A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS TEXTO ÁUREO  “E aqueles que estão longe virão, e edificarão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS TEXTO ÁUREO  “E aqueles que estão longe virão, e edificarão."— Transcrição da apresentação:

1 1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS TEXTO ÁUREO  “E aqueles que estão longe virão, e edificarão no templo do Senhor, e vós sabereis que o Senhor dos exércitos me tem enviado a vós; e isto acontecerá, se ouvirdes mui atentos a voz do Senhor”.Zc 6.15. VERDADE APLICADA  As promessas de Deus são o farol que nos conduzem à conquista dos alvos que Ele propôs para as nossas vidas. OBJETIVOS DA LIÇÃO  Mostrar a importância das promessas de Deus no viver diário.  Enfatizar que as promessas bíblicas são para o povo de Deus em qualquer tempo.  Estimular os crentes a desfrutar das promessas com a liberdade de filhos de Deus. TEXTO DE REFERÊNCIA  Zacarias 1.12-16

2 2 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS I N T R O D U Ç Ã O  VISÕES E PROFECIAS => DADAS COMO FAROL.  PARA DESVIAR O OLHAR DOS INIMIGOS:  DA POBREZA EM QUE VIVIAM.  DAS INCERTEZAS POLÍTICAS E SOCIAIS.  DE TODAS AS SUAS IMPOSSIBILIDADES.  E FIXÁ-LOS NO SENHOR DOS EXÉRCITOS:  DONO DO OURO E DA PRATA,  O PORTO SEGURO  PROVEDOR DA PAZ E PROSPERIDADE.  SENHOR DA SEGURANÇA E DE TODO PODER.  O PROFETA FOI USADO POR DEUS PARA MANTER NA LUZ DA ESPERANÇA AQUELES QUE TERÃO DE ANDAR NA ESCURIDÃO.  ZACARIAS CONTEMPORÂNEO DE AGEU.  TRABALHARAM EM JERUSALÉM.  LIVROS AMIGOS: UNIDOS NOS ESFORÇOS DE CORREÇÃO.  PROFETAS PÓS EXÍLIO DA BABILÔNIA.

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 1.CONTEÚDO E DIVISÕES DE ZACARIAS a) 1ª DIVISÃO => SIMBÓLICA (Zc 1.1-6)  Apresentação, exortações do sacerdote-profeta.  Profetizou restauração de Israel na visão de Deus.  Entusiasta antecipou liderança da nação hebraica.  Livro traz 3 grupos de visões.  Dados biográficos do profeta (amigo de Ageu).  Estiveram na construção do 2º templo de Jerusalém.  Exortação para abandono do pecado.  Seus pais não obedeceram e foram  Levados cativos. Cumprimento da justiça de Deus.

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 1.CONTEÚDO E DIVISÕES DE ZACARIAS b) 2ª DIVISÃO => CARÁTER PRÁTICO (Zc 7.2-12)  Resposta de Deus à delegação de Betel.  Queriam saber do jejum nacional (como costume):  Praticavam desde a destruição do templo.  Desde o início do cativeiro.  Conteúdo dos capítulos sete e oito:  Ensinamentos preciosos para a igreja:  Jejum que não agrada a Deus.  Bênçãos prometidas.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 1.CONTEÚDO E DIVISÕES DE ZACARIAS c) 3ª DIVISÃO => PROFÉTICA (Zc 8)  Aponta para um futuro além do seu tempo.  Futuro - Até mesmo no nosso tempo.  Conteúdo dos capítulos nove a catorze:  Apocalipse do Antigo Testamento.  Valor inigualável na literatura profética.  Cumprimento exato das predições.  Do futuro para o passado histórico.  Confere credibilidade à Bíblia.

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 2. VISÕES DE RESTAURAÇÃO EM ZACARIAS a) DA FÉ E DA PROSPERIDADE (Zc 1.8-17; 2)  Formado pela três primeiras visões:  Deus queria mais do que restaurar Jerusalém.  Além das paredes, Deus aponta para o mundo.  Cavalos entre as murtas: emissários da paz.  Cores indicam variedade de atividades.  Prosperidade viria pela agitação na Pérsia.  Resposta do “até quando Senhor?”:  “Com grande zelo estou zelando por Jerusalém!”  É preciso ter fé para vir a prosperidade.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 2. VISÕES DE RESTAURAÇÃO EM ZACARIAS b) DA JUSTIÇA E DA PAZ (Zc 1.18-21)  É Jeová quem está no controle de tudo.  O Senhor punirá as nações que afligiram Israel.  É a disciplina do Senhor.  Quatro chifres: Assíria, Egito, Babilônia e Medo-Persa.  Quatro ferreiros: Impérios que executaram o juízo de Deus contra os quatro chifres.

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 2. VISÕES DE RESTAURAÇÃO EM ZACARIAS c) DO TERRITÓRIO E DA PRESENÇA DE DEUS (Zc 2.4-7)  Visão exibidas em duas dimensões:  1. Restauração de Jerusalém.  2. Crescimento demográfico de Jerusalém.  Judeus espalhados no mundo, voltarão.  1.O Senhor traz bênçãos no meio de catástrofes.  2.Deus levanta adversários mas nos libertará.  3.Nossa vida nas mãos do Senhor nos torna agentes de sua vontade, enquanto vivermos e nossa influência se estenderá por muitas gerações.

