A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004

2 Sistema de Avaliação da USP (Fluxograma) CPA Avaliação Institucional Órgãos Centrais Unidade MEC ENADE Pró-Reitoria de Graduação (Câmara de Avaliação / CoG) Avaliação da Graduação Feed-back para replanejamento do Projeto Pedagógico das Metas/Ações da Graduação Departamentos Professor AlunoDisciplina Comissão de Graduação (Metas/Ações – Proj. Pedagógico) CEE Unidade Cursos (COC intraunidade) COC (interunidades)

3 Avaliação da Graduação Avaliação: meio para acompanhar objetivos, princípios e metas para atender a missão institucional, como parte integrante de sua autonomia Objetivo Geral da Graduação Formação de um profissional competente, crítico e socialmente responsável Metas: expressam uma política de gestão orientada por análise de demanda e problemas detectados Princípio: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Graduação: etapa inicial de uma trajetória de formação Pressupostos

4 1. Ampliar o número de vagas oferecidas (de 7 mil para 10 mil em quatro anos); 2. Diminuir, significativamente, a evasão de alunos (de 31,5% para 20%); 3. Valorizar as atividades de ensino de graduação; 5. Integrar os graduandos de forma mais efetiva na sociedade, tanto nos seus aspectos culturais e sociais, quanto no relativo ao mundo do trabalho; 4. Desenvolver uma cultura de produção de material didático. Metas

5 2.5%6.2%6.7%2.6% VAGAS (tendência da oferta) Meta 1: Ampliar Vagas11,9% 33,3%

6 Transferência Transferência Aproveitamento de Vagas Ociosas

7 Meta 2: Diminuir a evasão Indicador – Série histórica

8 Resultado da Pesquisa: O Processo da Evasão Evasões por semestres – Ingressantes em 1995

9 PERFIL DOS ALUNOS USP INGRESSANTES CARACTERÍSTICASEVADIDOS PERMANÊNCIA PROLONGADA CONCLUINTES SEXO67,2%-M 63,75% -M 53,2% - M ESTADO CIVIL 88,2% - SOLTEIRO 93% - SOLTEIRO 97,35% - SOLTEIRO FAIXA ETÁRIA 45,5% - ATÉ 20 ANOS 60,3% -ATÉ 20 ANOS 77,7% - ATÉ 20 ANOS TIPO ENSINO MÉDIO 62,55%- PARTICULAR 66,5% - PARTICULAR 75,5% - PARTICULAR CURSINHO 53,15% -S 39,2% -1 SEM A 1 ANO 33,3% - NÃO ESCOLARIDA DE DO PAI 47,4% -SUPERIOR 22,7%-PRIMÁRIO 52,3% - SUPERIOR 18,8% - PRIMÁRIO 58,1% -SUPERIOR 15,8% - PRIMÁRIO ESCOLARIDADE DA MÃE 35% - SUPERIOR 26,2 - PRIMÁRIO 40,7% - SUPERIOR 21,6% - PRIMÁRIO 35% - SUPERIOR 17,1% - PRIMÁRIO EXP ENS SUPERIOR 54,6% - SIM 24,9% -1 GRADUAÇÃO 8,5% - 1 GRADUAÇÃO 71,8% -NENHUM 17% - SIM 3,6% - 1 GRADUAÇÃO ÁREA- HUMANAS EXATAS EXATAS BIOLÓGICAS BIOLÓGICAS57,8%33,1%10%53,8%28,1%18,1%39,7%36,7% PERÍODO 42,2% - NOTURNO 32% - DIURNO 25,7% - INTEGRAL 34,2% - NOTURNO 27,9% - DIURNO 38,6% - INTEGRAL 19,1% - NOTURNO 25,36% - DIURNO 55,5% - INTEGRAL DESEMPENHO NO CURSO 58,6% - MÉDIA 6,0/7,0 53,8% - MÉDIA 6,0/7,0 46,1% -MÉDIA 7,0/8,0 RECURSO FINACEIR 40,5% -PAIS 49,5% - TRABALHO 57,75% - PAIS 29,55% - TRABALHO 66,5% - PAIS 20,6% - TRABALHO MORADIA 72,9% - FAMÍLIA 72,55% - FAMÍLIA 67,75% - FAMÍLIA Fonte: Extraída da Pesquisa: Trajetória escolar dos alunos da USP ingressantes de 1995 a 1998 (Dados preliminares) Romualdo Portela de Oliveira, Sandra Zakia e outros – FEUSP –NAEG

