A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança do Trabalho na atividade com solda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança do Trabalho na atividade com solda"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do Trabalho na atividade com solda jacira.machado@yahoo.com.br

2 Definição de soldagem Processo de união de materiais (particularmente os metais) sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. Sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Atualmente a soldagem é utilizada também em plásticos e vidros. É muito usada em diversas áreas: construção naval, civil, ferroviária, indústria aeronáutica, automobilística e indústria metalúrgica.  

3 Soldagem é a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material.

4 Um maçarico profissional é formado por:
Um cilindro de gás combustível. Um cilindro de oxigênio. Dois reguladores de gás. Duas mangueiras. Punho com misturador de gases. O Bico.

5 Componentes do maçarico
Os reguladores, localizados na cabeça do cilindro, controlam a pressão e o fluxo de gás. Para prevenir explosões, é necessário ajustá-lo às pressões certas. Possui dois medidores: · De alta pressão - lê a pressão do gás no tanque. · De baixa pressão - lê a pressão do gás na mangueira e no bico. Os reguladores de pressão permitem: · Reduzir a pressão do cilindro (elevada e variável), a uma pressão adequada para a soldagem. · Manter a pressão constante durante o processo.

6 Mangueiras As mangueiras que conectam os cilindros de aço ao bico são feitas de material forte, flexível; geralmente de borracha. Para evitar acidentes, possuem cores distintas: · Verde - para oxigênio. · Vermelha - para gás combustível.

7 Medidas de segurança antes de iniciar as operações

8 1- Inspecionar o maçarico
1- Inspecionar o maçarico. · Se apresentar vazamentos ou qualquer outro tipo de defeito comunicar ao responsável pelo setor e solicitar manutenção do mesmo. 2- Não utilizar luvas sujas de óleo ou graxas. 3- Verifique se existe material inflamável próximo ao local da operação. · Caso tenha remova-o imediatamente.

9 4- Verifique se o bico do maçarico está com o aperto adequado.
5- Verifique se a sede do bico está limpa. 6- Utilize os Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios.

10 Medidas de segurança durante as operações

11 1- Antes de acender o maçarico abra a válvula de oxigênio para fazer a limpeza do mesmo. · Após a limpeza, feche a válvula de oxigênio e abra a de GLP. · Acione e abra a válvula de oxigênio até a regulagem adequada da chama. 2- Acenda o maçarico somente com acendedor. · Nunca utilize outra fonte.

12 3- Não toque com o bico do maçarico na peça.
4- Nunca se mova de um lugar para o outro com o maçarico aceso. 5- Observar a potência do jato de corte. · Caso esteja fraco, deve-se apagar o maçarico para verificar o aperto, inspecionar a agulha e seu orifício.

13 Cuidados no trabalho de soldagem

14 Cuidados no trabalho de soldagem
Dependendo do tipo de solda, do metal que está sendo soldado e das condições ambientais, há a geração de uma série de riscos, tais como: · Gases nitrosos. · Poeiras em suspensão. · Fumos metálicos etc. Por esse motivo, precauções devem ser tomadas: · Em ambientes confinados, use proteção respiratória adequada. · Providencie uma boa ventilação e exaustão para evitar a inalação de gases, vapores e fumos metálicos.

15 Cuidados no trabalho de soldagem
Em ambientes que possam conter produtos perigosos, gases inflamáveis ou vapores, solicite avaliação de explosividade e/ou concentração de contaminantes. Em ambientes inflamáveis, adote medidas de prevenção: · Isolamento dos materiais combustíveis. · Instalar proteção d’água tipo neblina. · Limpeza de vazamentos etc. Mantenha sempre um extintor de incêndio junto aos serviços de solda. Após concluir o serviço, confira se está tudo em ordem e se não há risco de princípio de incêndio.

16 Cuidados no trabalho de soldagem
Oxigênio sob pressão e hidrocarbonetos (óleo e graxa) podem reagir violentamente, resultando em explosões, incêndio e lesões ao trabalhador e danos à propriedade. Nunca permita que óleo ou graxa entrem em contato com oxigênio sob pressão. Até mesmo uma pequena quantidade de hidrocarboneto pode ser perigosa na presença de concentrações altas de oxigênio. Na verdade, qualquer matéria orgânica em contato com oxigênio sob pressão pode resultar numa reação violenta.

