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Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Alessandro Hoss.

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Apresentação em tema: "Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Alessandro Hoss."— Transcrição da apresentação:

1 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Alessandro Hoss

2 LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Conteúdo Configurações Necessárias Componentes X3D Tipos de Sensores Métodos para acessar a cena –Como tratar eventos –Como enviar eventos Adicionando ROUTEs TimerSensor + Interpolators Proto + ExternProto

3 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Configurações Necessárias Java 6 Xj3D 2.0 Copiar as dlls da pasta bin do Xj3D para a pasta jdk..\jre\bin: –odejava.dll –jinput-dx8.dll –jogl.dll –gluegen-rt.dll Adicionar TODOS os arquivos *.jar do Browser Xj3D (..\Xj3D\jars) ao projeto.

4 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Carregar o Xj3D em Java

5 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Parâmetros do Browser

6 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Exercício Carregar uma cena qualquer utilizando o Browser Xj3d, a partir do Java.

7 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Objetos X3D A descrição X3D possui 2 tipos primitivos de objetos: Nós e Campos (Nodes & Fields) Todos os objetos precisam ter um nome e uma implementação

8 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada X3DNodes (nós) São compostos por um ou mais campos que podem enviar e/ou receber eventos; Nós podem ser campos de outros nós; Cada nó pode ter zero ou mais campos e zero ou mais eventos associados à ele;

9 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada X3DFields (campos) Definem o estado dos nós na cena; Podem conter um único valor ou uma lista de valores de um determinado tipo; Podem ser acessados de 4 maneiras

10 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Formas de acesso aos campos initializeOnly: permite que um valor seja atribuído ao campo, porém este não pode ser alterado após a cena ser carregada; inputOnly: permite que um evento seja recebido para alterar o valor de um campo; outputOnly: permite mostrar o valor em um determinado campo; inputOutput: acesso completo ao campo

11 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de campos SFBool / MFBool: true / false SFColor / MFColor: Composto por uma 3- upla de valores float no sistema RGB. Tem por default a cor preta (0 0 0); SFColorRGBA / MFColorRGBA: RGB com canal Alpha para suportar transparencia. Valores de 0.0 a 1.0 ( ); SFDouble / MFDouble: Suporta 14 dígitos de precisão decimal com expoentes de -12 a +12;

12 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de campos SFFloat / MFFloat: até 6 dígitos de precisão decimal; SFImage / MFImage: Imagem 2D sem compressão. Composto por largura, altura e número de componentes da imagem (0 0 0); SFInt32 / MFInt32: Inteiro de 32 bits (+ / -) SFNode / MFNode: nó X3D, tem por default NULL;

13 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de campos SFRotation / MFRotation: 4-upla (x y z a) tx2+c txy+sz txz-sy txy-sz ty2+c tyz+sx txz+sy tyz-sx tz2+c Onde: c=cos(a), s = sen(a), e t = 1–c (a em rad) SFString / MFString: Strings codificadas em UTF-8 SFTime / MFTime: Double indicando o número de segundos desde 00:00h de 1 de janeiro de 1970 (Meridiano de Greenwich);

14 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de campos SFVec2d / MFVec2d: Vetor bidimensional composto por doubles; SFVec2f / MFVec2f: Vetor bidimensional composto por floats; SFVec3d / MFVec3d: Vetor tridimensional composto por 3 doubles; SFVec3f / MFVec3f: Vetor tridimensional composto por 3 floats;

15 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de Sensores TouchSensor PlaneSensor CylinderSensor SphereSensor TimeSensor StringSensor

16 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tipos de Sensores CollisionSensor VisibilitySensor ProximitySensor KeySensor LoadSensor GeoTouchSensor

17 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Métodos para acessar a cena

18 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Métodos para acessar a cena

19 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Tratamento de eventos da cena

20 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Exercícios Mudar a cor de um cilindro quando o mouse passar sobre ele. –Dica: Nomear (DEF) o campo Material do cilindro e utilizar o método setValue; Fazer o mesmo utilizando botões em outra janela; Abrir uma Janela quando o usuário clicar no cilindro;

21 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada ROUTE

22 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Exercício Realizar movimentos esféricos em um cilindro, a partir de uma caixa (Box). Girar um objeto através de um botão.

23 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada TimeSensor + Interpolator

24 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Proto

25 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada ExternProto

26 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Exercícios Exercite a sua criatividade

27 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Referências BRUTZMAN, Don. X3D Tooltips.Disponível em: acessado em: 14/05/2009; GEROIMENKO, Vladimir; CHEN, Chaimei. Visualizing Information Using SVG and X3D. Editora Springer, 298p ISSO/IEC X3D Abstract Specification. Disponível em:, acessado em 15/05/2009.http://libx3d.sourceforge.net/ISO- IEC X3DAbstractSpecification/

28 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Referências BRUTZMAN, Don; DALY, Leonard. X3D: 3D Graphics for Web Authors. Morgan Kaufmann Publishers, 2007.

29 Alessandro Hoss LARVA - LAboratório de Realidade Virtual Aplicada Obrigado !


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