controles – Frequências – Produtividade

19 PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Processo Global e Dinâmico Provisão Aplicação Manutenção Desenvolvimento Monitoração Variam conforme a organização e dependem de fatores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos, dentre outros.

20 POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
“São regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados.” ‘ Referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais” e

21 POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Variam de organização para organização Políticas de Gestão de Pessoas Procedimentos a serem implantados Planos de Ação que orientam as pessoas, na execução das atividades dentro da organização

22 DIFICULDADES DA GESTAO DE PESSOAS
Lida com meios, com recursos intermediários e não com fins – assessoria. Lida com recursos extremante complexos e diversificados. PESSOAS

23 DIFICULDADES DA GESTAO DE PESSOAS
Dificuldade de controlar os eventos ou condições que determinam a eficiência e a eficácia. Ambiente e condições de trabalho nem sempre propícios (ex: sala de entrevista – TLP / RYDER).

24 DIFICULDADES DA GESTAO DE PESSOAS
Acompanhamento do controle de qualidade do desempenho das pessoas – processo contínuo / parceria entre Gerentes e RH. Falta de apoio significativo da Alta Direção.

25 DESAFIO Lutar pela valorização e reconhecimento da Área de GESTAO DE PESSOAS, pelas organizações, como uma área que literalmente garante o SUCESSO organizacional e a SATISFAÇÃO das pessoas que nela trabalham!!!

26 BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, IDALBERTO. Recursos Humanos.


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