A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia para a construção do Vocabulário Controlado da área de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia para a construção do Vocabulário Controlado da área de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia para a construção do Vocabulário Controlado da área de Educação

2 1º Passo Definir a área de atuação do Senac que será trabalhada.

3 2º Passo EDUCAÇÃO – 1ª LISTAGEM 1. ABMES 2. ABT 3. AFPA 4. A DIALÉTICA DIANTE DAS RELAÇÕES INCOMPREENSÍVEIS 5. A DIMENSAO SOCIAL 6. AARVORE DO CONHEICMENTO GRAU 8. 2º GRAU 9. ADMINISTRACAO ESCOLA 10. ADMINISTRAÇAO ESCOLAR 11. ADMINISTRACãO ESCOLAR 12. ADMNISTRAÇÃO ESCOLAR 13. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDOURA DE ENSINO SUPERIOR Fazer o levantamento e a 1ª análise dos termos da Base Mercúrio

4 2º Passo EDUCAÇÃO – 1ª LISTAGEM (continuação) 14. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOCLOGIA EDUCACIONAL 15. DECRETO 1237/ DECRETO 1716/ MANUFATURA 18. MANUFATURAS 19. MANUTENCAO 20. MANUTENCAO, CONSERVACAO E SERVENTIA 21. MAO DE OBRA 22. MAO-DE-OBRA 23. PBQP 24. PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 25. PROGRAMA DE APOIO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Os termos destacados em vermelhos são termos identificadores.

5 IDENTIFICADOR: NOMES DE DISPOSITIVOS LEGAIS 1. DECRETO 1237/94 2. DECRETO 1716/95 3. DECRETO 2207/97 4. DELIBERACAO NORMATIVA 395/98 5. DELIBERACAO NORMATIVA 421/01 6. EMENDA CONSTITUCIONAL 14/96 7. LEI 10172/01 8. LEI 10287/01 9. PARECER CNE/CEB 17/ PARECER CP 03/01 3º Passo Separar os Identificadores dos Descritores conceituais.

6 IDENTIFICADOR: NOMES DE PROGRAMAS, PROJETOS, ETC. 1. PBQP 2. PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 3. PROGRAMA DE APOIO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 4. REFORMA ANISIO TEIXEIRA 5.REFORMA FERNANDO DE AZEVEDO 6.REFORMA POMBALINA 3º Passo Separação dos Identificadores dos Descritores conceituais.

7 IDENTIFICADOR: NOMES DE INSTITUIÇÕES 1. ABMES 2. ABT 3. AFPA 4. AGENCIA NACIONAL DE FORMACAO (JAMAICA) 5. CFE 6. CFMO 7. CIADFOR 3º Passo Separação dos Identificadores dos Descritores conceituais.

8 4º Passo Trabalhar os conceitos de cada identificador. Exemplo 1: Dispositivos legais

9 4º Passo Exemplo 2: Programas, Projetos, Etc..

10 4º Passo Exemplo 3: Instituições

11 5º Passo Cor AZUL ESCURO para Categoria PERSONALIDADE; Cor VERMELHA para Categoria TEMPO; Cor AZUL para Categoria PROPRIEDADE e Cor VERDE para Categoria DOMÍNIO. Cor ROSA para Categoria PROCESSO ( em fase de tratamento). A seguir apresentaremos alguns exemplos: Separar os termos pelas Categorias – PMEST (sem conceituar) e por cores.

12 5º Passo Listagem AÇÃO EDUCATIVA 23. ADMINISTRADOR ESCOLAR 25 ADOLESCÊNCIA 31. ALFABETISMO TECNOLÓGICO 44. ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL Depois, separar os termos de cada Categoria numa listagem específica.

13 5º Passo Listagem 2 CATEGORIA : PERSONALIDADE Esta Categoria envolve as seguintes facetas, tais como: Princípios, Pessoas*, Organizações/Instituições*, Objetos/Coisas, Substâncias, Instrumentos/Ferramentas, Profissões, Disciplinas, etc. Obs.: * Os nomes de pessoas não constam deste vocabulário e as Organizações/Instituições são tratados como Identificadores.

