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Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.

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Apresentação em tema: "Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura

2 1º Reunião de trabalho Censo Escolar da Educação Básica em 2010

3 Relatórios Gerenciais

4 Disponível no Sistema para os perfis: Disponível no Sistema para os perfis: 1.Inep 2.Estado Este ano serão disponibilizados também para os perfis: Este ano serão disponibilizados também para os perfis: 1.Regional 2.Município

5 Relatórios Gerenciais Objetivo: Objetivo: Agilizar as correções e verificações das inconsistências que não podem ser implementadas diretamente no Sistema Educacenso.

6 Relatórios Gerenciais Relatórios Disponibilizados: Relação de situação das escolas e número de matrículas; Relação de situação das escolas e número de matrículas; Relação de escolas que não iniciaram o Censo em 2010; Relação de escolas que não iniciaram o Censo em 2010; Status : obrigatória a correção

7 Relatórios Gerenciais Relação de alunos que possuem mais de um vínculo de escolarização na mesma escola; Relação de alunos que possuem mais de um vínculo de escolarização na mesma escola; Observação: não será permitido o vinculo de alunos em horários coincidentes na mesma escola e, também, em escolas diferentes no mesmo município e mesma dependência administrativa.Observação: não será permitido o vinculo de alunos em horários coincidentes na mesma escola e, também, em escolas diferentes no mesmo município e mesma dependência administrativa. Status : poderá ser justificado os alunos que estão em etapas compatíveis, os demais deverão ser corrigidos.Status : poderá ser justificado os alunos que estão em etapas compatíveis, os demais deverão ser corrigidos.

8 Relatórios Gerenciais Relação de alunos vinculados em escolas diferentes no mesmo estado em horário que não se coincidem. Serão divididos em: Relação de alunos vinculados em escolas diferentes no mesmo estado em horário que não se coincidem. Serão divididos em: 1.Alunos vinculados no mesmo município e dependência administrativa; 2.Alunos vinculados no mesmo município e dependências distintas; 3.Alunos vinculados em diferentes municípios. Status : os caso 1 e 2 poderão ser justificados desde que os alunos estejam em etapas iguais de ensino ou com no máximo um nível de ensino de diferença e, no caso 3 deverão estar também em municípios limítrofes.

9 Relatórios Gerenciais Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários coincidentes; Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários coincidentes; Status : obrigatória a correção Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários que não se coincidem; Relação de alunos vinculados em escolas de diferentes estados em horários que não se coincidem; Status : Poderá ser justificado se os estados forem limítrofes e se os alunos forem vinculados em etapas iguais ou com no máximo um nível de ensino de diferença

10 Relatórios Gerenciais Relação de alunos vinculados somente em turmas de atividade complementar Relação de alunos vinculados somente em turmas de atividade complementar Relação de alunos vinculados somente no atendimento educacional especializado – AEE Relação de alunos vinculados somente no atendimento educacional especializado – AEE Obs: sem matrícula em turmas de escolarização. Status : obrigatória a correção

11 Relatórios de acompanhamento que serão enviados para os Estados

12 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas com alteração de dependência administrativa de 2009 para 2010; Relação de escolas com alteração de dependência administrativa de 2009 para 2010; Relação de escolas com alteração de Município de 2009 para 2010; Relação de escolas com alteração de Município de 2009 para 2010; Relação de escolas filantrópicas ou comunitárias que não informaram a mantenedora da escola privada (PNLD); Relação de escolas filantrópicas ou comunitárias que não informaram a mantenedora da escola privada (PNLD);

13 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas ativas em 2009 que se encontram paralisadas ou extintas em 2010 Relação de escolas ativas em 2009 que se encontram paralisadas ou extintas em 2010 Relação de escolas com abastecimento de energia elétrica, água, esgoto sanitário e água filtrada existentes em 2009 não existentes em 2010 (ou vice-versa); Relação de escolas com abastecimento de energia elétrica, água, esgoto sanitário e água filtrada existentes em 2009 não existentes em 2010 (ou vice-versa); Relação de escolas filantrópicas que não oferecem Alimentação Escolar (PNAE); Relação de escolas filantrópicas que não oferecem Alimentação Escolar (PNAE); Relação de escolas novas; Relação de escolas novas;

