Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuliana Patricio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc - prceu@edu.usp.brprceu@edu.usp.br
2
Introdução
3
APRIMORAR a articulação da Universidade com a Sociedade. APERFEIÇOAR os procedimentos institucionais de ação cultural e extensão universitária. Diretrizes da PRCEU – 2002 a 2005 REQUEREM AVALIAÇÃO
4
O processo de avaliação é, portanto, parte constitutiva das diretrizes da PRCEU, e se integra em questão maior, balizada pelo projeto da universidade e seu papel em nossa sociedade, ou seja, seu sentido como bem público.
5
A Linguagem
6
A doutrina e a legislação: passo fundamental para organizar o sistema de referência comum e construir uma linguagem. O sistema de registro (APOLO). Começou a funcionar em 2004. Está sendo criticado e aperfeiçoado.
7
O Diálogo Interno
8
A questão ética: respeitar as diferenças. Quais devem ser os objetivos da Cultura e da Extensão na Universidade? Quais são as especificidades da Unidade em relação às atividades de cultura e extensão? Avaliação como incorporação de juízos de valor. Avaliação como processo de auto conhecimento e indicador de caminhos. Construção de indicadores verticais e transversais (qualitativos e quantitativos).
9
O Diálogo Externo
10
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Incorporação de elementos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. avaliação dos impactos das atividades acadêmicas no desenvolvimento regional e nacional. articulação com os setores público, privado e o mercado de trabalho.
11
Resultados Preliminares da Avaliação de 2003
12
Tendências Identificadas. Aumento na consistência dos conceitos definidores das atividades de cultura e extensão. Aumento da integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Crescimento de ações multidisciplinares e implantação de rede de relações. Emergência crescente de práticas em âmbito de atuação internacional. Crescimento de parcerias, contratos e convênios com outros órgãos da esfera pública e com a iniciativa privada.
13
PRCEU DADOS - 2003
14
PRCEU DADOS - 2003 Público de apresentações, espetáculos, concertos e sessões de cinema
15
Público presente em eventos PRCEU DADOS - 2003
16
Público atendido em visitas orientadas PRCEU DADOS - 2003
17
Público presente em palestras e conferências PRCEU DADOS - 2003
18
Cursos de Difusão ministrados PRCEU DADOS - 2003
19
Alunos de Cursos de Difusão PRCEU DADOS - 2003
20
Tiragem de revistas, livros e boletins informativos PRCEU DADOS - 2003
21
Tiragem de catálogos, calendários e outros materiais de divulgação PRCEU DADOS - 2003
22
Público presente em exposições PRCEU DADOS - 2003
23
Alunos presentes em oficinas culturais e de extensão PRCEU DADOS - 2003
24
Projetos Aprovados pelo Fundo de Cultura e Extensão
25
Dados de Cursos da USP
26
Cursos de Aperfeiçoamento ministrados
27
Alunos de Cursos de Aperfeiçoamento
28
Cursos de Atualização ministrados
29
Alunos de Cursos de Atualização
30
Cursos de Difusão ministrados
31
Alunos de Cursos de Difusão
32
Cursos de Especialização ministrados
33
Alunos de Cursos de Especialização
34
O futuro
35
Avaliação da avaliação. Medir não é avaliar, pois a avaliação envolve sempre juízo de valor. A avaliação deve ser: útil, viável, ética e precisa. A avaliação se constitui em processo de descoberta e de auto-descoberta, por isso é que a PRCEU ao proceder a avaliação das ações culturais e de atividades de extensão também se auto-avalia.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.