10 EvadidosPermanentesConcluintes Limitava-se questões das disciplinas e horários de aula 60,6%35%10,5% Tornou-se amigos de colegas de cursos21,2%52%55% Continua mantendo contato com alguns colegas 11,8%12%32% Outro6,1%2%1,5% Sem resposta0,5% Fonte: NAEG. Pesquisa op. cit. EvadidosPermanentesConcluintes Limitava-se questões das disciplinas e horários de aula 82%65%45% Encontrava-se com professores fora horário para orientações 7,9%22%24% Incompatibilidade com alguns professores2,3%5%3% Outro6,8%6%26,5% Sem resposta 0,9% Relacionamento estabelecido com os colegas de curso Relacionamento estabelecido com os professores Perfil do Evadido

11 Projeto de Pesquisa: Egresso Projeto de Pesquisa: Egresso Trajetória Profissional dos ex-alunos da USP Criação de cadastro dos ex-alunos da USP Criação de cadastro dos ex-alunos da USP Disponível no site: Disponível no site:

12 Metas 3 e 4 - Ensino Valorização das atividades de ensino Valorização das atividades de ensino Foco no professor Foco no professor Desenvolvimento de uma cultura de produção de material didático Desenvolvimento de uma cultura de produção de material didático Foco nos recursos Foco nos recursos

13 Valorização do Ensino Foco no Professor Inclusão de 2hs/atividades relativas à supervisão de estágio não obrigatório na carga horária docente Programa de Apoio Pedagógico à Docência Estágios Estágios Criação de Grupo de Apoio aos Convênios nas Unidades Criação de Grupo de Apoio aos Convênios nas Unidades Docente supervisor do estágio Docente supervisor do estágio Tutorias – Programa de apoio aos alunos

14 Valorização do Ensino Foco nos recursos Pró-Mat – Programa de Incentivo a Produção de Material Didático Pró-Lab - Programa de Reequipamento de Laboratórios Didáticos Pró- Eve – Programa de Apoio à Realização e/ou participação em eventos acadêmicos Salas de vídeo conferência

15 Meta 5: Valorização da Aprendizagem - Foco no Aluno Oportunidades institucionais de aprimoramento à aprendizagem dos alunos PET – Programa de Educação Tutorial (168 alunos – 17 Grupos) PET – Programa de Educação Tutorial (168 alunos – 17 Grupos) Programa de Iniciação Científica (Pró- Reitoria de Pesquisa)- (1194 bolsas) Programa de Iniciação Científica (Pró- Reitoria de Pesquisa)- (1194 bolsas)

16 Valorização da Aprendizagem Estágios: Curriculares e extracurriculares Programa Pró-Universitário Programa Pró-Universitário Apoio ao aluno: bolsa trabalho, moradia e alimentação

17 Valorização da Aprendizagem Intercâmbios Nacionais: Programa de Intercâmbio Acadêmico entre as três Universidades Públicas Paulistas (20% dos créditos obtidos em disciplinas ). Iniciativas das Unidades: Convênio saúde bucal indios do Xingu FORP e UNIFESP FZEA e U. Federal de Pernambuco IO e U.F. Sta. Catarina

18 Valorização da Aprendizagem Intercâmbios Internacionais Aproveitamento de 50% dos créditos cursados no exterior - Resolução CoG N. 4974, de novembro de 2002 Duplo diploma – Resolução CoG N. 4802,de 7 de dezembro de 2000 Duplo diploma – Resolução CoG N. 4802,de 7 de dezembro de 2000

19


Carregar ppt "Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google