A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DRE - ARAGUAÍNA Avançar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DRE - ARAGUAÍNA Avançar."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DRE - ARAGUAÍNA Avançar

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar O PAPEL DO GESTOR E DO SUPORTE PEDAGÓGICO

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar ÂMBITOS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA GESTÃO Suporte Pedagógico Junto à DRE/ SEDUC Junto aos especialistas afins Junto à Comunidade em geral Junto aos educadores Junto aos alunos Junto aos familiares Junto aos servidores

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar NOVA CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Romper com a divisão entre concepção e execução – CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS. Fortalecer a democratização do processo pedagógico, a valorização do planejamento e o funcionamento da escola.

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar LIDERAR EXIGE: Paciência (demonstrar autocontrole) Compromisso (ser fiel a sua escolha) Honestidade (ser honrado, transparente) Perdão (não ter ressentimento) Altruísmo (atender as necessidades dos outros) Respeito (tratar as pessoas com importância) Humildade (demonstrar ausência de orgulho) Gentileza (tratar os outros com cortesia)

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DEMANDAS ATUAIS PARA OS EDUCADORES (Perrenoud) Prática reflexiva Profissionalização (Formação continuada) Trabalho em equipe e por projetos Autonomia e responsabilidade crescentes Enfim, precisam preparar-se para: Decidir na incerteza e agir na urgência

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Priorizada e assessorada. Gestor e Suporte. Orientada e avaliada. Gestor e Suporte. Manter a equipe docente mobilizada e comprometida com a formação. FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Formação voltada para a construção de competências e habilidades p/ o fazer. Formação técnico- científica embasamento teórico. (subjetiva-afetiva) DIMENSÃO PROFISSIONAL Uma dimensão complementa e enriquece a outra. FORMAÇÃO (objetiva-racional)

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Grupos de estudo nas horas-atividades Eventos e especialização Estudos autônomos específicos Favorecer a melhoria contínua da qualidade de ensino da U.E.. PROCESSO DE (AUTO)FORMAÇÃO

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Contemplar as necessidades de melhoria de cada educador TEMATIZAÇÃO/TEORIZAÇÃO SITUAÇÕES PRÁTICAS O fazer pedagógico As Mudanças Observar Registrar Discutir

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Manter vínculo de confiança formando parcerias Planejar, coordenar e manter diálogo permanente com diferentes interlocutores. Observar sistematicamente o(a) professor(a) na sua atuação diária. ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Conversar sobre adequações observadas (investir nas mudanças). Analisar as diferentes atuações e dar retornos construtivos Ajudar os(as) professores(as) a desenvolverem a sua capacidade de articular recursos cognitivos múltiplos

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Ajudar a construir uma nova visão do erro ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE Estabelecer metas de atuação, capacitação e transformação da prática Negociar as formas de operacionaliza ção das metas estabelecer conjuntamente os critérios de avaliação.

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE Valorizar as didáticas específica. Discutir os instrumentos de avaliação e atividades para promover troca de experiências. Estimular a busca de respostas significativas para os encaminhamentos didáticos. Alimentar a ação do(a) professor(a) Avaliar o percurso particular para incentivar a busca.

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar GESTÃO E SUPORTE PEDAGÓGICO FUNÇÃO Articular a construção coletiva de um projeto pedagógico. Investir em um plano de formação continuada. Priorizar o desenvolvimento profissional/técnico.

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar FORMAÇÃO NA ESCOLA Gestor em ação. GOIATINS Prof. Edmilson

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar ESTRATÉGIAS FORMATIVAS 1º) Conversas individuais para apreciar a prática. 4º) Incentivo aos estudos e pesquisas individuais 6º) Discussão em pequenos e grandes grupos após apreciação dos resultados 5º) Observações da atuação para orientar. 3º) Participação em grupos de estudo das necessidades de gestão pedagógica. 2º) Discussão em grupo (avaliação da UE).

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar ESTRATÉGIAS FORMATIVAS 7º) Valorizar a participação em eventos de natureza diversa (cursos, oficinas, palestras, congressos, especialização,...); 10º) Promover momentos conjuntos nas horas- atividades. 9º)Observação dos mais experientes atuando para mediar a troca de experiências bem sucedidas. 8º) Valorizar as intervenções em equipe a partir de problemas emergentes da prática.

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Bibliografia LIBANÊO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiás: Alternativa, PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-6pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5a ed. São Paulo: Libertad, 2004.


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar DRE - ARAGUAÍNA Avançar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google