A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc -"— Transcrição da apresentação:

1 Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc - prceu@edu.usp.brprceu@edu.usp.br

2 Introdução

3 APRIMORAR a articulação da Universidade com a Sociedade. APERFEIÇOAR os procedimentos institucionais de ação cultural e extensão universitária. Diretrizes da PRCEU – 2002 a 2005 REQUEREM AVALIAÇÃO

4 O processo de avaliação é, portanto, parte constitutiva das diretrizes da PRCEU, e se integra em questão maior, balizada pelo projeto da universidade e seu papel em nossa sociedade, ou seja, seu sentido como bem público.

5 A Linguagem

6 A doutrina e a legislação: passo fundamental para organizar o sistema de referência comum e construir uma linguagem. O sistema de registro (APOLO). Começou a funcionar em 2004. Está sendo criticado e aperfeiçoado.

7 O Diálogo Interno

8 A questão ética: respeitar as diferenças. Quais devem ser os objetivos da Cultura e da Extensão na Universidade? Quais são as especificidades da Unidade em relação às atividades de cultura e extensão? Avaliação como incorporação de juízos de valor. Avaliação como processo de auto conhecimento e indicador de caminhos. Construção de indicadores verticais e transversais (qualitativos e quantitativos).

9 O Diálogo Externo

10 Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Incorporação de elementos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. avaliação dos impactos das atividades acadêmicas no desenvolvimento regional e nacional. articulação com os setores público, privado e o mercado de trabalho.

11 Resultados Preliminares da Avaliação de 2003

12 Tendências Identificadas. Aumento na consistência dos conceitos definidores das atividades de cultura e extensão. Aumento da integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Crescimento de ações multidisciplinares e implantação de rede de relações. Emergência crescente de práticas em âmbito de atuação internacional. Crescimento de parcerias, contratos e convênios com outros órgãos da esfera pública e com a iniciativa privada.

13 PRCEU DADOS - 2003

14 PRCEU DADOS - 2003 Público de apresentações, espetáculos, concertos e sessões de cinema

15 Público presente em eventos PRCEU DADOS - 2003

16 Público atendido em visitas orientadas PRCEU DADOS - 2003

17 Público presente em palestras e conferências PRCEU DADOS - 2003

18 Cursos de Difusão ministrados PRCEU DADOS - 2003

19 Alunos de Cursos de Difusão PRCEU DADOS - 2003

20 Tiragem de revistas, livros e boletins informativos PRCEU DADOS - 2003

21 Tiragem de catálogos, calendários e outros materiais de divulgação PRCEU DADOS - 2003

22 Público presente em exposições PRCEU DADOS - 2003

23 Alunos presentes em oficinas culturais e de extensão PRCEU DADOS - 2003

24 Projetos Aprovados pelo Fundo de Cultura e Extensão

25 Dados de Cursos da USP

26 Cursos de Aperfeiçoamento ministrados

27 Alunos de Cursos de Aperfeiçoamento

28 Cursos de Atualização ministrados

29 Alunos de Cursos de Atualização

30 Cursos de Difusão ministrados

31 Alunos de Cursos de Difusão

32 Cursos de Especialização ministrados

33 Alunos de Cursos de Especialização

34 O futuro

35 Avaliação da avaliação. Medir não é avaliar, pois a avaliação envolve sempre juízo de valor. A avaliação deve ser: útil, viável, ética e precisa. A avaliação se constitui em processo de descoberta e de auto-descoberta, por isso é que a PRCEU ao proceder a avaliação das ações culturais e de atividades de extensão também se auto-avalia.


Carregar ppt "Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na www.usp.br/prcwww.usp.br/prc -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google