14 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas com computadores, de uso dos alunos, que não informaram possuir laboratório de informática; Relação de escolas com computadores, de uso dos alunos, que não informaram possuir laboratório de informática; Relação de escolas com dependências existentes em 2009 e não existentes em 2010; Relação de escolas com dependências existentes em 2009 e não existentes em 2010; Relação de escolas que informaram possuir TV, DVD ou antena parabólica em 2009 e não informaram em 2010; Relação de escolas que informaram possuir TV, DVD ou antena parabólica em 2009 e não informaram em 2010;

15 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas que informaram ter localização diferenciada em terra indígena em 2009 e não informaram em 2010; Relação de escolas que informaram ter localização diferenciada em terra indígena em 2009 e não informaram em 2010; Relação de escolas que mudaram a localização e zona da escola de 2009 para 2010; Relação de escolas localizadas em área de assentamento; Relação de escolas localizadas em área de assentamento; Relação de escolas localizadas em terra indígena; Relação de escolas localizadas em terra indígena;

16 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas com alteração de regional de 2009 para 2010; Relação de escolas com alteração de regional de 2009 para 2010; Relação de escolas com nomes diferentes em 2009 para 2010; Relação de escolas com nomes diferentes em 2009 para 2010; Relação de escolas ativas com menos de 05 vínculos; Relação de escolas ativas com menos de 05 vínculos; Relação de escolas que possuem Sala de Recursos Multifuncionais e não oferecem o Atendimento Educacional Especializado - AEE (vice-versa); Relação de escolas que possuem Sala de Recursos Multifuncionais e não oferecem o Atendimento Educacional Especializado - AEE (vice-versa);

17 Cadastro de Escola Relatórios que podem ser justificados: Relação de escolas que oferecem Atividade Complementar e Atendimento Educacional Especializado e não oferecem escolarização. Relação de escolas que oferecem Atividade Complementar e Atendimento Educacional Especializado e não oferecem escolarização. Relação de escolas paralisadas e extintas sem a informação de autenticação. Relação de escolas paralisadas e extintas sem a informação de autenticação.

18 Cadastro de Turma Relatórios que podem ser justificados: Relação de turmas com horário inferior a 01 hora na EJA; Relação de turmas com horário inferior a 01 hora na EJA; Relação de Turmas com horário inferior a 03 horas no ensino regular; Relação de Turmas com horário inferior a 03 horas no ensino regular; Relação de turmas com horário inferior a 03 horas no ensino especial; Relação de turmas com horário inferior a 03 horas no ensino especial;

19 Cadastro de Turma Relatórios que podem ser justificados: Relação de turmas com horário de início inferior a 6h30m; Relação de turmas com horário de início inferior a 6h30m; Relação de turmas que possuem apenas 01 aluno vinculado. Relação de turmas que possuem apenas 01 aluno vinculado. Relação de turmas que não possuem docente vinculado (exceto de creche); Relação de turmas que não possuem docente vinculado (exceto de creche); Relação de turmas de creche que não possuem docentes ou auxiliares de educação infantil. Relação de turmas de creche que não possuem docentes ou auxiliares de educação infantil.

20 Cadastro de Docente Relatórios que podem ser justificados: Relação de docentes com escolaridade incompatível à etapa de ensino que lecionam; Relação de docentes com escolaridade incompatível à etapa de ensino que lecionam; Relação de docentes que lecionam em mais de 5 escolas. Relação de docentes que lecionam em mais de 5 escolas. Relação de docentes que lecionam em escolas de diferentes estados; Relação de docentes que lecionam em escolas de diferentes estados; Obs: poderão ser justificados os que estão em estados limítrofes. Relação de docentes com ano de nascimento menor que 1920 ou maior que 1994; Relação de docentes com ano de nascimento menor que 1920 ou maior que 1994;

