A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtornos Globais do Desenvolvimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtornos Globais do Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Transtornos Globais do Desenvolvimento
Instituto Abuchaim Transtornos Globais do Desenvolvimento Dra. Heloisa Fischer Meyer Psiquiatra Especialista em Infância e Adolescência Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes

2 CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA : 0-3 ( de zero a três anos)
  Transtornos do relacionamento e comunicação: Este grupo manifesta-se primeiramente no bebê e na criança pequena. Esses transtornos envolvem dificuldades severas no relacionamento e comunicação, combinadas com dificuldades na regulação de processos fisiológicos, sensoriais, atencionais, motores, cognitivos, somáticos e afetivos. Crianças com tipos mais severos de dificuldades de relacionamento e comunicação eram descritas como tendo Transtorno Autista. A descrição original de Kanner (Kanner, l., Autistic disturbances of affective contact, Nervous Child 2, 1943: ) focalizava-se em um prejuízo básico no relacionamento como aspecto definitivo: “Desde o início, uma solidão autística extrema que desconsidera, ignora, exclui... Tudo do mundo exterior.” (p.247). As várias edições do DSM afirmavam este ponto de vista. Com o passar do tempo, crianças que tinham algumas, mas não todas, as características do Transtorno Autista foram descritas como Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra especificação, Síndrome de Asperger, Psicose Desintegrativa da Infância, Autismo Atípico. No DSM-IV-TR os Transtornos Globals do Desenvolvimentos foram ampliados para incluir Transtorno Autista, Transtorno Desintegrativo da Infância, transtorno de Asperger, Transtorno de Rett e TID-SOE. São diagnosticados como Transtorno Global do Desenvolvimento, pacientes que apresentam uma qualidade de padrões de relacionamento, diferenças na regulação do afeto e uma variedade de dificuldades cognitivas e de processamento.

3 CONCEITO Constituem um grupo de condições psiquiátricas nas quais as habilidades sociais, o desenvolvimento da linguagem e o repertório comportamental esperados não desenvolvem adequadamente ou são perdidos no inicio da infância. Normalmente afetam diversas áreas e causam disfunções persistentes. O DSM-IV-TR inclui, além do transtorno autista, diversos outros transtornos nesta categoria de Transtornos Globais do Desenvolvimento, como transtorno de Rett, transtorno desintegrativo da infância, e transtorno de Asperger. Também mantém a categoria de Transtorno Global do Desenvolvimento sem outras especificações.

4 Transtorno Autista Anjos de Barro

5 História Em 1867, Henry Maudsley foi o primeiro psiquiatra a dar atenção mais seria a crianças pequenas com transtornos mentais severos. Apenas em 1943, Leo Kanner colocou o termo de “autismo infantil”, fornecendo uma descrição desta síndrome. Ele descreveu crianças que exibiam extrema solidão autista, incapacidade para assumir uma postura antecipatória, com uma linguagem atrasada ou desviante, com ecolalia e inversão pronominal (terceira pessoa), repetições monótonas de sons, excelente memória da repetição, limitação de atividades espontâneas, estereotipias e maneirismos, desejo ansiosamente obsessivo pela manutenção da uniformidade, pavor de mudança e imperfeição, relações anormais com outras pessoas e preferência por figuras ou objetos inanimados.

6 Epidemiologia De 5 /10mil Em casos que incluem retardo mental severo com alguns aspectos autistas a taxa sobe para até 20/10 mil. Por definição começa antes dos 36 meses, mas pode não ser evidente para os pais. Maior freqüência em meninos 4 a 5 vezes maior que em meninas.

7 Etiopatogenia Vários substratos biológicos.
Fatores psicodinâmicos e familiares: Pais pouco afetuosos? Anormalidades orgânicas: mais complicações gestacionais e perinatais. De 4 a 32 % dos autistas têm convulsões tipo grande mal em algum ponto da vida. De 20 a 25% apresentam aumento ventricular em TC De 10 a 83% têm alguma alteração em EEG. Fatores genéticos: Irmãos de autista apresentam uma chance 50 x superior do que a população em geral. 1% associado à Sínd. X Frágil. Até 2% com Esclerose Tuberosa concomitante. Fatores imunológicos: incompatibilidade entre mãe-feto? Fatores perinatais: incidência alta ,sangramento materno após o prim.trimestre, mecônio, sofrimento respiratório. Achados neuroanatômicos: O lobo temporal foi sugerido como uma parte do cérebro possivelmente anormal no autismo. Retardo mental em 75%

