A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brent Wilson e Majore Wilson

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brent Wilson e Majore Wilson"— Transcrição da apresentação:

1 Brent Wilson e Majore Wilson
UVA-Universidade Veiga de Almeida Teoria e Prática do Ensino da Arte Professora Eloísa Sabóia Glailton da Conceição Ferraz Marcelle Fernandes do Nascimento “Mudando Conceitos da Criação Artística: 500 anos de Arte-Educação para Crianças;” “Uma Visão Iconoclasta das Fontes de Imagens nos Desenhos de Crianças.” Brent Wilson e Majore Wilson RIO DE JANEIRO 2010

2 “Uma visão Iconoclasta das Fontes de Imagem nos Desenhos das Crianças” - Brent Wilson e Marjorie Wilson (Ensino da Arte e sua Importância); “Mudando Conceitos da Criação Artística: 500 Anos de Arte-Educação” – Brent e Marjorie Wilson (Leitura no Subsolo).

3 A Função da Arte Diego não conhecia o mar
A Função da Arte Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kavadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: _ Me ajuda a olhar! (Eduardo Galeano)

4 Arte-Educação (Brent Wilson)
É parte pequena do mundo das Artes e considerada por muitos, como insignificante; O mundo da arte modela e permeia a Arte- Educação, tendo a mesma muitos valores em comum com o mundo das artes; O ensino da arte está intrincadamente ligado ao mundo da Arte;

5 Criação Artística No Renascimento
A criança se tornava um artista através da aprendizagem com um mestre; Este jovem aprendiz não possuía ainda o status honroso do artista do Renascimento; Não pensava profundamente sobre sua prática, apenas se esperava que imitasse o trabalho de seus predecessores; A criação era apenas um ato de fazer objetos, não o de trazer novas idéias;

6 Gian Paolo Lomazzo ( ) Fez um desenho no qual conceituou através de esquemas, regras para a formação do jovem artista (Roman, 1984). Nesta representação ele mostra que a criação da arte é uma busca intelectual, uma pesquisa como qualquer outra arte liberal e que está baseada na sabedoria convencional. Com muita dedicação e esforço, o jovem deveria possuir extenso conhecimento de temas da arte, de geometria, assuntos teóricos, anatomia. Um ideal que persistiria até a metade do séc.XIX.

7 A Arte Infantil nos Tempos Modernos
Em 1848, Rudolph Topffer, caricaturista e ilustrador de histórias infantis, escreveu um livro contendo dois capítulos dedicados à arte infantil. Ele declara que as invenções gráficas espontâneas das crianças eram consideradas tão próximas das expressões criativas de grandes artistas, quanto trabalhos superficiais daqueles cuja arte apresentava mera habilidade convencional.

8 As idéias de Topffer influenciaram artistas; Gautier ficou encantado com a declaração sobre a superioridade da arte infantil. Porém, foi através de Champffler que a arte infantil veio a se ligar ao modernismo. Nesse momento, a criança assumiria o papel do artista, recebendo a mesma importância. E é o modernismo que detém a chave da idéia de que a criança pode criar arte.

9 “L’ Atelier” - Coubert,1854-55

10 Relações entre a Arte Infantil e as Crenças Modernistas
Franz Cizek, considerado o Pai da arte infantil, incentivou os trabalhos e organizou aulas de arte para as crianças. Muitos artistas buscaram nessas produções, o frescor e a espontaneidade para a sua arte. Já os expressionistas reconheceram na arte das crianças as qualidades expressivas que eles já haviam alcançado em seus trabalhos pela observação das arte de povos tribais. E a renovação do modernismo estava, além das manifestações populares, também na arte infantil. Pois, acreditava-se que as crianças não eram afetadas pelas convenções sociais.

11 A arte moderna e a arte infantil compartilharam de crenças mútuas de que:
A arte surgiu de fontes individuais intrínsecas; A arte deveria exprimir um sentimento sobre algo mais do que o exterior; A forma e a abstração (luz, cor e forma) eram o novo ideal; A arte das crianças e de povos tribais forneceram criatividade livre para os artistas modernos tentarem igualar ou superar; Todas as convenções artísticas anteriores, deveriam ser evitadas; O crescimento artístico não viria através de educação formal;

12 Pós-modernidade e a Nova Visão do Ensino da Arte
O ensino da Arte na pós-modernidade deveria abrigar as características mais interessantes do Modernismo, a expressão criativa aliada a disciplinas do estudo da história da arte e das idéias e de importantes obras de arte e seus significados para a cultura de uma comunidade em particular.

13 “ Uma Visão Iconoclasta...”
Neste texto os autores questionam o princípio modernista da livre expressão, mostrando que a criança é frequentemente bombardeada por imagens, fazendo imitações dessas influências externas. E que precisam ser orientadas durante o processo para se chegar a aquisição de convenções que a acompanhará durante toda a vida.


Carregar ppt "Brent Wilson e Majore Wilson"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google