A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação
Formação de Professores e Novas Tecnologias de Comunicação e Informação Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

2 Sociedade Tecnológica
novas tecnologias de informação e comunicação tecnológicos sociais econômicos culturais novos rumos para a sociedade Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

3 Contexto social o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade
a necessidade de suprimir o desequilíbrio entre: ricos e pobres “educados” e analfabetos “inforricos e infopobres” Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

4 Contexto social palavras-chave para sintetizar o espírito de nosso tempo devem ser: pluralidade criatividade flexibilidade qualidade “eticidade” Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

5 Contexto Educacional explorar as pesquisas de todas as ciências
identificar as necessidades e aspirações dos indivíduos e das organizações determinar finalidades, métodos, programas, meios de ação adequados Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

6 Adoção dos 4 pilares da educação
Contexto Educacional Adoção dos 4 pilares da educação aprender a conhecer aprender a fazer aprender a conviver aprender a ser (Relatório UNESCO - Delors) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

7 Paradigmas educacionais
PARADIGMA DE TRADIÇÃO ORAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO A B PARADIGMA ATUAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO PARADIGMA BASEADO EM TECNOLOGIA C SISTEMAS ESPECIALISTAS ALUNO PROFESSOR BASE DE CONHECIMENTO Modelos de Ensino do Passado, Presente e Futuro (Branson, 1990, p.9) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

8 PARADIGMA DE TRADIÇÃO ORAL
EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

9 PARADIGMA ATUAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO
Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

10 PARADIGMA BASEADO EM TECNOLOGIA
SISTEMAS ESPECIALISTAS ALUNO PROFESSOR BASES DE CONHECIMENTO Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

11 Contexto para Uso das NTICs em Educação
novas tecnologias hipermídia telemática novos paradigmas de uso uso educacional doméstico ambientes interativos de ensino-aprendizagem Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 3

12 Hipermídia prefixo hiper - com sentido de ramificação e tomada de decisão hipertexto - pedaços de texto conectados por elos significativos multimídia - vários meios controlados e/ou criados por computador hipermídia - hipertexto + multimídia Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 5

13 Aplicações Hipermídia
integram textos imagens (cores, animação) sons ultrapassam a figura estática a experiência limitada criam novas formas de aprender desafiam paradigmas baseados em materiais impressos Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

14 Vantagens da Hipermídia
promove uma aprendizagem multi-sensorial e multi-dimensional, criando realismo atende a diversos tipos de usuários, com diferentes estilos de aprendizagem oferece flexibilidade, com múltiplas possíveis organizações, facilitando o trabalho cooperativo permite armazenar grande massa de informação, integrando vários meios Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 6

15 “reunião de Holywood com Silicon Valley” (IBM)
Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

16 “as grandes redes de telecomunicações serão componentes básicos da infra-estrutura do século XXI” (Brandstad, 1992)

17 Telemática Telemática - integração e aplicação de sistemas baseados em computador com tecnologias de telecomunicação uso de redes de computadores para: lista de discussão e fórum correio eletrônico chat - comunicação sincronizada acesso a bancos de dados e materiais transferência de arquivos links - ligações a outros sites

18 INTERNET Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

19 informação comunicação interação
Comunidades eletrônicas informação comunicação interação eliminando os limites entre: local de trabalho - lar - sala de aula Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

20 "Atenção especial ao desenvolvimento da telemática, na medida em que
permite o acesso a sistemas de ensino externos à escola (...) Esta "segunda escola", individualizada, interativa, que se abre, talvez obrigue a primeira a reexaminar suas funções e tarefas." Dieuzeide (1987) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

21 Prospectivas processo ensino-aprendizagem online mediatizado apoiado
computadores Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

22 Habilidades tecnológicas comunicativas interativas
uso de hardware e software geral uso de software de comunicação comunicativas comunicar idéias “conversar” interativas trabalhar cooperativamente participar efetivamente do grupo

