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Projeto DataCenter Requisitos, Benefícios e Dificuldades na Implementação da Gestão Estratégica na Área de Saúde Suplementar através do Bussines Intelligence.

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1 Projeto DataCenter Requisitos, Benefícios e Dificuldades na Implementação da Gestão Estratégica na Área de Saúde Suplementar através do Bussines Intelligence e Balanced ScoreCard em Operadoras de Saúde GESITI 2004

2 Cenário Área Saúde Suplementar
Ambiente Externo Novo Modelo de Gestão Operadoras Saúde Governo Mercado Saúde Ambiente Interno Processos Pessoas Cultura Impactos Operacionais Mudanças Regras Negócio Transformação Estratégica Negócio Ameaças Ambiente Externo Governo ANS, INSS; Mercado Competitividade, Clientes exigentes; Saúde Novos tratamentos clínicos, biogenética, clones, célula tronco; Tendências Estrutural – Revisão Estrutural do Sistema Unimed com ações de Fusão de Cooperativas , Operadoras/Prestadoras, investimentos em recursos próprios no caso de Prestadoras, atendimento a outras Operadoras de Saúde, delimitação da fronteira das atividades fins e meio da Cooperativa Médica; Integração – Forte concentração de ações e estratégias corporativas levando a uma percepção de empresa coesa tantos pelos seus cooperados quanto pelos seus clientes e colaboradores; Investimento – Aumento do Investimento em capacitação técnica e tecnologia Ameaças Crescimento de Mercado e do valor recebido pelo Cooperado; Consolidação da Cooperativa como líder de mercado e na valorização do trabalho médico e ações sociais; Operacionais Crescimento Sobrevivência Oportunidades Padronização Integração Inovação

3 Novo Modelo de Gestão Operadoras Saúde
Operadoras de Saúde Tradicional Baseada em Processos Foco Restrito dos Funcionários Visão Ampla dos Funcionários Cumprimento de Ordens Trabalho e Espírito de Equipe Atividades Isoladas Atividades Integradas Objetivos não são Claramente Definidos Objetivos Claros “Todas as atividades que pertencem a um processo de negócio tem que funcionar em conjunto. O gerenciamento de processos garante que as atividades sejam pensadas, projetadas e realizadas em um contexto de Processo. Quando os funcionários percebem que suas atividades individuais são parte de algo maior, alinham-se em torno de necessidades dos clientes e objetivos comuns” Michael Hammer Inovador e Voltada ao Cliente e Cooperado “Se uma idéia, à primeira vista, não lhe parece absurda, não gaste muito tempo com ela” Albert Einstein

4 Toda inovação implica em transformação;
Na nova economia, o principal fator de competitividade não é o conhecimento que temos. É o conhecimento que teremos, ou seja, INOVAÇÃO; A Consolidação da Liderança Unimed dentro do Mercado de Saúde Suplementar depende exclusivamente da capacidade de seus colaboradores e dirigentes em Inovar; Toda inovação implica em transformação;

5 Ampliar o Controle dos Custos de Assistência à Saúde;
Transformar para Agregar novas atividades voltadas ao Relacionamento com o Cliente e Cooperado; Ampliar o Controle dos Custos de Assistência à Saúde; Montar uma Estrutura Organizacional flexível, ágil e comprometida com resultados; Criar novos produtos de assistência a saúde de acordo com as características de mercado local e buscando atingir novas classes sócio-econômicas; Toda transformação requer Planejamento;

6 Análise Resultados Projeto DataCenter Proposta
Planejamento do Processo Análise Resultados Modelo de Processamento Antigo Recursos de TI Modelo de Processos Padronização Integração Qualidade da Informação Qualificar Recursos de TI Necessidades Informações Estratégicas Diminuir Custos Processos Vulneráveis Padronização Qualidade da Informação Projeto DataCenter Ambiente Externo Governo ANS, INSS; Mercado Competitividade, Clientes exigentes; Saúde Novos tratamentos clínicos, biogenética, clones, célula tronco; Tendências Estrutural – Revisão Estrutural do Sistema Unimed com ações de Fusão de Cooperativas , Operadoras/Prestadoras, investimentos em recursos próprios no caso de Prestadoras, atendimento a outras Operadoras de Saúde, delimitação da fronteira das atividades fins e meio da Cooperativa Médica; Integração – Forte concentração de ações e estratégias corporativas levando a uma percepção de empresa coesa tantos pelos seus cooperados quanto pelos seus clientes e colaboradores; Investimento – Aumento do Investimento em capacitação técnica e tecnologia Ameaças Crescimento de Mercado e do valor recebido pelo Cooperado; Consolidação da Cooperativa como líder de mercado e na valorização do trabalho médico e ações sociais; Melhoria contínua das informações Suporte ao Planejamento Estratégico Balanced ScoreCard Proposta Data WareHouse Grupo de Trabalho Multidisciplinar

7 Arquitetura do Projeto DataCenter
INDICADORES TENDENCIAS INFORMAÇOES ESTRATÉGICAS LABORATÓRIOS INTERCAMBIO ELETRONICO POS BANCO DADOS FEDERATIVO CADASTRO PAGAMENTO GESTÃO EM SAÚDE ERP PROFETA FATURAMENTO C. MÉDICAS CONTÁBIL FINACEIRO ADMINISTRATIVO REMOÇAO HOME CARE CONTAS HOSPITALARES DEHOSP

8 Dificuldades e Requisitos
Inconsistências base de dados nos sistemas transacionais legados; Sincronização dos dados dos sistemas legados com dados no DWH; Elevado tempo de estabilização e fechamento dos dados no sistema transacional dificultando a atualização dos dados no DWH; Modelos de processos internos das Operadoras de Saúde não contemplam o tratamento de dados detalhados.

