A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital é aprender. (Aristóteles) PENSAMENTO

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar FORMAÇÃO CONTINUADA DO ENSINO MÉDIO 2008 MÓDULO IV 22 a 25 de ABRIL

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar I - Tempo de duração: 32 horas II – Finalidade A finalidade desta etapa é promover o estudo dirigido da Proposta Curricular, incentivar a pesquisa, a produção teórica e metodológica, dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino e assegurar a educação continuada em serviço.

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar III – Expectativa de Aprendizagem Espera-se que os participantes compreendam a dimensão da Proposta Curricular do Ensino Médio através dos principais questionamentos que envolvem o educando do Ensino Médio por meio do estudo dos Componentes Curriculares e utilizem a mesma em sua prática pedagógica.

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar IV – Conteúdos Educando do Ensino Médio em Questão. Projeto da Formação Continuada para 2008/2009 à aplicabilidade da Proposta Curricular e o Módulo IV, atual. Caracterização das Áreas de Conhecimento. Caracterização dos Componentes Curriculares. Eixos Temáticos dos Componentes Curriculares. Metodologia dos Componentes Curriculares.

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar V - Material necessário: Proposta Curricular Preliminar do Ensino Médio; Filmes, TV, DVD (projetor multimídia); Aparelho de Som; Revistas para consulta, revistas para recorte; Papel pardo, Cartolina, papel A4; Tesoura, cola, fita adesiva, pincel atômico; Acesso a Biblioteca, acesso a internet.

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Período Matutino dia 22 de Abril – terça Tema: O Ensino Médio em Questão Na edição do mês de janeiro, a revista nova escola trouxe uma reportagem sobre o currículo. A matéria inicia-se assim: durante um congresso realizado em Brasília em 2006, um professor fez o seguinte desabafo: todos os anos, ao preparar meu planejamento, me sinto como um aventureiro perdido no meio da floresta, munido de bússola com uma agulha que não funciona.

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Sugerimos: No primeiro dia da formação continuada que os professores discutam, vivenciem, troquem experiências, à partir de uma palestra, cuja temática geral deverá abranger as interfaces do Ensino médio, em questão.

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Interfaces do Ensino médio, em questão. Temas que poderão ser abordados: Sexualidade; Drogas (formas preventivas); Respeito à diversidade; A cultura da paz nas escolas; Os quatro pilares da educação estabelecidos pela UNESCO; Potencial criativo dos jovens, esporte e os valores éticos do século XXI.

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Período Vespertino dia 22 de Abril – terça Tema: Módulo IV e o Projeto da Formação Continuada para 2008/2009

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar No período vespertino sugere-se A apresentação do Módulo IV O projeto de Formação Continuada 2008/2009. Para nortear a discussão a Coordenadoria de Currículo e Formação do Ensino Médio enviará anexo a proposta prevista para o biênio 2008 e 2009 e aguarda as contribuições dos professores através de suas DREs.

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Período dia 23 de Abril – quarta Para nortear as atividades da Formação Continuada do segundo dia propomos a discussão de duas temáticas: felicidade e tempo, que serão desenvolvidas por áreas de conhecimento. As duas temáticas supracitadas têm o objetivo de provocar reflexões sobre o papel de cada área de conhecimento diante de questões tão cruciais para o ser humano no contexto atual.

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Qual a articulação das três áreas de conhecimento para a promoção de um profissional mais feliz e equilibrado no tempo histórico e social no qual está inserido? Para subsidiar esta discussão será enviado, anexo, textos norteadores sobre as duas temáticas em questão. Textos: Anexo 1 – No Tempo das Andorinhas Anexo 2 – A Felicidade

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SUGESTÃO Período Matutino dia 23 de Abril – quarta Primeiro Passo - Felicidade e Tempo e o Trabalho do Educador do Ensino Médio. Segundo Passo - Felicidade e Tempo e as Competências Básicas da Proposta Curricular do Ensino Médio. Período Vespertino dia 23 de Abril – quarta Terceiro passo - Felicidade e Tempo e a Nova Tipologia de Conteúdos. Quarto passo - Felicidade e Tempo e a Caracterização das Áreas de Conhecimento.