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 3. VISÕES DE AUTORIDADE EM ZACARIAS a) AUTORIDADE ESPIRITUAL (Zc 3.2-4)  Quarta e quinta visões/coroação do sacerdote Josué.  Satanás resistia à autoridade de Josué (vestes sujas).  Rituais de purificação e sacrifícios pelos pecados.  Não eram feitos durante os 70 anos de cativeiro..  Deus repreendeu o acusador.  Removeu a iniquidade e o vestiu de roupas novas.  Ordenou que Zacarias o coroasse.  Reconhecimento da autoridade espiritual.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 3. VISÕES DE AUTORIDADE EM ZACARIAS a1) AUTORIDADE ESPIRITUAL (Zc 3.2-4)  Satanás não mentiu quanto às vestes de Josué.  Satanás queria acusar o Senhor pelas vestes sujas.  Josué era culpado, necessidade de purificação.  Quem não é culpado? Não haveria sacerdote.  Deus o justificou e purificou suas vestes.  Tornou-o apto para o ofício sacerdotal.  O Senhor faz o mesmo até nos nossos dias.  Ele nos justifica, purifica e nos torna aptos.  Pedra única: Jesus e seu sacrifício por nós.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 3. VISÕES DE AUTORIDADE EM ZACARIAS b) AUTORIDADE CIVIL (Zc 4.6-10)  Castiçal de ouro e as sete lâmpadas.  Fortalecimento da autoridade de Zorobabel.  Havia quem não acreditasse em Zorobabel.  Deus garantiu que a montanha se faria plana.  Atuaria na força do Espírito do Senhor.  Um dos versículos mais sublimes da Bíblia:  “Não por força nem por violência mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos” Zc 4.6.  Zorobabel fundamentou e ornamentou o templo.

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 3. VISÕES DE AUTORIDADE EM ZACARIAS C) AUTORIDADE SIMBÓLICA (Zc 4.14)  Josué e Zorobabel tipificam autoridade de Jesus.  Castiçal de ouro e as sete lâmpadas.  Alimentadas pelo azeite dos sete tubos de ouro.  Tubos ligados a um vaso de azeite suspenso.  Sete lâmpadas estariam sempre cheias.  Independente de qualquer cooperação humana.  Falam da obra completa do Senhor Jesus.  Salvação de toda humanidade.  Mediante justificação plena e vida perene.ALELUIA!

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 4. VISÕES DE PURIFICAÇÃO EM ZACARIAS a) REMOÇÃO DO PECADOR IMPENITENTE (Zc 5.1-4)  Três últimas revelações: visões da remoção da iniquidade.  Maldições de um lado e outro do rolo:  Lado 1. Pela rebeldia, foram levados para o cativeiro:  Onde a maioria morreu e não voltou do exílio.  Lado 2. O Senhor arrancará o mal pela raiz.  Ficaria na terra os que produzissem bons frutos.  Como resultado da confiança total em Deus.  Por este procedimento divino:  Judá seria purificada das pessoas iníquas.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 4. VISÕES DE PURIFICAÇÃO EM ZACARIAS b) REMOÇÃO DA INIQÜIDADE (Zc 5.5-11)  Depois que Eva deu ouvidos à serpente:  Todos foram contaminados pela iniquidade.  A sétima visão fala da ação divina:  Subjugando e afastando a impiedade.  Aniquilamento definitivo da iniquidade.  Nossos corpos e toda criação:  Que geme pela corrupção do pecado.  Finalmente serão redimidos.  A visão da mulher e a efa é importante para a Igreja:  Representa a remoção e o sepultamento da iniquidade.  Figura do que faz com o pecado do crente. OU O PECADO É REMOVIDO DAS NOSSAS IGREJAS OU O SENHOR REMOVERÁ O SEU ESPÍRITO DAS IGREJAS. (Misericórdia!)

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS 4. VISÕES DE PURIFICAÇÃO EM ZACARIAS c) REMOÇÃO DOS PODERES MUNDIAIS ANTAGÔNICOS A DEUS (Zc 6.1-8)  Os dois montes de bronze e os cavalos:  Aludem ao aniquilamento das potências mundiais iníquas.  Será através de guerras sucessivas ou não.  Os reinos deste mundo passarão a ser do nosso Senhor e do seu Cristo.  E Ele reinará para sempre (Ap11.15). E novamente: SE O PECADO NÃO FOR REMOVIDO DAS NOSSAS IGREJAS, O SENHOR REMOVERÁ O SEU ESPÍRITO DELAS. (Misericórdia!)

16 16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS C O N C L U S Ã O  AS 8 VISÕES DE ZACARIAS SÃO PARA CONSOLAR O POVO.  PARA CONDUZÍ-LO À COMPLETA RESTAURAÇÃO. ...MAS ATÉ CHEGAR LÁ:  TIVERAM MUITAS PERSEGUIÇÕES E ADVERSIDADES.  A IGREJA, ATÉ O DIA DO ARREBATAMENTO:  ENCONTRARÁ MUITAS OPOSIÇÕES.  TANTO ELES COMO NÓS VENCEREMOS.  JUNTOS ALCANÇAREMOS AS PROMESSAS.  SEREMOS APERFEIÇOADOS EM CRISTO JESUS. DEUS É FIEL CUMPRIDOR DE TODAS A SUAS PROMESSAS. ALELUIA!!!ALELUIA!! GLÓRIA A DEUS!


Carregar ppt "1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 – 26/11/2012 A INFINITA MISERICÓRDIA DE DEUS TEXTO ÁUREO  “E aqueles que estão longe virão, e edificarão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google