A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASQUETEBOL. OBJECTIVO DO JOGO-Pag.113 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NO CESTO DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASQUETEBOL. OBJECTIVO DO JOGO-Pag.113 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NO CESTO DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA."— Transcrição da apresentação:

1 BASQUETEBOL

2 OBJECTIVO DO JOGO-Pag.113 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NO CESTO DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA NO NOSSO CESTO; RESPEITANDO AS REGRAS DO JOGO.

3 TERRENO DE JOGO-P.133 O CAMPO É RECTANGULAR, DELIMITADO POR DUAS LINHAS LATERAIS E DUAS FINAIS; AS DIMENSÕES DO CAMPO VARIAM EM FUNÇÃO DA IDADE DOS PRATICANTES E DAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA; NA FIGURA DO MANUAL FALTA – LINHA DOS 6,25 OU 3 PONTOS; LINHA DO MEIO CAMPO; ÁREA RESTRITIVA E CIRCULO CENTRAL.

4

5 INICIO DO JOGO-P116

6 BOLA FORA TOCA NO CHÃO PARA ALÉM DAS LINHAS DE CAMPO; TOQUE NAS LINHAS LATERIAS OU FINAIS:  UM JOGADOR COM A BOLA NAS MÃOS PISE AS LINHAS LIMITE DO CAMPO;  O ÁRBITRO INTERROMPA O JOGO;  NA REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO NÃO PODES PISAR AS LINHAS DO CAMPO.

7 REPOSIÇÃO DA BOLA EM JOGO-116 PELA LINHA LATERAL - APÓS FALTA OU APÓS A BOLA SAIR PELA LINHA LATERAL. PELA LINHA FINAL - APÓS LAN- ÇAMENTO CONVERTIDO OU APÓS A BOLA SAIR PELA LINHA FINAL.

8 OBTENÇÃO DE PONTOS OS PONTOS SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DA CONVERSÃO DE LANÇAMENTOS DE CAMPO E LANÇAMENTOS LIVRES;  LANÇAMENTO DE CAMPO – SÃO EFECTUADOS EM QUALQUER PARTE DO CAMPO;  LANÇAMENTO LIVRE – SÃO EXECUTADOS DA LINHA DE LANÇE LIVRE, APÓS FALTA E COM O JOGO PARADO;  É CESTO CONVERTIDO SEMPRE QUE A BOLA EN- TRA PELA PARTE SUPERIOR DO CESTO ADVERS.

9

10 JOGADOR A - CESTO CONVERTIDO POR LAN- ÇAMENTO DE CAMPO DENTRO DA LINHA DE 6,25M VALE 2 PONTOS; JOGADOR B – CESTO CONVER- TIDO POR LANÇAMENTO DE CAM- PO FORA DA LINHA DE 6,25M VALE 3 PONTOS; JOGADOR C - CESTO CONVER- TIDO POR LANÇAMENTO LIVRE VALE 1 PONTO.

11 FALTAS E VIOLAÇÕES –P116 VIOLAÇÃO – È UMA INFRACÇÃO ÀS REGRAS CUJA PENALIDADE CONSISTE NA PERDA DA BOLA (EX: PASSOS, DRIBLE ILEGAL, ETC); FALTA – É UMA INFRACÇÃO ÀS REGRAS ENVOLVENDO CONTACTO PESSOAL COM UM ADVERSÁRIO OU CONDUTA ANTIDESPORTIVA, (EX: OBSTRUIR, AGARRAR, EMPURRAR). O JOGADOR QUE COMETER MAIS DE 5 FALTAS É EXCLUIDO DO JOGO E ENTRA OUTRO PARA O SEU LUGAR.

12 EXEMPLO DE VIOLAÇÕES-P117 O DRIBLE - TERMINA NO MOMENTO EM QUE O JOGADOR QUE ESTÁ A DRIBLAR AGARRA A BOLA. SE VOLTAR A DRIBLAR É FALTA; TAMBÉM NÃO É PERMITIDO DRIBLAR COM AS DUAS MÃOS EM SIMULTÂNEO; PASSOS – UM JOGADOR NÃO PODE DAR MAIS DE DOIS PASSOS COM A BOLA NAS MÃOS; REGRA DOS 3 SEGUNDOS – UM JOGADOR NÃO PODE PERMANECER MAIS DE 3 SEGUNDOS NA ÁREA RESTRITIVA ADVERSÁRIA;

13 EXEMPLO DE VIOLAÇÕES-P117 REGRA DOS 5 SEGUNDOS - UM JOGADOR NÃO PODE PERMANECER MAIS DE 5 SEGUNDOS COM A BOLA NAS MÃOS; REGRA DOS 8 SEGUNDOS – É O TEMPO QUE UMA EQUIPA TEM PARA SAIR DO SEU MEIO- CAMPO DEFENSIVO, PARA O DO ADVERSÁRIO; REGRA DOS 24 SEGUNDOS – É O TEMPO QUE UMA EQUIPA DISPÕE PARA TENTAR ENCESTAR.

14 BIBLIOGRAFIA * Calado patrícia, Calado José. Educação Física 5º e 6º anos, Areal Editores, 2ª Reimpressão 2006. * Barata João, Coelho Olímpio. Hoje há Educação Física – 5º/6º, Texto Editora, 2000. * Veloso Rui et al. Passa a bola, Educação Física 5º/6º anos, Porto Editora. * www.fpb.pt


Carregar ppt "BASQUETEBOL. OBJECTIVO DO JOGO-Pag.113 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NO CESTO DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google