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Planejando TI na Área de Saúde
Hermano Perrelli
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O Poder Crescente da Tecnologia da Informação
Poder de processamento tem dobrado a cada 18 meses O poder de um mainframe na palma da mão! Software fácil de usar Triturador de números e analista de cenários Internet ( redes, 200 países)
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O Hospital de Ontem...
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O Hospital de Hoje...
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Homecare
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Alta Tecnologia em Saúde!
Processos organizacionais são fundamentais
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Tecnologia custa DINHEIRO!
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Agenda Parte 1 Parte 2 (Exercício 2) Pesquisa 1999 da HIMSS
Planejamento de TI Parte 2 (Exercício 2) Elaborando um Plano de TI Apresentação do Plano de TI
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The Tenth Annual HIMSS Leadership Survey Sponsored by IBM (1999) HIMSS - Healthcare Information and Management Systems Society (
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Pesquisa da HIMSS (1999) 993 profissionais responderam 90% dos EUA
executivos presidentes, vice-presidentes CIO, CEO gerentes operacionais senior gerentes financeiros senior gerentes de clínicas consultores de TI vendedores de TI 90% dos EUA
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Utilização de TI Prioridades conversão para o ano 2000 (Y2K): 44%
integração de sistemas num ambiente heterogêneo: 16% implementação de prontuário eletrônico: 12% implementação de um plano estratégico de TI: 9% recrutamento de pessoal é prioritário: 7%
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Utilização de TI (cont.)
Falta de apoio financeiro é a maior barreira na implementação de TI dificuldade de recrutar e manter pessoal qualificado: 23% falta de apoio financeiro adequado: 16% (35%) dificuldade em provar benefícios quantificáveis de TI: 15% fornecedores que não entendem as necessidades dos provedores de serviços de saúde: 13% ausência de um plano estratégico de TI: 12%
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Utilização de TI (1998) Dependência crescente de TI:
acesso remoto a serviços de diagnóstico aumentará o uso de TI: 27% prover acesso remoto a registros de pacientes: 27% pontos de coleta de dados do paciente: 15% acesso eficiente a registros completos do paciente: 12% obter mais informações/valor dos dados existentes: 42%
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Orçamento de TI Previsão de crescimento no orçamento de TI (em 12 meses) crescimento esperado no orçamento de TI: 71% definitivamente crescerá: 44% provavelmente crescerá: 27% provavelmente ou definitivamente diminuirá: 9% e 2% orçamento de TI é 2,2% do orçamento da organização (1998)
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Terceirização de TI Não terceirizam funções de TI: 18%
Mais empresas terceirizando: 24% Funções de TI mais terceirizáveis: suporte a aplicação (14%) suporte a PCs (13%) suporte técnico (12%) suporte a website (12%)
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Prontuário Eletrônico
Implementações completas de CPRS ainda distantes, mas crescendo ainda não tem planos para usar um CPRS: 29% desenvolveram um plano para implementar um CPRS: 25% iniciaram a instalação de hardware e software para CPR: 32% (17%) sistema CPR funcionando de forma completa: 11% (2%)
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Prontuário Eletrônico (1998)
Barreiras na implementação de CPRS falta de um vocabulário padronizado: 23% infra-estrutura de TI inadequada: 15% resistência do pessoal administrativo: 14% falta de financiamento: 9%
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Segurança da Informação do Paciente
Segurança interna é a maior preocupação quebra de segurança interna: 31% (31%) limites da tecnologia de segurança: 21% (18%) violações externas de segurança: 14% (14%) uso não-autorizado de dados por terceiros: 13% (6%) falta de confiança dos pacientes nos registros médicos: 11% (16%)
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Aplicações Web Uso ainda não-sofisticado da Web do ponto de vista do negócio e de tecnologia organizações sem web sites: 2% (5%) prioridade número um é criar ou expandir o seu web site: 2% (1998) usam a Internet: 97% (1998)
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Aplicações Web mais utilizadas
28% (32%) usam a Internet para marketing e promoção da organização 19% (42%) usam a Internet para recrutamento de pessoal informações ao consumidor sobre saúde: 18% diretórios médicos online: 15% ferramentas online de avaliação da saúde do paciente: 4% (11%) transações eletrônicas com vendedores: 7% (1%)
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A Web como fonte de informação sobre TI
HIMSS ( 37% The Gartner Group: 18% CHIME (chime-net.org) : 14% AMIA: 11%
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Intranet (1998) Implementação de uma intranet é prioridade em 4% das respostas 29% das organizações tinham uma intranet disponível para todos os empregados Em % tinham uma intranet em estágio piloto de funcionamento
