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FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego.

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1 FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE Silvani Alves Pereira Secretário de Políticas Públicas de Emprego Ministério do Trabalho e Emprego

2 MERCADO DE TRABALHO PARA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/ MTE. Fonte: IPEA, 2013: 23. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde. Segundo o IPEA (2013), um em cada quatro novos postos de trabalho de nível técnico era da área da saúde.

3 DISTRIBUIÇÃO DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO PARA TÉCNICOS DA ÁREA DA SAÚDE PELO BRASIL (UF) Período considerado: jan/2009-dez/2012 Dados CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 25

4 CARREIRAS DE NÍVEL SUPERIOR QUE MAIS GERARAM POSTOS DE TRABALHO (JAN/2009-DEZ/2012) Período considerado: jan/2009- dez/2012 Dados: CAGED/MTE Fonte: IPEA, 2013: 32

5 QUANTIDADE ABSOLUTA DOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO POR UF: ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS Período considerado: jan/2009-dez/2012. Dados CAGED/MTE. Fonte: IPEA, 2013: 34-.

6 COMPARAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL E PAÍSES SELECIONADOS: CONCLUENTES DE CURSO SUPERIOR ÁREA DA SAÚDE Reproduzido de IPEA, 2011: 28

7 MERCADO FORMAL SAÚDE

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16 Bônus Demográfico Até 2022 – PEA máxima Até 2022 – PEA máxima Razão de dependência Pessoas com idade abaixo de 15 e superior a 64 anos – 2013 maioria crianças, 2060 maioria idosos 201320222060 4643,365,9

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18 PRONATEC - Guia de Cursos FIC 644 cursos disponíveis 644 cursos disponíveis 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos 41 – Ambiente e Saúde - 6,36% dos cursos Positivo Positivo Curso de cuidadores de idosos Curso de cuidadores de idosos Necessidade Necessidade Oferta de cursos: Oferta de cursos: Técnico de enfermagem; Técnico de enfermagem; Técnico em saúde bucal; Técnico em saúde bucal; Técnico em farmácia; Técnico em farmácia; Técnico em gestão de serviços de saúde. Técnico em gestão de serviços de saúde. Fonte: Portal Pronatec

19 Desafios da educação profissional em saúde Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Cuidar da população idosa e pacientes crônicos; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Formar profissionais para trabalhar em equipe multidisciplinar; Trabalhar em rede; Trabalhar em rede; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Olhar o cidadão de maneira integral e não do ponto de vista do seu estado clínico; Formar no uso intensivo de novas tecnologias; Formar no uso intensivo de novas tecnologias;

20 Desafios da educação profissional em saúde Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Qualidade dos serviços x quantidade de serviços; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Cuidado domiciliar – precariedade das moradias; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Promover o envelhecimento saudável – adotar políticas ativas de envelhecimento, com modelo diferenciado de atenção à saúde; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente; Formar profissionais para cuidar do indivíduo saudável e não só do doente;

21 Desafios da educação profissional em saúde Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Disponibilizar cursos com base na prospecção de necessidades e com visão territorial; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Formar profissionais com ênfase na humanização do cuidado; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Romper, definitivamente, com visão hospitalocêntrica – da população e dos profissionais de saúde; Saúde na escola – iniciando nas creches. Saúde na escola – iniciando nas creches.

22 Desafios da educação profissional em saúde Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Formar profissionais para atender necessidades humanas e não somente mercadológicas; Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio. Adequar competências dos ofertantes de vagas no Pronatec para formar profissionais na área de saúde – o sistema “S” tem em sua origem, a especialização na formação técnica para as áreas de indústria e comércio.

23 Obrigado! Obrigado!silvani.pereira@mte.gov.br


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