21 Cadastro de Aluno Relatórios que podem ser justificados: Número de alunos do ensino fundamental, vinculados em escola estadual e com transporte escolar feito pelo poder público municipal; Número de alunos do ensino fundamental, vinculados em escola municipal e com transporte escolar feito pelo poder público estadual; Relação de alunos com ano de nascimento menor que 1921 ou maior que 2010; Relação de alunos que residem em estado diferente do estado da escola;

22 Cadastro de Aluno Relatórios que podem ser justificados: Relação de alunos vinculados na Educação Infantil com idade incompatível; Relação de alunos vinculados na Educação Infantil com idade incompatível; Obs: existem idades que devem ser corrigidas(Definir) Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental - diurno com idade incompatível; Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental - diurno com idade incompatível; Obs: existem idades que devem ser corrigidas (Definir) Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental - noturno com idade incompatível; Relação de alunos vinculados no Ensino Fundamental - noturno com idade incompatível; Obs: existem idades que devem ser corrigidas(Definir)

23 Cadastro de Aluno Relatórios que podem ser justificados: Relação de alunos vinculados no Ensino Médio com idade incompatível; Relação de alunos vinculados no Ensino Médio com idade incompatível; Obs: existem idades que devem ser corrigidas(Definir) Relação de alunos vinculados na Educação de Jovens e Adultos com idade incompatível;Relação de alunos vinculados na Educação de Jovens e Adultos com idade incompatível; Obs: existem idades que devem ser corrigidas (Definir)

24 Cadastro de Aluno Relatórios que devem ser corrigidos: Relação de alunos admitidos após o Censo (Situação do Aluno) e informados como falecidos no ano anterior e vinculados no ano corrente; Relação de alunos admitidos após o Censo (Situação do Aluno) e informados como falecidos no ano anterior e vinculados no ano corrente; Relação de alunos informados como falecido no ano anterior e com vínculo no ano corrente; Relação de alunos informados como falecido no ano anterior e com vínculo no ano corrente; Relação de alunos com mais de um cadastro no mesmo estado (possíveis duplicados). Relação de alunos com mais de um cadastro no mesmo estado (possíveis duplicados).

25 Cadastro de Aluno Relatórios que devem ser corrigidos: Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Concomitante e não possuem vínculo no Ensino Médio; Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Concomitante e não possuem vínculo no Ensino Médio; Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Subsequente e possuem vínculo em outra etapa de ensino; Relação de alunos vinculados na Educação Profissional Subsequente e possuem vínculo em outra etapa de ensino; Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atendimento Educacional Especializado (AEE) no mesmo horário (mesma escola); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atendimento Educacional Especializado (AEE) no mesmo horário (mesma escola);

26 Cadastro de Aluno Relatórios que devem ser corrigidos: Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atendimento Educacional Especializado (AEE) no mesmo horário (escola diferente no mesmo estado); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atendimento Educacional Especializado (AEE) no mesmo horário (escola diferente no mesmo estado); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atividade Complementar no mesmo horário (mesma escola); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atividade Complementar no mesmo horário (mesma escola); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atividade Complementar no mesmo horário (escola diferente no mesmo estado); Relação de alunos vinculados na Escolarização e Atividade Complementar no mesmo horário (escola diferente no mesmo estado);

27 Relatórios Gerenciais Importância das correções dos relatórios: Estamos no 4º ano da coleta do Censo Escolar por aluno e docente, com isso já alcançamos: Estamos no 4º ano da coleta do Censo Escolar por aluno e docente, com isso já alcançamos: 1.Estabilidade do Sistema; 2.Devemos nos voltar para a qualidade dos dados declarados ao Censo Escolar. Os dados estarão consistentes e com isso o Inep, estados e municípios estarão resguardados perante os órgãos de controle: Os dados estarão consistentes e com isso o Inep, estados e municípios estarão resguardados perante os órgãos de controle: CGU e TCU

28 Relatórios Gerências Importância das correções dos relatórios: Os dados estarão consistentes e com isso o Inep, estados e municípios estarão resguardados perante os órgãos de controle: Os dados estarão consistentes e com isso o Inep, estados e municípios estarão resguardados perante os órgãos de controle: CGU e TCU CGU e TCU

29 Telefones: (63) /


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