23 Exigências para a Educação
oferecer experiência educacional diversificada domínio do processo de aprendizagem educação permanente Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

24 Papel do Professor apropriar-se das novas tecnologias e utilizá-las no contexto escolar rever o papel da escola, desenvolvendo currículos mais flexíveis proporcionar aos alunos variadas experiências educacionais, considerando as experiências vividas fora da escola participar efetivamente do planejamento para utilização e avaliação do uso das NTICs Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 13

25 Alfabetização em computadores
domínio de habilidades e valores para enfrentar a sociedade cada vez mais informatizada evitar a exclusão digital Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

26 “Através da história, a alfabetização tem dado
poder àqueles que dominam as habilidades exigidas pela sociedade em determinado estágio de desenvolvimento social e político, e a alfabetização em computadores será o novo acesso ao poder na sociedade de alta tecnologia e processamento da informação.” (Anderson) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

27 Problemas nas Escolas pequeno número de computadores
poucos software educacionais de qualidade resistência à mudança, pessoal e institucional falta de preparação dos professores para uso das novas tecnologias dificuldades para integrar o uso das NTICs ao currículo tradicional Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

28 Resistência à mudança resistência à mudança pela:
falta de percepção das vantagens e do potencial do computador falta de oportunidade para experimentar Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

29 Falta de preparação falta de preparação dos professores para:
usar computadores como ferramentas de trabalho avaliar e selecionar software adequado para as situações de aprendizagem orientar alunos para uso de NTICs, em especial os computadores para a solução de problemas Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

30 Currículos tradicionais
Escola Currículos tradicionais currículos tradicionais pouco flexíveis para: lidar com resultados desiguais propiciados pelo uso de computadores utilizar novas formas de agrupar, avaliar e promover os alunos aproveitar as atividades de aprendizagem realizadas com uso educacional doméstico dos computadores explorar o computador nas áreas de conhecimento, disciplinas e conteúdos indicados por pesquisas Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

31 tecnófilos tecnófobos
tecnófilos - consideram que a tecnologia vai resolver todos os problemas da educação tecnófobos - negam o potencial educativo da tecnologia; geralmente por uma inadequada apresentação inicial à tecnologia, e/ou um professor tecnófobo Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

32 “Sozinho, ele [o computador] não é inteligente nem criativo, e não
sai de um trabalho algorítmico. Em compensação, a dupla ‘homem-máquina’ torna-se inteligente, não por causa da máquina, mas por causa do homem.” (Babin & Kouloumdjian) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

33 Perspectivas para o Século XXI
conhecimento - recurso básico “knowledge workers” (Drucker) educação formal: tecnologias de aprendizagem aprender a aprender processos externos à escola ao longo de toda a vida Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

34 Perfil do professor sólida formação inicial
percepção clara do contexto sócio-político- econômico-cultural preocupação com a relação entre teoria e prática busca de constante auto-aperfeiçoamento aceitação e uso de inovações ênfase no trabalho cooperativo e interdisciplinar consciência de ser agente de mudança capaz de estabelecer: quê, como, onde, porquê, para quê, para quem, a quem servem as novas tecnologias Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

35 Aceitação das Novas Tecnologias
fatores que podem contribuir: possibilidade de ver funcionando oportunidade de experimentar verificação da facilidade de uso percepção das vantagens sobre a maneira atual de fazer as coisas compatibilidade com seu ambiente Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

36 “... todos os sinos e apitos eletrônicos não podem superar
um ensino pobre ou ensino que não atenda às necessidades dos alunos; atraentes exemplos visuais não são suficientes para ultrapassar as barreiras que surgem quando os estilos de aprendizagem não são atendidos pelo planejamento instrucional.” (Christensen et alii, 1993) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 14

37 Efetividade instrucional não depende do meio utilizado,
mas da qualidade das estratégias embutidas nele. Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação


Carregar ppt "Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google