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Gaspare Giuliano Bruno

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Apresentação em tema: "Gaspare Giuliano Bruno"— Transcrição da apresentação:

1 Gaspare Giuliano Bruno
Real Player 8.0 Gaspare Giuliano Bruno

2 Controle O Player pode ser controlado utilizando links com comandos específicos. Todos os comandos devem ter como destino o próprio player Comandos aceitos são play, stop, pause e seek.

3 Controle EX: <par> <a href=“command:play()&target=_player”> <image src="play.gif" region="play"/> </a> <a href=“command:seek(1:35)&target=_player”> <image src=”seek.gif" region=”seek"/> </a> </par>

4 Usando em HTML É possível se adicionar o real player a uma pagina HTML utilizando o elemento <EMBED> na pagina. O browser costuma associar as extensões .smil, .smi, .ram, .rpm, .rm, .rp, ra, rt. EX: <EMBED SRC="..." WIDTH=300 HEIGHT=134>

5 Usando em HTML É possível alguns parâmetros adicionais: autostart
nojava nologo numloops backgroundcolor

6 Usando em HTML Parâmetro CONTROLS:
Define como o “player” será apresentado. Lista completa de parâmetros em:

7 Usando em HTML Parâmetro CONSOLE
Une varias instancias do “player” que possuem o mesmo nome e a estiverem na mesma página. Todas as instancias com o mesmo CONSOLE possuem a mesma linha de tempo. Não é possível duas instancias tocarem ao mesmo tempo. Pode assumir também: _master ou _unique

8 Usando em HTML Parâmetro REGION:
Associa a região onde o plugin foi colocado a uma região de uma apresentação SMIL. Em conjunto com o comando CONSOLE, é possível se criar apresentações sincronizadas em regiões diferentes de uma pagina HTML.

9 Usando em HTML HTML: <EMBED SRC="sample.smil” WIDTH=250 HEIGHT=144 NOJAVA=true CONTROLS=ImageWindow REGION=video CONSOLE=player1> <EMBED SRC="sample.smil” WIDTH=120 HEIGHT=50 NOJAVA=true CONTROLS=ImageWindow REGION=texto CONSOLE=player1> SAMPLE.SMIL <par> <textstream src="news.rt" region=”texto"/> <video src="newsvid.rm" region="video"/> </par>

10 RealText Modelo de mídia criado pela real para apresentar textos formatados de maneira temporal. Formado por um elemento “window”, que define a mídia, e elementos de formatação textual e temporal.

11 Elemento Window Este elemento apresenta o formato da mídia.
Parâmetros: bgcolor duration height width loop link wordwrap

12 Elemento Window Parâmetro type:
informa o tipo de texto a ser apresentado. Valores: Generic tickertape marquee scrollingnews teleprompter

13 Elemento Window Parâmetro Crawlrate Parâmetro scrollrate
define velocidade horizontal (usado pelo TickerTape e Marquee) Parâmetro scrollrate define velocidade vertical (usado pelo generic, scrollingnews e teleprompter)

14 Elementos de formatação
Formatação temporal time begin define a hora em que o texto será visivel. time end define a hora em que o texto desaparece. Os tempos são relativos ao inicio da mídia

15 Elementos de Formatação
EX: <window duration=“30”> <time begin=“10”/> texto em 10s <time begin=“15” end=“20”> texto apresentado em 15s e retirado em 20s (visível por 5s) </window>

16 Elementos de Formatação
A formatação do texto segue os padrões do HTML: <b>..</b> <i>..</i> <br/> <center>..</center> <font ...> ... </font>

17 Elementos de Formatação
Elementos especiais: <clear/>: Limpa a área da mídia <tl>..</tl>: Texto superior da TickerTape <tu>..</tu>: Texto inferior da TickerTape <pos x=.. Y=.. />: Posiciona o texto em determinado local. Relativo a área da mídia.