8 Características Clínicas
Características físicas: - taxas altas de anomalias físicas menores , como malformação das orelhas -incidência alta de dermatoglifia anormal - permanecem ambidestros por mais tempo; - doenças físicas intercorrentes: maior incidência de infecções respiratórias, convulsões febris, constipação ou diarréias. A maioria das crianças autistas reage diferente a doença, o que pode refletir um sistema nervoso autônomo imaturo ou anormal. Podem não desenvolver hipertermia com doenças infecciosas, nem demonstrar que estão doentes.

9 Características comportamentais: Quando bebês, não apresentam sorriso social nem postura antecipatória para serem erguidas por um adulto. O contato visual é anormal. No desenvolvimento social caracterizam-se por uma falta, mas nem sempre ausência total de comportamento de apego. Na maioria das vezes não diferenciam os indivíduos importantes da sua vida (pais, irmãos, etc.), e não demonstram ansiedade de separação. Na idade escolar observa-se um fracasso em brincar com seus pares e fazer amigos, existe uma inadequação no brincar e fracasso no desenvolvimento da empatia. Na adolescência, os indivíduos autistas com maior progresso, desejam fazer amigos, entretanto a inadequação, a incapacidade de responder aos interesses, emoções e sentimentos alheios são um obstáculo freqüente. Os adolescentes e adultos autistas têm sentimentos sexuais, mas sua falta de competência evita que desenvolvam um relacionamento sexual.

10 Linguagem e comunicação: Encontra-se tanto um desvio quanto um atraso na linguagem. Quando indivíduos autistas aprendem a falar fluentemente, carecem de competência social, e em suas conversações não há intercâmbio de respostas recíprocas. Já no primeiro ano de vida aparecem as diferenças em relação à linguagem, não há o padrão de balbucio, alguns emitem sons (guinchos), sem qualquer intenção aparente de comunicação. A linguagem, geralmente se dá por forma ecolálica, tanto imediata quanto postergada, ou com frases esteriotipadas sem qualquer relação com o contexto. Os mais brilhantes demonstram uma fascinação por letras e números, e aprendem a ler sozinhas em idade pré-escolar (hiperlexia). Entretanto lêem sem qualquer compreensão.

11 Comportamento estereotipado: A criança autista, desde o inicio, apresenta um brinquedo diferente da demais. Os brinquedos freqüentemente são apenas manipulados, e não explorados, e não apresentam conteúdo simbólico. Os jogos são rígidos e repetitivos. Fenômenos ritualísticos e compulsivos freqüentemente são observados. Elas giram, têm preferência por objetos inanimados e que girem. Machucam-se com freqüência, inclusive com a cabeça. São muito resistentes a mudanças de um modo geral, reagindo de modo imprevisível. Instabilidade de humor e afeto: Algumas crianças autistas apresentam súbitas mudanças de humor, sem razão aparente e sem a expressão de pensamento congruente com o afeto. Respostas a estímulos sensoriais; Podem ser super ou sub-responsivas aos estímulos sensórias (ex: sons e dor)

12 Personagem Autista da Turma da Mônica
Outros sintomas: - hipercinesia - agressividade - comportamento autodestrutivo - insônia - enurese - encoprese - problemas de alimentação Funcionamento intelectual: Na maioria dos casos o QI é baixo. Alguns apresentam ilhas de precocidade. Personagem Autista da Turma da Mônica

13 dDiagnóstico Diferencial:
- Esquizofrenia de inicio na infância: Inicio acima de 5 anos de idade; alucinação e delírios. - Retardo mental com sintomas comportamentais: geralmente se relacionam com outros; comunicam-se, mesmo com linguagem primitiva; têm um perfil homogêneo de retardo, sem ilhas de precocidade. - Transtorno misto de linguagem receptivo-expressiva: Estas crianças apresentam comunicação não-verbal; mais dificuldade na articulação das palavras; jogos imaginativos e simbólicos. - Afasia adquirida com convulsões: Anormalidade generalizadas no EEG - Surdez congênita ou severo comprometimento auditivo: Apresentam historia de balbuciar, que vai diminuindo por volta dos 6 meses a 1 ano de idade; relacionam-se com seus pais; buscam afeta; gostam de ser seguradas ao colo; potencial auditivo evocado prejudicado. - Privação psicossocial: Têm atrasos globais, entretanto respondem rapidamente quando colocadas em um ambiente facilitador.

