A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar."— Transcrição da apresentação:

1 26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar

2 O PAPEL DO GESTOR E DO SUPORTE PEDAGÓGICO

3

4 ÂMBITOS DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA
Junto à DRE/ SEDUC Junto aos especialistas afins Junto aos educadores GESTÃO Suporte Pedagógico Junto aos alunos Junto à Comunidade em geral Junto aos familiares Junto aos servidores

5 NOVA CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR
Romper com a divisão entre concepção e execução – CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS. Fortalecer a democratização do processo pedagógico, a valorização do planejamento e o funcionamento da escola.

6 LIDERAR EXIGE: Paciência (demonstrar autocontrole)
Gentileza (tratar os outros com cortesia) Humildade (demonstrar ausência de orgulho) Respeito (tratar as pessoas com importância) Altruísmo (atender as necessidades dos outros) Perdão (não ter ressentimento) Honestidade (ser honrado, transparente) Compromisso (ser fiel a sua escolha)

7 Profissionalização (Formação continuada)
DEMANDAS ATUAIS PARA OS EDUCADORES (Perrenoud) Prática reflexiva Profissionalização (Formação continuada) Trabalho em equipe e por projetos Autonomia e responsabilidade crescentes Enfim, precisam preparar-se para: Decidir na incerteza e agir na urgência

8 FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
Priorizada e assessorada. Gestor e Suporte. Orientada e avaliada. Gestor e Suporte. Manter a equipe docente mobilizada e comprometida com a formação.

9 DIMENSÃO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DIMENSÃO PROFISSIONAL (subjetiva-afetiva) (objetiva-racional) Formação voltada para a construção de competências e habilidades p/ o fazer. Formação técnico-científica embasamento teórico. Uma dimensão complementa e enriquece a outra.

10 PROCESSO DE (AUTO)FORMAÇÃO
Grupos de estudo nas horas-atividades Estudos autônomos específicos PROCESSO DE (AUTO)FORMAÇÃO Eventos e especialização Favorecer a melhoria contínua da qualidade de ensino da U.E..

11 Observar Discutir Registrar
TEMATIZAÇÃO/TEORIZAÇÃO SITUAÇÕES PRÁTICAS Observar Discutir Registrar O fazer pedagógico As Mudanças Contemplar as necessidades de melhoria de cada educador

12

13 ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE
Planejar, coordenar e manter diálogo permanente com diferentes interlocutores. Observar sistematicamente o(a) professor(a) na sua atuação diária. Manter vínculo de confiança formando parcerias

14 ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE
Conversar sobre adequações observadas (investir nas mudanças). Ajudar os(as) professores(as) a desenvolverem a sua capacidade de articular recursos cognitivos múltiplos Analisar as diferentes atuações e dar retornos construtivos

15 Ajudar a construir uma nova visão do erro
Estabelecer metas de atuação, capacitação e transformação da prática Ajudar a construir uma nova visão do erro ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE estabelecer conjuntamente os critérios de avaliação. Negociar as formas de operacionalização das metas

16 Valorizar as didáticas específica. Alimentar a ação do(a) professor(a)
Avaliar o percurso particular para incentivar a busca. Discutir os instrumentos de avaliação e atividades para promover troca de experiências. ATUAÇÃO DO GESTOR E DO SUPORTE Estimular a busca de respostas significativas para os encaminhamentos didáticos. Valorizar as didáticas específica. Alimentar a ação do(a) professor(a)

17 GESTÃO E SUPORTE PEDAGÓGICO
FUNÇÃO Articular a construção coletiva de um projeto pedagógico. Priorizar o desenvolvimento profissional/técnico. Investir em um plano de formação continuada.

18

19 Gestor em ação. GOIATINS
FORMAÇÃO NA ESCOLA Gestor em ação. GOIATINS Prof. Edmilson

20 ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
1º) Conversas individuais para apreciar a prática. 2º) Discussão em grupo (avaliação da UE). 3º) Participação em grupos de estudo das necessidades de gestão pedagógica. 4º) Incentivo aos estudos e pesquisas individuais 5º) Observações da atuação para orientar. 6º) Discussão em pequenos e grandes grupos após apreciação dos resultados

21 ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
7º) Valorizar a participação em eventos de natureza diversa (cursos, oficinas, palestras, congressos, especialização, ...); 8º) Valorizar as intervenções em equipe a partir de problemas emergentes da prática. 9º)Observação dos mais experientes atuando para mediar a troca de experiências bem sucedidas. 10º) Promover momentos conjuntos nas horas-atividades.

22 Bibliografia LIBANÊO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiás: Alternativa, 2006. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-6pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5a ed. São Paulo: Libertad, 2004.


Carregar ppt "26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google