18 RealText Exemplo <window type="tickertape" duration="1:00" width="350" loop="true" underline_hyperlinks="false" link="white"> <br/> <b> <tu> <a href="http://www.dowjones.com/">DJIA</a> </tu> <tl> </tl> <tu>NIKEI 225 Index</tu> <tl> </tl> </b> </window>

19 RealText Exemplo <window type="teleprompter" height="64" duration="25" bgcolor="lime" wordwrap="false"> <font face="system"> Out, out, brief candle! <br/><time begin="3.5"/>Life's but a walking shadow, a poor player <br/><time begin="7"/>That struts <time begin="8"/>and frets <time begin="9"/>his hour upon the stage <br/><time begin="12"/>And then is heard no more: <time begin="15"/>it is a tale <br/><time begin="16"/>Told by an idiot, <time begin="17.5"/>full of sound and fury, <br/><time begin="20"/>Signifying <time begin="22"/><font color="red">nothing.</font></font> </window>

20 RealPix Modelo de mídia criado pela real para apresentar imagens de maneira temporal. É possível apresentar imagens no formato GIF, JPEG e PNG É composto por um elemento <imfl> .. </imfl>, um cabeçalho <head/>, uma lista de imagens e elementos temporais.

21 RealPix <imfl> <head timeformat="dd:hh:mm:ss.xyz" duration="46" bitrate="12000" width="256" height="256” /> <image handle="1" name="jbeans.jpg"/> <image handle="2" name="peppers.jpg"/> <fill start="0" color="black"/> <fadein start="1" duration="2" target="1"/> <crossfade start="4" duration="3" target="2"/> </imfl>

22 Head O elemento <head /> define os dados de transmissão e visualização da mídia como um todo. Possui os parâmetros: bitrate duration timeformat width height

23 Lista de Imagens Todas as imagens a serem manipuladas devem antes ser declaradas. Isso é feito usando o elemento <image /> Parâmetros: handle name

24 Efeitos Sobre uma determinada imagem, deve-se aplicar um efeito temporal. Parâmetros: duration start target url

25 Fadein Este efeito, definido pelo elemento <fadein/>, permite uma transição gradual da imagem apresentada no momento para uma imagem definida. <fadein start="4" duration="3" target="2"/>

26 FadeOut O efeito <fadeout /> retira qualquer imagem presente no ambiente da mídia e substitui, de forma gradual, por uma cor determinada. Este efeito não possui o parâmetro target, mas possui um novo parâmetro, color. <fadeout start="10" duration="3" color=”black"/>

27 CrossFade O efeito <crossfade/> executa a transição gradual de uma imagem para outra, levando em conta a imagem contida no momento na região de apresentação.

28 Wipe <wipe /> realiza a transição instantânea para uma nova imagem. Possui um novo parâmetro, type, que pode assumir “push” ou “normal”, e direction, que pode assumir “left”, “right”, “up” ou “down” <wipe type="push" direction="left" start="10" duration="3" target="2"/>

29 Animate O elemento <animate/> é usado para executar animações presentes em gifs. Se uma gif animada é utilizada com qualquer outro tipo de efeito, apenas o primeiro frame é apresentado. Ex: <animate start="10" duration="30” target="2"/>

30 Fill O elemento <fill /> apenas preenche a área da mídia com uma determinada cor. Este elemento possui apenas os parametros start e color. Ex: <fill start="0" color="blue"/>

31 Alterando Imagens É possível, com qualquer efeito menos fadeout, utilizar apenas uma determinada área da imagem fonte para manipulação usando os parâmetros srcx, srcy, srcw, srch.

32 Alterando Imagens Da mesma forma, pode-se utilizar apenas uma região da mídia para visualização usando os paramentros dstx, dsty, dsth, dstw. É possível se ter duas imagens visíveis ao mesmo tempo.

33 ViewChange O Efeito <viewchange /> permite, utilizando os parâmetros de alteração de imagem, executar efeitos de zoom e pan na imagem corrente (a que esta visível atualmente). Ex: <viewchange start="4" duration="3" srcx="0" srcy="0" srcw="128" srch="128"/>

34 RealPlayer Fonte: FIM


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