A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… Alimentação ??

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… Alimentação ??"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… Alimentação ??

2 O organismo Humano é constituído por diversos componentes sendo o mais abundante… 1.- as Proteínas 2.- as Vitaminas 3.- a gordura ou lípidos 4.- a água - a água ??

3 Um alimento simples é: 1.- Um alimento que contém quase exclusivamente um nutriente 2.- Um alimento que contém apenas um grupo de nutrientes (ex. glícidos) 3.- Um alimento com vários grupos de nutrientes mas equilibrados entre si. Resposta 3 ??

4 Um nutriente orgânico tem de ser, obrigatoriamente, constituído por átomos de carbono. 1.verdadeiro 2. Falso - verdadeiro ??

5 Os glícidos pertencem ao grupo de nutrientes… 1.- Reguladores /protectores 2.- Energéticos 3.- Plásticos 4.- Elásticos Resposta 2 ??

6 As vitaminas e sais minerais são agentes reguladores e protectores. 1.verdadeiro 2. Falso - verdadeiro ??

7 Os péptidos são os prótidos mais simples. - verdadeiro ?? 1.verdadeiro 2. Falso

8 Os aminoácidos são compostos por proteínas. 2. Falso ?? 1.verdadeiro 2. Falso

9 Uma proteína completa que é equilibrada: 1.- Fornece todos os aminoácidos essenciais. 2.- Fornece todos os aminoácidos essenciais na quantidade e proporção correcta para as necessidades do organismo. 3.- Fornece apenas um aminoácido mas que é essencial. Resposta 2 ??

10 O excesso de consumo de proteínas pode originar: 1.- Raquitismo 2.- Kwashiorkor 3.- Cárie dentária 4.- Obesidade e gota Resposta 4 ??

11 O amido é um polissacarídeo 1.verdadeiro 2. falso verdadeiro ??

12 As fibras são… 1.- Prótidos 2.- Glícidos sem importância para o organismo porque são digeridos 3.- Glícidos de grande importância para a saúde humana 4.- Lípidos ou gorduras saturadas Resposta 3 ??

13 O excesso de glícidos provoca: 1.- Beribéri, raquitismo e osteoporose. 2.- Escorbuto, alergias e problemas respiratórios. 3.- Obesidade, cárie dentaria e diabetes mellitus. Resposta 3 ??

14 A ingestão excessiva de gema de ovo e camarões, devido ao seu alto teor em colesterol: 1.- É benéfico para a saúde porque tem efeito regulador. 2.- É benéfico para a saúde porque evita o envelhecimento da pele. 3.- É prejudicial para a saúde porque predispõe para enfartes do coração. 4.- É prejudicial para a saúde porque provoca problemas urinários. Resposta 3 ??

15 As gorduras insaturadas (de origem vegetal) são importantes na alimentação porque: 1.- Possuem ácidos gordos essenciais ao crescimento. 2.- É a partir delas que se obtêm a proteína. 3.- Sem elas não podíamos absorver a água. Resposta 1 ??

16 As vitaminas e os minerais … 1.- São necessários em grandes quantidades de modo a não provocar carência no organismo (Avitaminoses). 2.- São necessários em quantidades pequenas, ocorrendo desequilíbrios no organismo sempre que haja excesso ou carência. 3.- Não são necessários ao organismo. Resposta 2 ??

17 O cálcio e o fósforo no corpo humano são: 1.- Essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos 2.- Indispensáveis à formação de hormonas da tiróide 3.- Essencial para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes 4.- Prejudiciais para a saúde Resposta 3 ??

18 A carência de ferro no organismo humano provoca: 1.- Descalcificação dos dentes e ossos 2.- Sonolência e obesidade 3.- Anemia – Falta de hemoglobina 4.- Problemas cardíacos ?? Resposta 3

19 A água no organismo… 1.- Não tem utilidade 2.- É o componente principal de qualquer sistema vivo 3.- É utilizada para adquirir energia Resposta 2 ??

20 Quando compramos alimentos temos que ter em conta: 1.O tipo de aditivos presentes 2.Só a marca de origem 3.A cor da embalagem Resposta 1 ??

21 No interior da boca existem bactérias que, ao nível dos dentes, constituem a chamada placa dentária, muito benéfica para o organismo. 1.verdadeiro 2. Falso Resposta 2 ??