14 Curso e prognóstico: Curso crônico e prognostico reservado
Curso e prognóstico: Curso crônico e prognostico reservado. Crianças com QIs (acima de 70) e aquelas que usam linguagem comunicativa por volta dos 5 ou 7 anos têm melhor prognóstico.   Tratamento: Métodos educativos e comportamentais, apoio e aconselhamento aos pais. Nenhum medicamento é especifico para o transtorno autista, entretanto o uso de antipsicóticos atípicos reduz os sintomas comportamentais e agressivos.

15 Transtorno de Rett

16 - 6 a 7 /100000; - Somente em meninas; - Etiologia desconhecida; - Provável base genética (concordância completa em gêmeas monozigóticas); - Bebê normal até 5 meses de idade; Características clinicas: Encefalopatia progressiva dos 6 aos 2 anos de idade, incluindo perda dos movimentos voluntários das mãos, que são substituídos por movimentos esteriotipados, perda da fala adquirida, retardo psicomotor e ataxia. Ocorre uma desaceleração do crescimento cefálico, resultando em microcefalia. Associado:convulsões e EEG alterado em até 75%,respiração irregular(hiperventilação,apnéia,respiração pesada).Com a evolução da doença: hipotonia inicial passa para espasticidade e rigidez.

17 Todos os quesitos abaixo:
Critérios diagnóstico(DSM-IV-TR) Todos os quesitos abaixo: desenvolvimento pré-natal e perinatal aparentemente normal. desenvolvimento psicomotor aparentemente normal durante os cinco primeiros meses após o nascimento. perímetro cefálico normal ao nascer D. início de todas as seguintes características após o período de desenvolvimento normal: (1) desaceleração do crescimento craniano entre os 5 e os 48 meses de idade. (2) perda de habilidades voluntárias anteriormente adquiridas das mãos entre os 5 e os 30 meses de idade, com desenvolvimento subseqüente de movimentos esteriotipados das mãos (por ex.como torcer ou lavar as mãos ). (3) perda do envolvimento social precocemente no curso do transtorno (embora, muitas vezes, a interação social desenvolva-se posteriormente). (4) aparecimento de marcha ou movimentos do tronco fracamente coordenados. (5) desenvolvimento da linguagem expressiva ou receptiva,severamente comprometido com severo retardo psicomotor.

18 Diagnóstico Diferencial: Algumas crianças recebem o diagnóstico inicial de transtorno autista, entretanto a irregularidade respiratória é característica do transtorno de Rett, e as convulsões freqüentemente ocorrem cedo; no transtorno autista não ocorre desorganização da respiração e não se desenvolvem convulsões precocemente na maioria dos casos. Curso e prognóstico: Curso progressivo. Indivíduos que vivem até a vida adulta permanecem com um nível cognitivo igual ao primeiro ano de vida. Tratamento: sintomático; fisioterapia; controle das convulsões; terapia comportamental.

19 TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA
(SÍNDROME DE HELLER ou PSICOSE DESITEGRATIVA)

20 - Regressão marcada das funções intelectuais, sociais e da linguagem após pelo menos dois anos de desenvolvimento normal - 1/100mil meninos, relação de 4 a 8 meninos/1 menina; - etiologia desconhecida (associado a outras condições neurológicas como, transtorno convulsivo, esclerose tuberosa e transtornos metabólicos). Características clínicas: A grande maioria dos casos inicia os sintomas entre os 3 ou 4 anos de idade.De acordo com DSM-IV-TR idade mínima de início é 2 anos Para receber o diagnóstico a criança deve exibir uma perda das habilidades em duas das seguintes áreas: linguagem, comportamento social ou adaptativo, controle urinário ou intestinal, jogos e habilidades motoras. O aspecto neurológico associado é o transtorno convulsivo.

