A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hebreus. Origens e formas de governo Os hebreus são povos que viveram na antiga Palestina (atual Israel) e foram os primeiros povos monoteístas na Antiguidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hebreus. Origens e formas de governo Os hebreus são povos que viveram na antiga Palestina (atual Israel) e foram os primeiros povos monoteístas na Antiguidade."— Transcrição da apresentação:

1 Hebreus

2 Origens e formas de governo Os hebreus são povos que viveram na antiga Palestina (atual Israel) e foram os primeiros povos monoteístas na Antiguidade. A história dos Hebreus é dividida nas seguintes fases: governo dos patriarcas, governo dos juízes e governo dos reis. Praticavam a agricultura e o pastoreio.

3 Governo dos Patriarcas Patriarcas foram os líderes religiosos originais do povo hebreu: o primeiro patriarca foi Abraão, que, aproximadamente em 2000 a.C., saiu de Ur, na Mesopotâmia, e emigrou com sua família para Canaã (Terra Prometida). Abraão encaminha os Hebreus para Canaã.

4 Governo dos Patriarcas Um período de fome e seca fez os hebreus emigrarem para o Egito, por volta de 1700 a.C.

5 Governo dos Patriarcas Os hebreus permaneceram no Egito por 400 anos e foram escravizados pelos hicsos e pelos próprios egípcios. Fugindo do domínio dos faraós, em 1250 a.C. os hebreus fogem do Egito retornando para a Palestina: é o chamado Êxodo. São conduzidos por Moisés que, durante a travessia do deserto do Sinai,recebe de Deus (Iavé) os Dez Mandamentos.

6

7 Moisés abrindo o mar Vermelho para a passagem dos hebreus e com a Tábuas das Leis (Dez Mandamentos).

8 Governo dos Juízes Por terem passado tanto tempo como escravos, a terra de Canaã foi povoada por outras tribos (cananeus e filisteus). A reconquista da terra de Canaã foi liderada por autoridades políticas, religiosas e militares, denominadas Juízes. Josué, que sucedeu Moisés, foi o primeiro Juiz.

9 Governo dos Reis A instalação de uma monarquia, a partir de 1050 a.C., foi necessária para unificar as tribos hebraicas. O primeiro rei foi Saul, sucedido por Davi. Este último estabeleceu a capital em Jerusalém. O terceiro rei foi Salomão, cujo governo assinalou o apogeu da monarquia. Ele mandou construir o Templo de Jerusalém.

10 Divisão das Tribos Com a morte de Salomão, em 930 a.C. o povo se dividiu em dois grupos: 1- Dez tribos no norte formaram o Reino de Israel, capital na Samaria. 2- Duas tribos no sul formaram o Reino de Judá, capital em Jerusalém. Esse reino originou os povos judeus que foram conquistados por outros (caldeus, persas, macedônios e romanos).

11 Em 70 a.C., sob domínio romano, os hebreus dispersam-se pelo mundo e passam a viver em pequenas comunidades, cuja unidade lingüística e religiosa, permite a manutenção de seus referenciais culturais(nação). Detalhe ampliado do Arco de Tito, que comemora o triunfo do Império Romano sobre os judeus.


Carregar ppt "Hebreus. Origens e formas de governo Os hebreus são povos que viveram na antiga Palestina (atual Israel) e foram os primeiros povos monoteístas na Antiguidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google