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Saulo Figueiredo Telefone: (11) 3141-1230 Como um Portal Corporativo e a Tecnologia da Informação podem ajudar.

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1 Saulo Figueiredo Telefone: (11) Como um Portal Corporativo e a Tecnologia da Informação podem ajudar os processos de Inteligência Competitiva nas Empresas. II GESITI - Sistemas e Tecnologias de Informação Aplicadas a Gestão em Organizações GESITI 2004 – 24 e 25 de Junho de 2004 – CenPRA - Campinas – São Paulo

2 Agenda O que fazemos; O que fazemos; Nossa abordagem; Nossa abordagem; Testando funcionalidades; Testando funcionalidades; Desafios; Desafios; Conclusões Finais. Conclusões Finais.

3 Nossa Atuação em Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Aprendizagem Corporativa - E-learning - Just in time learning. Portais de RH e Corporativos. Mapeamento de Competências. Groupware, Colaboração e Comunidades de Prática. Taxonomia e Agrupamentos de Informação. Gestão de Acervos Digitais (Informações Não Estruturadas). Inovação e Melhores Práticas. Business Intelligence (em sua essência).

4 Nossa Abordagem compreende a alavancagem e o uso dos seguintes conhecimentos:

5 BtoE: Uma nova maneira de trabalhar… Um único ponto de acesso. Presente Vários pontos de acesso as diversas aplicações. Passado

6 Personalização, integração com aplicações, SSO, conexão com dispositivos móveis, etc…

7 Foco Monitoração de informações estruturadas e não- estruturadas; Automatização de Busca; Tratamento de fontes formais; Monitoramento de Sites; Cinco forças de mercado (Michael Porter); Disseminação seletiva; Gestão da informação; Agrupamento automático de informações; Taxonomia; Agentes Inteligentes.

8 Uma Mudança Fundamental -10 Anos Estruturada Banco de Dados Internet Hoje Não-Estruturada / Word / HTML / etc Semi-Estruturada Doc Mgt / XML Atualmente, 80% dos negócios são conduzidos com informações não- estruturadas Gartner Group 85% de todos os dados armazenados estão em formato não-estruturado Butler Group A quantidade de dados não- estruturados duplica a cada 3 mêses Gartner Group Afeta todos os segmentos!

9 Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva (IC) é o processo contínuo de monitoramento do ambiente competitivo, que envolve a coleta legal e ética de informações, análises que não excluem conclusões desagradáveis, e disseminação de inteligência entre os tomadores de decisão da Empresa. SCIP

10 Ciclo de I.C.

11 Expectativa dos usuários de Portal Expectativa dos usuários de Portal

12 Abordagem Tradicional – Manual ??? Classificação Manual CustosoSem FocoInexato Várias Aplicações com Conteúdos Muito tempo de Busca

13 Taxonomia Personalizada

14 Taxonomia 1.Corporativa 2.Departamental 3.Personalizada / individual – Este tipo de taxonomia visa atender necessidades individuais de usuários. 4.Taxonomias podem ser construídas para atender a departamentos, comunidade de prática ou de interesses, processos, serviços e projetos específicos. 5.Taxonomia para atender diferentes stakeholders (fornecedores, clientes, acionistas, etc.) 6.Normalmente há espaço para uma mistura e uso de todas elas. Iniciativas híbridas. 7.As empresas podem aprender a tirar proveito da taxonomia, exibindo aquilo que elas querem que públicos específicos vejam.

15 Ferramenta de Criação de Taxonomia O exemplo abaixo ilustra uma taxonomia gráfica personalizada, criada pelo próprio usuário, atendendo suas necessidades específicas.

16 Relacionamento e Interação Pessoa x Informação Pessoa x Pessoa Informação x Informação

17 O que Autonomy faz exatamente?

18 Combina Acesso e Disseminação de Informações. Pull e Push

19 Pesquisas indicam que a maior parte dos recursos digitais das empresas não são acessíveis de forma corporativa. Pesquisas indicam que a maior parte dos recursos digitais das empresas não são acessíveis de forma corporativa. As informações encontram-se dispersas em Pcs, servidores, pastas de , sistemas de BI, CRM, ERP, GED, SCM e outros, forçando múltiplos acessos e buscas.As informações encontram-se dispersas em Pcs, servidores, pastas de , sistemas de BI, CRM, ERP, GED, SCM e outros, forçando múltiplos acessos e buscas. Um único comando – Varredura total.

20 Como funciona o demo!

21 Perguntas Flutuantes Durante a Demonstração 1 – Que problemas da empresa podemos resolver com ferramentas como esta? 2 - Como a minha empresa pode ganhar ou economizar dinheiro com softwares como este? 3- O que meu concorrente faria com uma esta tecnologia? 4- O que está por trás desta tecnologia e funcionalidades?

22 Demonstrações Internet

23 Mapas de Tópicos Mapas de Tópicos Modos novos e poderosos de navegar; Modos novos e poderosos de navegar; Outro paradigma de acesso a informações.

24 Clustering: Mapa 3D

25 Clustering: Spectrograph

26 Clustering: Mapa 2D

27 CEN Clustering: Spectrograph

28 Obrigado Saulo Figueiredo (11)

29 Mídia BBC BostonHerald BskyB Channel 4 Dooyoo Elsevier Libricum Eurosport Internet.com Knightridder McGraw Hill Rai Reuters SF Gate TF1 TiscaliEnergia BP Amoco GE Power Systems Halliburton Hydro Norsk Iberdrola IEEE US Depart. of Energy Solução para Todos os Segmentos Corporativo BP Amoco Ingersoll-rand Nestlé Phillip Morris PhilipsFarmacêutico Astra Zeneca BioQ GlaxoSmithkline LocusMedicus Novartis Organon SaludaliaGoverno DSTL (DERA ) DTI NASA Securicor UK Police Forces US Army US Dept. Of Defense Financeiro ABN Amro Danske Bank Deutsche Bank HSBC Investment Lloyds TSB Nomura RoyalSunAlliance Schroders Zurich FinancialTelecom AT&T Bell Atlantic Ericsson France Telecom Lucent Technologies Level 3 MCI Worldcom Nortel Sonera Telecom Italia Telia VoiceStream Tecnologia BEA Blue Martini Brio* Cap Gemini Compaq Divine* EMC Corporation Epiphany* Fujitsu HP IBM iManage Intel Juniper Networks Oracle Seagate Sun Sybase * Unisys Vignette*Jurídico Addleshaw Booth Butterworths Freshfields Manufatura Agilent Astra BAE Systems Daimler Chrysler Ford Motor Company General Motors Halliburton Skanska Volkswagen Consultoria AMR Research Butler Group Cluster Consulting KPMG SAIC E-Commerce Dennis Publishing Kataweb Telia Tesco Torget Yatack * OEM

30 Knowledge Management CRM ERP Market Inteligence Intranet Extranet Competitive Inteligence Fraud Detection IDOL – Intelligent Data Operating Layer

31 Active Products Leitura da Janela Ativa Sugestões de Conteúdo relevante de acordo com a janela ativa


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