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Intranet (1998, cont.) 28% planejavam implementar uma intranet nos próximos 12 meses 9% não tinham planos de implementar uma intranet nos próximos 12 meses
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Aplicações de Telemedicina
Aplicações de telemedicina usadas na maioria das organizações 15% não usam nenhuma aplicação de telemedicina Transmissão de imagens médicas é a aplicação mais utilizada Videoconferência relacionados com saúde ou gerenciamento parecem estar crescendo
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Aplicações de Telemedicina mais Utilizadas
transmissão de imagens médicas: 25% (27%) videoconferência de saúde ou gerenciamento: 20% (10%) educação profissional continuada: 17% (22%) educação do paciente: 10% entrevista e diagnóstico do paciente: 8%
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Tecnologias da Informação Emergentes
dispositivos de informação sem fio: 21% (18%) aplicações para Web (e-business): 18% (14%) reconhecimento de voz: 17% (31%) mineração de dados: 13% PDA portáteis para grupos de trabalho: 12% (12%)
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Planejamento de Tecnologia da Informação
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Planejamento de Tecnologia da Informação (Martin’s ISP)
Inicialização (Organização) Avaliação Inicial Definição da Arquitetura de Informação Avaliação do Ambiente Atual Definição da Arquitetura de Sistemas Definição da Arquitetura Técnica Finalização
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Arquiteturas Definidas pelo Planejamento em TI
Arquitetura de Informação Arquitetura de Sistemas Arquitetura Técnica
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Produtos do Planejamento em TI
Plano Estratégico de Tecnologia arquitetura de informação arquitetura de sistemas arquitetura técnica arquitetura organizacional projetos e prioridades orçamento benefícios
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Despesas com TI Hardware Telecomunicação Software Serviços Pessoal
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Benefícios Tangíveis de TI
Aumento da produtividade Diminuição de custos operacionais Redução da força de trabalho Redução de gastos com TI Redução dos gastos com fornecedores Redução da taxa de crescimento das despesas
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Benefícios Intangíveis de TI
Melhoria do controle de recursos Aumento da flexibilidade organizacional Mais informação Mais informação no tempo certo Melhoria nas tomadas de decisão Crescimento no nível de satisfação do cliente Melhor imagem corporativa
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Valor dos Sistemas de Informação para o Negócio
Modelos de Orçamento baseados em Capital razão custo-benefício valor presente Considerações Estratégicas análise de portfólio modelos baseado em notas
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Análise do Portfólio de Sistemas
examine com cuidado evite projetos de rotina desenvolva benefício potencial risco do projeto alto baixo
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Sistema de Automação de Escritórios
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Desafios na Administração de Sistemas de Informação
Principais riscos e incertezas no desenvolvimento de sistemas Determinação dos benefícios de um sistema quando eles são na sua maioria intangíveis Gerenciamento da mudança
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Conclusões Planejamento de TI é importante, mas deve ser realista
Ausência de aplicações sofisticadas para Internet Telemedicina ainda pouco usada Uso de sistemas de prontuário eletrônico ainda uma realidade distante, mas crescendo Temos que ser melhores...
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Referências Computer-based Patient Record Institute: www.cpri.org
International Medical Informatics Association: Healthcare Information and Management Systems Society: IBM Global Healthcare:
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Referências Healthcare Informatics: www.healthcare-informatics.com
Joint Healthcare Information Technology Alliance: Center for Healthcare Information Management: College of Healthcare Information Management Executives: chime-net.org
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Leitura Recomendada Seção 10.1 e Seção 10.3 de:
Essentials of Management Information Systems: Organization and Technology. Second Edition. Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon. Prentice Hall, 1997.
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Elaborando um Plano de Tecnologia da Informação
Exercício 2 Elaborando um Plano de Tecnologia da Informação
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Elaborando um Plano de Tecnologia da Informação (ver enunciado do Exercício 2)
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Apresentação do Plano de Tecnologia da Informação
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Planejando TI na Área de Saúde
Hermano Perrelli
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