22 Uma boa higiene bucal reduz o número de bactérias e portanto o número de cáries. 1. Verdadeiro 2. Falso 1. Verdadeiro ??

23 O grupo de nutrientes mais rico sob o ponto de vista energético é: 1. Lípidos 2. Prótidos 3. Vitaminas 1. lípidos ??

24 Das seguintes vitaminas a transformada na pele em presença do sol é: 1.Vitamina A 2.Vitamina E 3.Vitamina D Resposta 3 ??

25 A digestão inclui fenómenos físicos e químicos. 1.verdadeiro 2. Falso Resposta 1 ??

26 O menu da escola propõe-te as seguintes ementas para escolher: Entrada: salada de alface e tomate/ salada de batata/ sardinhas de conserva; Prato principal: carnes gordas/ carnes brancas; Acompanhamentos: batata frita/ feijão verde; Sobremesa: iogurte/ gelado/ queijo com marmelada. Escolhe os mais nutritivos. Resposta: salada de alface e tomate, carnes brancas, feijão verde, iogurte ??

27 Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… TRANSMISSÃO DA VIDA e DSTs ??

28 Corresponde os termos da coluna I com os da coluna II: a)2; b)4, 5; c)1, 3 ?? Coluna IColuna II 1.Vagina 2.Ovários 3.Grandes lábios 4.Trompa de falópio 5.útero a)Gónadas b)Vias genitais c)Órgãos sexuais externos

29 Dos seguintes métodos contraceptivos indica o que não é químico ou hormonal: 1.Espermicida 2.Preservativo 3.Pílula Resposta 2 ??

30 Dos seguintes métodos contraceptivos indica o que não é físico ou mecânico: 1.Método da temperatura 2.Preservativo 3.Dispositivo intra- uterino (DIU) Resposta 1 ??

31 Dos seguintes métodos contraceptivos indica o que não é natural: 1.Método da análise da mucosa uterina 2.Método da temperatura 3.Pílula Resposta 3 ??

32 Dos seguintes métodos contraceptivos indica qual o que evita a ovulação: 1.Espermicida 2.Preservativo 3.Pílula Resposta 3 ??

33 Qual dos métodos contraceptivos evita a transmissão da SIDA: 1.Pílula 2.Espermicida 3.Preservativo Resposta 3 ??

34 O que entendes por DST? 1.Doente Sem Temperatura 2.Doença Sexualmente Transmissível 3.Doença Sem Tratamento Resposta 2 ??

35 A Herpes genital não é uma DST. 1.Verdadeiro 2.Falso ??

36 As doenças sexualmente transmissíveis transmitem-se pela toca de fluidos corporais entre os parceiros aquando do acto sexual. 1.Verdadeiro 2.Falso 1. Verdadeiro ??

37 O DIU evita o contacto directo entre os órgãos sexuais dos dois indivíduos. 1.Verdadeiro 2.Falso ??

38 O espermicida reduz o perigo de contaminação de algumas DSTs mas não é eficaz contra doenças como a SIDA. 1. Verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

39 As pessoas morrem quando contaminadas pelo vírus do HIV porque: 1.A SIDA faz desenvolver um quadro clínico específico que prevê a morte do doente. 2.A SIDA ataca as defesas do organismo e o doente fica muito vulnerável, podendo uma simples gripe ser mortal. 3.A SIDA provoca morte imediata a quem é portador. Resposta 2 ??

40 A SIDA é uma doença que só afecta grupos de risco como prostitutas ou homossexuais. 1.Verdadeiro 2.Falso ??

41 Ter relações sexuais com muitos parceiros sem o uso do preservativo diminui a probabilidade de contrair a SIDA 2. Falso ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

42 Uma pessoa que seja fiel ao seu parceiro está livre de contrair a doença 1.Sim, se o parceiro se sujeitar a análises para detectar a doença e estas apareçam negativas. 2.Sim, quem tem apenas um parceiro sexual está seguro. Resposta 1 ??