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Para o enriquecimento dessas discussões sugerimos: utilização dos recursos tecnológicos disponíveis nas unidades escolares. Tais como: sala de vídeo, internet, aparelho de som e letras de músicas; visitas a lugares que ofereçam elementos para a vivência e a troca de experiência entre os componentes curriculares das três áreas do conhecimento (Linguagens, Humanas e Ciências da Natureza).

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Período dias 24 e 25 de Abril – quinta e sexta Texto introdutório da caracterização das disciplinas: UNICEF se Alarma com a Educação no Brasil. Nossa meta e nossos desafios nesta formação são: Meta - Potencializar a prática pedagógica a partir das proposições da caracterização da disciplina, da correlação eixos temáticos, metodologias diversificadas x princípios sustentadores da Proposta Curricular.

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Desafio 01 – Encontrar, ou inserir na caracterização da sua disciplina os seguintes temas: a.Meio ambiente; b.Utilização de energia; c.Valores e atitudes para manter convivência e a solidariedade nas relações sociais e individuais.

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Desafio 02 – Correlacionar os Princípios Sustentadores da Proposta Curricular do Ensino Médio com o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos Eixos Temáticos de cada disciplina. Conforme os seguintes questionamentos: a.Como a correlação do eixo... Com o princípio... poderá contribuir na sua disciplina para a cultura de paz?

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar b. Como a correlação do eixo... Com o princípio... Poderá contribuir para o desenvolvimento do potencial criativo dos educandos do ensino médio? c. Como a correlação do eixo... Com o princípio... Poderá influir na maneira de planejar as atividades de aprendizagens culturais, artísticas, científicas e de valores?

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar d. Como a correlação do eixo... Com o princípio... Poderá evidenciar os pilares da educação estabelecidos pela UNESCO: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver. e. Como a correlação do eixo... Com o princípio... Poderá contribuir para formar e consolidar mentes éticas para o enfrentamento das incertezas do século 21?.

23 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Desafio 03 – Elaborar estudo dirigido para o desenvolvimento de atividades práticas, fazendo a correlação da Metodologia de ensino da disciplina de... com os Princípios Sustentadores da Proposta Curricular. Conforme sugestões abaixo: a. Leitura; b. Produção textual; c. Experimentos científicos; d. Pesquisa em campo; e. Filmes; f. Socialização de experiências e outros.

24 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Gostaríamos de agradecer as sugestões e de registrar que vocês podem entrar em contato conosco a qualquer momento, na Coordenadoria de Currículo e Formação do Ensino Médio, através dos telefones (63) 3218-1449 ou 1437. e-mail: curriculomedio@seduc.to.gov.br

25 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SUGESTÃO DE PAUTA Ensino Fundamental 22 a 25 de abril de 2008

26 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Disciplinas: História,Geografia,Língua Inglesa,Ciências e Educação Física.

27 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Dia 22 Terça-feira: Estudo de Referencial - Competências e Habilidades por disciplina; Atividade:Elencar os conteúdos de acordo com a tabela de Competências e Habilidades do Referencial, por ano e disciplina(Disponibilizar livros de cada disciplina e de todos os anos).

28 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Dia 23 Quarta-feira: Manhã Leitura do módulo, escolha e preparação de três oficinas para cada disciplina; Dia 23 Quarta-feira: Tarde Socialização das oficinas

29 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Dia 24 Quinta-feira: Manhã Continuação da Socialização das oficinas e conclusão dos estudos do módulo; Dia 24 Quinta-feira: Tarde Apresentação de experiências que obtiveram êxito por disciplina.

30 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Dia 25 Sexta-feira: A escola trabalhará temáticas de acordo com sua necessidade.

31 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar INFORMES: Nos municípios que têm mais de uma escola, a formação deve acontecer por pólo; As tarefas serão divididas entre as escolas, dando ênfase às áreas de conhecimento; A frequência deve ser utilizado o formulário padrão e digitada por escola; Uma frequência para o ensino fundamental e outra para o ensino médio; Matriz de competências e habilidades de cada disciplina estará disponível no site:www.drearaguaina.com.br

32 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

33 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar

34 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google