9 Modelo Processos - Quatro Elementos
AR O Objetivo é implantar um novo Modelo de Processos para as Cooperativas Médicas com o devido recurso tecnológico servindo como suporte operacional para uma verdadeira transformação para o crescimento. ÁGUA Qualidade, agilidade, aumento do nível de detalhamento e confiabilidade dos dados Agilidade Contas Hospitalares Internet/Captura Dado Intercâmbio Eletrônico Resultados Tratamento integrado das informações do negócio permitindo a consolidação imediata dos resultados Controle Financeiro Integração Contábil Recursos Humanos WEB GESTÃO ERP DW DATACENTER FOGO TERRA Gestão Diminuição das atividades repetitivas, inclusão de novas atividades voltadas à gestão eficiente do negócio Foco no Negócio Novas Atividades Padronização Dados Conhecimento Sumarização dos resultados em conhecimento para alcance da missão da Cooperativa Indicadores Relacionamento Análise Tendências

10 Benefícios Estratégia e o direcionamento da empresa em um conjunto de indicadores Visibilidade do negócio, atual e futura. Conhecimento Detalhado da Carteira de Clientes; Análise do tempo de permanência de um cliente na empresa e no produto Análise do grau de fidelidade do cliente; Identificação das patologias crônicas de cada cliente e perfil saúde; Montagem de Programa de Medicina Preventiva. Gerenciamento de Despesas Eventos de Assistência a Saúde: Definição de Programas de Gestão de Procedimentos Médicos de Alto Custo e Complexidade; Análise dos Produtos; O fornecimento das informações necessárias para todo o Cálculo Atuarial; Criação de novos Produtos de Planos de Saúde pelas Operadoras de Saúde; Plano de Adaptação de Contratos RN 64 da ANS; Fomento de Informações Informações para a Agência Nacional de Saúde Suplementar; Informações de Tomada à Decisão.

11 Alto custo em produzir, coletar, gerenciar e armazenar informações;
Considerações Finais Alto custo em produzir, coletar, gerenciar e armazenar informações; Disponibilidade e exclusividade de informações também tem um preço alto; Qualidade da informação impacta no seu valor percebido; Na tomada de decisões, a informação pode ser limitada com o tempo; Não eliminar ruído na informação é um risco; Pessoas com informação certa podem tomar decisão errada. Pessoas com a informação errada ainda podem tomar a decisão certa.

12 Projeto DataCenter – Case Unimed
O objetivo desse Projeto é oferecer os Recursos Técnicos necessários para uma Gestão Integrada das Cooperativas Médicas do Estado do Rio de Janeiro, através de um Centro Estadual de Processamento de Dados (DataCenter); Infra-Estrutura de Equipamentos; Conjunto de Sistemas Integrados Permite um Controle Efetivo dos Planos de Saúde, das áreas Administrativa, Financeira e Contábil em consonância com o Novo Modelo de Negócio do Mercado Saúde Suplementar; Implementa um modelo único de processos e informações em tempo real; Integra as Operadoras de Saúde e os sistemas de gestão possibilitando a geração de informações estratégicas para tomada de decisão

13 Construção de um armazém de dados através do Data Warehouse;
Recursos Implantados Manual Operacional Padrão Estadual (MOPE) com a definição de padrões de cadastros de informações; Revisão dos processos organizacionais das Operadoras de Saúde – Modelo 4 Elementos; Construção de um armazém de dados através do Data Warehouse; Sistema de Gestão de Planos de Saúde; ERP (Enterprise Resource Planning) ;

14 Resultados Montagem Programa de Procedimentos de Alto Custo e Complexidade em Cardiologia permitindo um atendimento diferenciado do cliente e controle dos Custos de Procedimentos Cardíacos, alcançando uma economia mensal de R$ 0,27 por cliente da Carteira de Plano de Saúde; Gerenciamento Custos de Consultas Médicas e Exames de Diagnose e Terapia de Baixa Complexidade através Intercâmbio Eletrônico alcançando uma economia mensal de R$ 0,20 por cliente da Carteira de Plano de Saúde; Montagem Programa de Procedimentos de Alto Custo e Complexidade de Oncologia alcançando uma economia mensal de R$ 0,12 por cliente da Carteira de Plano de Saúde com gerenciamento pelo Sistema de Tratamento de Oncologia; Criação Distribuidora de Materiais, Medicamentos, Órteses e Próteses com uma estimativa de uma economia mensal de R$ 0,14 por cliente da Carteira de Plano de Saúde com redução de 2% dos Custos; Revisão Processo de Cobrança e Pagamento de Contas Hospitalares envolvendo a Rede Hospitalar e Operadoras de Saúde através Sistema de Automação de Conta Hospitalar com uma estimativa de uma economia mensal de R$ 0,17 por cliente da Carteira de Plano de Saúde com redução de 0,5% dos Custos; Aumento 6,28% no Ano de 2003 da Carteira de Clientes de Plano de Saúde alcançando uma ampliação da Receita de R$ ,00 mensal;

15 Próximo Passo - Quinto Elemento
Implementação Balanced Score Card nas Cooperativas Médicas do Estado RJ

16 Quinto Elemento Estratégia Resultados Indicadores
Solução que implementa um Modelo de Gestão Estratégica para as Cooperativas Médicas fornecendo uma metodologia e a ferramenta necessária para a Tradução da Estratégia em Objetivos Operacionais que direcionam o Comportamento e as ações através de Indicadores para o alcance de um Crescimento Rentável Contínuo utilizando a Metodologia do Balanced Score Card.

17 Contato – Marcus Venicius V. de Sousa ACOL (21) 2507-4321
FIM Contato – Marcus Venicius V. de Sousa ACOL (21)


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