43 Ao ter relações sexuais pela primeira vez, a mulher está livre de engravidar. 2. Falso ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

44 É fácil detectar, pelo seu aspecto, uma pessoa que é seropositiva. Resposta 2 ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

45 Corresponde os termos da coluna I com os da coluna II: a)2; b)4, 5; c)1, 3 ?? Coluna IColuna II 1.Pénis 2.Testículos 3.Glande 4.Uretra 5.Canal deferente a)Gónadas b)Vias genitais c)Órgãos sexuais externos

46 Uma relação sexual pode levar a uma gravidez. 1. verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

47 Fecundação ocorre… 1.Quando o embrião se desenvolve. 2.Quando os gâmetas sexuais fundem os seus núcleos dando origem a um novo ser. 3.Quando se produz placenta. Resposta 2 ??

48 Ter relações sexuais quando a mulher está com o período menstrual evita uma gravidez. 2. Falso ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

49 Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ??

50 As drogas lícitas são tão perigosas como as ilícitas. 1. Verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

51 O tabaco e o álcool, drogas lícitas, afetam o estado de saúde do indivíduo que as utiliza. 1. verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

52 Um fumador tem, geralmente, um período de vida mais curto do que um não fumador. 1. Verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

53 As drogas ilícitas como a marijuana podem provocar alterações comportamentais levando a estados de esquizofrenia, por exemplo. ?? 1.Verdadeiro 2.Falso 1. verdadeiro

54 A maioria das drogas ilícitas é vendida a jovens, pois são alvos muito influenciáveis, em ambientes como discotecas e bares. ?? 1.Verdadeiro 2.Falso 1. verdadeiro

55 Da lista que se segue não é ilícito… 1.Ecstasy 2.Marijuana 3.Tabaco Resposta 3 ??

56 O ecstasy pode levar a estados de: 1.Perturbações passageiras 2.Estados leves de euforia 3.Ataques cardíacos e morte dolorosa Resposta 3 ??

57 O ecstasy é considerado a droga da moda porque … 1.Se fuma. 2.Se bebe. 3.Porque é um comprimido fácil de tomar e altamente perigoso. Resposta 3 ??

58 As doses de ecstasy em cada comprimido são toleradas pelo indivíduo? 1.De forma alguma. Podem ser mortais. 2.Sim, são toleradas. Resposta 1 ??

59 As drogas ilícitas leves podem conduzir às drogas ilícitas pesadas? Resposta 2 ?? 1.Não. 2.Não forçosamente mas se o indivíduo for influenciável sim, é fácil iniciá-lo no consumo de drogas pesadas como heroína ou cocaína, que geram grandes perturbações e, na maioria dos casos, morte.

60 O que devemos fazer numa situação em que os nossos amigos consomem algum tipo de droga licita ou ilícita? 1.Devemos fazer a vontade do grupo mesmo que vá contra a nossa vontade. 2.Não cair na tentação e ser aceite pelo grupo. Os nossos amigos devem gostar de nós pelo que somos não pelo que consumimos. 3.Nunca mais falar com os colegas que consomem drogas e discriminá-los. Resposta 2 ??

61 Se numa discoteca um estranho me oferecer uma bebida devo… 1.Aceitar claro, é de graça. 2.Ser educada e deitar a bebida fora. Resposta 2 ??

62 O que devo fazer se numa discoteca me oferecerem algum tipo de droga com o ecstasy? Resposta 2 ?? 1.Devo aceitar e tomá-la. 2.Não respondo ao indivíduo e simplesmente me afasto sem respostas às suas perguntas.

63 O que provocam as drogas, levando tanta gente a cair na tentação de as consumir? 1.Falsas sensações de bem-estar, provocadas por alterações fisiológicas fortes que são de curta duração e geram dependência. 2.Não provocam nada. Resposta 1 ??

64 Um toxicodependente está em total posse das suas faculdades mentais e distingue com lucidez o que é certo do que é errado. 2. Falso ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

65 Não devemos julgar as pessoas que acabam por consumir drogas mas sim encorajar as que conhecemos e se querem tratar. Resposta 1 ?? 1.Verdadeiro 2.Falso

66 Não é possível uma recuperação de uma droga ilícita pesada como a heroína. ?? 1.Verdadeiro 2.Falso Resposta 2

67 Existem centros de tratamento e reinserção para indivíduos ex- toxicodependentes que querem dar um rumo diferente à sua vida. 1. verdadeiro ?? 1.Verdadeiro 2.Falso


Carregar ppt "Vamos ver se sabes… Vamos ver se sabes… Alimentação ??"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google