14 5º Passo 1. ADMINISTRADOR ESCOLAR 2. ADOLESCENTE 3. ADULTO 4. AGENTE DE FORMAÇÃO 5. AGENTE DE TREINAMENTO 6. ALFABETO 7. ALUNO 8. ALUNO ESPECIAL 9. ALUNO HOSPITALIZADO 10. ALUNO TRABALHADOR 11. ANAIS 12. APOSTILA 13. APRENDIZ 14. ARQUIVO ESCOLAR 15. ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL CATEGORIA : PERSONALIDADE

15 5º Passo CATEGORIA : TEMPO Esta Categoria envolve as seguintes facetas: Década; Anos; Dia/Noite; Qualidade Meteorológica (ex.: tempo chuvoso), etc. 1. ADOLESCÊNCIA 2. FAIXA ETÁRIA 3. FÉRIAS 4. HORÁRIO ESCOLAR 5. JUVENTUDE

16 5º Passo CATEGORIA : PROPRIEDADE Esta Categoria envolve as seguintes facetas: Qualidades e Atributo das Coisas. 1. ALFABETISMO 2. ANALFABETISMO 3. ANALFABETISMO TECNOLOGICO 4. APTIDAO 5. APTIDAO FISICA 6. APTIDAO INTELECTUAL 7 ATRASO EDUCACIONAL

17 5º Passo CATEGORIA : DOMÍNIO Esta Categoria envolve a seguinte faceta: Especificidade de uma área ou o âmbito de uma ciência/arte. 1. ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 2.BIOLOGIA EDUCACIONAL 3.ECONOMIA DA EDUCACAO 4.ÉTICA NA EDUCAÇÃO 5.FILOSOFIA DA EDUCACAO / FILOSOFIA DE EDUCACAO / FILOSOFIA EDUCACIONAL

18 Escolher uma Categoria para: Levantar as definições nas diversas fontes disponíveis. Elaborar as notas explicativas Estabelecer as sinonímias (USE/USADO PARA) e as relações Ver Também (VT) 6º Passo

19 Exemplos por Categorias CATEGORIA : PERSONALIDADE

20 6º Passo CATEGORIA : TEMPO

21 6º Passo CATEGORIA : PROPRIEDADE

22 6º Passo CATEGORIA : DOMÍNIO

23 6º Passo CATEGORIA : PROCESSO

24 7º Passo Preparar a sistematização dos termos trabalhados em cada Categoria para elaborar a Parte Sistemática geral.

25 EDUCAÇÃO (CATEGORIA : DOMÍNIOS COMPLEMENTARES).. ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL.. BIOLOGIA EDUCACIONAL.. ECONOMIA DA EDUCAÇÃO.. EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO.. ÉTICA... ÉTICA DA COMPREENSÃO.. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.. INFORMÁTICA EDUCATIVA.. POLÍTICA EDUCACIONAL... POLÍTICA EDUCACIONAL PÚBLICA Exemplo 1: Termos sistematizados por Categoria.

26 EDUCAÇÃO (CATEGORIA : ESPAÇO).. AMBIENTE ESCOLAR.. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.. SALA DE AULA.. OFICINA ESCOLAR Exemplo 1: Termos sistematizados por Categoria.

27 EDUCAÇÃO (CATEGORIA : FERRAMENTA/EQUIPAMENTO).. EQUIPAMENTO ESCOLAR.. MEIO AUDIOVISUAL.. MOBILIÁRIO ESCOLAR.. SOFTWARE INSTRUCIONAL Exemplo 1: Termos sistematizados por Categoria.

28 Exemplo 2: Parte Sistemática do Vocabulário. No momento, o Vocabulário de Educação possui a seguinte estrutura sistemática.estrutura sistemática.


Carregar ppt "Metodologia para a construção do Vocabulário Controlado da área de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google