21 Critérios diagnósticos(DSM-IV-TR)
A. Desenvolvimento aparentemente normal durante pelo menos os 2 primeiros anos de vida, manifestado pela presença de comunicação verbal e não-verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade. B. Perda clinicamente importante de habilidades já adquiridas (antes dos 10 anos) em pelo menos duas das seguintes áreas: (1) linguagem expressiva ou receptiva (2) habilidades sociais ou comportamento adaptativo (3) controle esfincteriano (4) jogos (5) habilidades motoras C. Funcionamento anormal em pelo menos duas das seguintes áreas: (1) comprometimento qualitativo da interação social (p. ex., comprometimento de comportamentos não-verbais, fracasso em desenvolver relacionamento com seus pares, falta de reciprocidade social ou emocional) (2) comprometimento qualitativo na comunicação (p. ex., atraso ou ausência de linguagem falada, fracasso em iniciar ou manter uma conversa, uso estereotipado e repetitivo da linguagem, ausência de jogos variados de faz-de-conta) (3) padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, incluindo estereotipias motoras e maneirismos D. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno global do desenvolvimento especifico ou por esquizofrenia

22 Diagnóstico Diferencial: Dentro dos diagnósticos diferenciais estão o transtorno autista e o transtorno de Rett. Entretanto no transtorno desintegrativo existe uma perda clara das aptidões adquirida anteriormente ao inicio do transtorno, o que não ocorre com transtorno autista. No transtorno de Rett a deterioração ocorre mais cedo. Curso e prognóstico: A maioria dos pacientes permanece com, pelo menos, retardo mental moderado. Tratamento: Semelhante ao transtorno autista.

23 Transtorno de Asperger

24 A descrição original diz respeito a pessoas de inteligência normal, que apresentam um comprometimento qualitativo da interação social e estranheza comportamental, sem atraso no desenvolvimento da linguagem. Etiologia: desconhecida, estudos sugerem uma possível relação entre o transtorno de Asperger com transtorno autista. Diagnóstico e características clinicas: As características clínicas incluem gestos comunicativos não-verbais acentuadamente anormais, fracasso para desenvolver relacionamentos com seus pares, falta de reciprocidade social e emocional, e capacidade prejudicada para expressar prazer pela felicidade de outras pessoas. Interesses restritos e padrões limitados de comportamento estão sempre presentes.

25 Critérios diagnósticos(DSM-IV)
A. Comprometimento qualitativo na interação social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes quesitos: (1) comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social (2) Fracasso em desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com seus pares (3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p. ex., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outra pessoa) (4) falta de reciprocidade social e emocional B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes quesitos: (1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco (2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não-funcionais (3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., agitar ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todos o corpo) (4) insistente preocupação com pares de objeto C. A perturbação causa um comprometimento clinicamente significativo nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento. D. Não existe um atraso geral clinicamente significativo na linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos). E. Não existe um atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriada à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interação social) e curiosidade acerca do ambiente na infância. F. Não são satisfeitos os critérios para outro transtorno invasivo de desenvolvimento ou esquizofrenia.

26 Diagnóstico diferencial: Com transtorno autista, e transtorno invasivo sem outra especificação. A ausência no atraso da linguagem no caso do Asperger é determinante para diagnóstico. Curso e prognóstico: Variáveis. Um bom prognóstico são associados a um QI normal e habilidades sociais de nível elevado. Tratamento: Depende do nível adaptativo do paciente.

27 Transtorno Global de Desenvolvimento sem Outra Especificação

28 Critérios Diagnósticos (DSM-IV)
Esta categoria deve ser usada, quando existe um comprometimento severo e invasivo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidade de comunicação verbal ou não-verbal, ou quando comportamento, interesses e atividades estereotipados estão presentes, mas não satisfeitos os critérios para um transtorno invasivo de desenvolvimento especifico, esquizofrenia, transtorno de personalidade esquizotípica ou transtorno de personalidade esquiva. Esta categoria inclui, por ex., “autismo Atípico” - apresentações que não satisfazem os critérios para transtorno autista em vista da idade tardia de seu início, sintomatologia atípica ou sintomatologia subliminar ou todas acima.


Carregar ppt "Transtornos Globais do Desenvolvimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google