A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

User Stories No contexto de XP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "User Stories No contexto de XP."— Transcrição da apresentação:

1 User Stories No contexto de XP

2 Uma história... Uma história não é mais do que a descrição de uma pequena funcionalidade que o cliente pretende ver desenvolvida no sistema.

3 Uma user story é constituída por:
Uma pequena descrição, utilizada como lembrete e para as atividades de planejamento. Conversações sobre a história, entre clientes e programadores, de modo a detalhar a história e esclarecer dúvidas. Um conjunto de testes de aceitação

4 Analisemos cada um dos pontos com base numa funcionalidade muito comum:
"Um potencial cliente do nosso site deve poder registrar-se de modo a receber notícias, ofertas, entre outros tipos de contactos."

5 Pequena Descrição DEVE SER CONCLUÍDA EM ATÉ 5 DIAS IDEAIS Uma história é uma pequena descrição e deve ser apresentada em uma ou duas frases de forma simples. Assim, devemos extrair várias histórias do exemplo: "O cliente deve receber um de confirmação do registro." "O cliente só fica devidamente registrado depois de responder ao de confirmação." "O cliente deve poder fornecer dados adicionais, como morada, telefone ou idade."

6 Conversações sobre a história
Estimar o tempo de construção da história "O cliente deve receber um de confirmação do registro" O cliente (o nosso, não o do site) deve poder alterar o conteúdo do sem intervenção da equipa de desenvolvimento? O deve ser personalizado? Deve ser enviado em texto puro, RTF, HTML? Todas estas questões devem ser debatidas e esclarecidas entre cliente e equipe de desenvolvimento antes e durante a construção da história.

7 Testes de aceitação Os testes de aceitação têm uma finalidade confirmar que o sistema funciona de acordo com a especificação. A cada história estão associados um conjunto de testes de aceitação, que devem ser definidos pelo cliente, antes da construção da história.   O nome, testes de aceitação, tem como objetivo indicar que estes são os testes que o cliente definiu como sendo necessários o sistema passar de modo a que a história possa ser dada como concluída.

8 Exemplo “Um cliente deve-se registrar indicando como código de utilizador o e escolhendo uma palavra-chave alfa-numérica." Que testes de aceitação podemos definir? "Uma palavra-chave não deve aceitar caracteres que não os A-Z, a-z e 0-9." "Depois de registrado, o cliente deve receber uma confirmação provisória do registro." "Se o código de utilizador estiver errado, o cliente deve ser informado do motivo."

9 Como estimar a duração de uma história?
Estimar com toda a equipe( cliente + equipe técnica) Primeiro, cada elemento da equipe técnica escreve secretamente num papel a sua estimativa Haverá disparidades quando todos as apresentarem Todos justificam suas estimativas Repetem o ciclo pelo menos mais uma vez

10 Triangularização Com o conhecimento adquirido nas estimativas das histórias passadas podemos estimar as próximas.

11 Exemplo de User Story US06
Incluir funcionalidade de autenticação(restrição de acesso) TA6.1 - Acessar sistema a partir de um login válido (autenticação feita com sucesso) TA6.2 - Acessar sistema a partir de um login inválido (mensagem de erro deve ser exibida) Estimativa inicial: 6h

12 Referências Contra a Corrente. User Stories. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: Contra a Corrente. Estimando User Stories. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: USER STORIES E TESTES DE ACEITAÇÃO. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: User Stories e Planeamento – Estimativas. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: Mais sobre as User Stories (Histórias) . Acessado em 22/10/2007. Disponível em: XP1: Um Processo de Desenvolvimento. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: Mike Cohn. User Stories Applied - for Agile Software Development. Addisson-Wesley; 2004.


Carregar ppt "User Stories No contexto de XP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google