17 Acidente em soldagem com oxiacetileno
O soldador estava ajustando a pressão no regulador de oxigênio. Tinha óleo em suas mãos. E havia um vazamento de oxigênio na conexão da abraçadeira da mangueira.

18 Medidas de segurança Os EPIs obrigatórios: Luvas de raspa.
Protetor auricular. Máscara de solda. Óculos. Botinas. Uniforme profissional.

19 EPIs para trabalho com solda
Os EPIS devem ser fabricados em material que efetivamente promovam a adequada proteção: · Luvas de raspa para a proteção de mãos e punhos. · Aventais para a proteção do tórax e abdômen. · Perneiras feitas de “raspa”, para a proteção dos membros inferiores. · Botinas de segurança: preferencialmente, devem ter uma cobertura (geralmente do mesmo material das perneiras) para proteção contra respingos da solda. · Avental: desprovido de bolsos para evitar que respingos possam neles penetrar. O soldador nunca deve guardar fósforos ou isqueiros nos bolsos de suas próprias roupas.

20 EPIs para trabalho com solda

21 EPIs para trabalho com solda
Os raios do arco elétrico geram raios visíveis e invisíveis – ultravioletas e infravermelhos – que podem queimar os olhos e a pele. Qualquer parte do corpo exposta pode ser queimada rapidamente por esses raios. A máscara do soldador deve ter condição de filtragem adequada para a necessária proteção do seu rosto e de seus olhos. Barreiras próximas do soldador devem ser instaladas para evitar que os reflexos do arco elétrico possam prejudicar trabalhadores que estejam nas proximidades.

22 Lesões causadas em soldador por radiação Ultravioleta (UV)

23 Os perigos respiratórios
As áreas próximas do soldador estão sujeitas a: luz do arco elétrico; calor; fumos metálicos; respingos; fumaça e vapores. O calor e respingos podem causar a explosão de substâncias inflamáveis. Peças cromadas, pintadas, galvanizadas ou impregnadas de óleo geram riscos (pela emanação de fumos, gases e vapores) à saúde do soldador e das pessoas que trabalham nas proximidades. Faz-se necessário a instalação de exaustores com a finalidade de reduzir ou mesmo eliminar a presença desses agentes.

24 Operações de Soldagem e Corte a Quente (Instruções da NR-18)

25 Operações com solda e corte a quente
Somente realizadas por trabalhadores qualificados. Nas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória: · A remoção, por ventilação local exaustora, dos fumos originados no processo de solda e corte. · Bem como na utilização de eletrodos revestidos. O dispositivo usado para manusear eletrodos deve ter isolamento adequado à corrente usada, a fim de se evitar a formação de arco elétrico ou choques no operador.

26 Operações com solda e corte a quente
Nas operações de soldagem ou corte a quente de vasilhame, recipiente, tanque ou similar, que envolvam geração de gases confinados ou semiconfinados, é obrigatória: · A adoção de medidas preventivas adicionais para eliminar riscos de explosão e intoxicação do trabalhador. · A utilização de anteparo eficaz para a proteção dos trabalhadores circunvizinhos. O material utilizado deve ser do tipo incombustível. As mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas na saída do cilindro e chegada do maçarico.

27 Propagação da chama e o retrocesso
A chama possui uma velocidade de propagação. Quando a velocidade de saída dos gases for menor que a da chama, ocorre o retrocesso da chama. Deve-se: · Primeiro, fechar a válvula de acetileno. · Depois, a do oxigênio. · E resfriar o maçarico, mergulhando-o em água.

28 Operações com solda e corte a quente
É proibida a presença de substâncias inflamáveis e/ou explosivas próximo às garrafas de oxigênio. Os equipamentos de soldagem elétrica devem ser aterrados. Fios condutores dos equipamentos, pinças e alicates de soldagem devem ser: · Mantidos longe de locais com óleo, graxa ou umidade. · Deixados em descanso sobre superfícies isolantes.

29 FIM jacira.machado@yahoo.com.br


Carregar ppt "Segurança do Trabalho na atividade com solda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google