A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CANTANDO, APRENDENDO E DESCONTRAINDO COM A BIOLOGIA BIOMÚSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CANTANDO, APRENDENDO E DESCONTRAINDO COM A BIOLOGIA BIOMÚSICA."— Transcrição da apresentação:

1 CANTANDO, APRENDENDO E DESCONTRAINDO COM A BIOLOGIA BIOMÚSICA

2 Hugo Rodrigues de Figueiredo Hugo Rodrigues de Figueiredo Biólogo e Músico Biólogo e Músico Professor – Colégio Estadual Jorge Amado Professor – Colégio Estadual Jorge Amado (63) (63)

3 Apresentação Diante das dificuldades de se encontrar recursos didáticos que desperte o interesse do alunado para o mundo dos conhecimentos biológicos, investimos na biomúsica pois a mesma faz com que a aula se torne prazerosa, quebrando a rotina do giz e do quadro. É um método de fácil absorção do conhecimento e instiga o aluno a penetrar nos textos de biologia e elaborar conceitos em forma de música. Diante das dificuldades de se encontrar recursos didáticos que desperte o interesse do alunado para o mundo dos conhecimentos biológicos, investimos na biomúsica pois a mesma faz com que a aula se torne prazerosa, quebrando a rotina do giz e do quadro. É um método de fácil absorção do conhecimento e instiga o aluno a penetrar nos textos de biologia e elaborar conceitos em forma de música.

4 Esta técnica também capacita o aluno a questionar os processos naturais, identificando irregularidades, apresentando interpretações e soluções. Promove um aprendizado ativo, que se distancia da simples memorização dos nomes de organismos, sistemas ou processos e os conteúdos se apresentam como problemas a serem resolvidos de forma curiosa e articuladora. Esta técnica também capacita o aluno a questionar os processos naturais, identificando irregularidades, apresentando interpretações e soluções. Promove um aprendizado ativo, que se distancia da simples memorização dos nomes de organismos, sistemas ou processos e os conteúdos se apresentam como problemas a serem resolvidos de forma curiosa e articuladora.

5 Objetivos Aumentar o nível de interesse do aluno pela disciplina Biologia e pela escola; Aumentar o nível de interesse do aluno pela disciplina Biologia e pela escola; Entender a importância da Biologia para a vida do ser humano; Entender a importância da Biologia para a vida do ser humano; Promover rápida absorção dos conteúdos Biológicos; Promover rápida absorção dos conteúdos Biológicos; Sair da rotina do dia a dia da sala de aula; Sair da rotina do dia a dia da sala de aula;

6 Fazer a integração do aluno na cultura musical proporcionando o desvio das drogas nocivas; Fazer a integração do aluno na cultura musical proporcionando o desvio das drogas nocivas; Aumentar a participação do aluno e redução da indisciplina; Aumentar a participação do aluno e redução da indisciplina; Reduzir o abandono escolar; Reduzir o abandono escolar; Descobrir talentos; Descobrir talentos; Descobrir talentos para a formação de uma banda de música na escola. Descobrir talentos para a formação de uma banda de música na escola.

7 Metodologias Ler livros de Biologia; Ler livros de Biologia; Resumir textos; Resumir textos; Escutar músicas conhecidas e solicitar aos alunos que modelem-nas com textos de Biologia aproveitando seu ritmo e harmonia para a memorização dos conteúdos; Escutar músicas conhecidas e solicitar aos alunos que modelem-nas com textos de Biologia aproveitando seu ritmo e harmonia para a memorização dos conteúdos;

8 Gravar as músicas em CDs; Gravar as músicas em CDs; Apresentar as músicas em salas de aulas e eventos escolares; Apresentar as músicas em salas de aulas e eventos escolares; Apresentação de músicas de vários estilos nos eventos escolares. Apresentação de músicas de vários estilos nos eventos escolares.

9 Atividades Previstas Leitura, estudo e resumo de textos; Leitura, estudo e resumo de textos; Criação de paródias, com letras modeladas conforme o estudo realizado; Criação de paródias, com letras modeladas conforme o estudo realizado; Apresentação das músicas em sala; Apresentação das músicas em sala; Seleção de alunos com talentos musicais; Seleção de alunos com talentos musicais; Formação da banda de música da escola; Formação da banda de música da escola; Escolha do nome da banda pelos alunos; Escolha do nome da banda pelos alunos;

10 Apresentação da banda nos eventos escolares; Apresentação da banda nos eventos escolares; Divulgação da banda na comunidade e entre as outras escolas; Divulgação da banda na comunidade e entre as outras escolas; Apresentação da banda em eventos da DRE. Apresentação da banda em eventos da DRE.

11 Disciplinas Envolvidas o Biologia o Ciências o Língua Portuguesa o Educação Artísitica

12 Público Alvo Alunos do Ensino Médio, Fundamental e a Comunidade. Alunos do Ensino Médio, Fundamental e a Comunidade.

13 Período de Execução Durante o ano letivo. Durante o ano letivo.

14 Resultados Melhorar aproveitamento nas aulas de Biologia, tornando-as mais prazerosas e dinâmicas; Melhorar aproveitamento nas aulas de Biologia, tornando-as mais prazerosas e dinâmicas; Melhores índices de aproveitamento na disciplina; Melhores índices de aproveitamento na disciplina; Formação da banda de música da escola; Formação da banda de música da escola; Participação de alunos em festivais de músicas. Participação de alunos em festivais de músicas.

15 Aumentar a participação dos alunos em atividades escolares; Aumentar a participação dos alunos em atividades escolares; Redução do abandono escolar; Redução do abandono escolar; Desenvolvimento da consciência sobre a importância da Biologia para o desenvolvimento da vida. Desenvolvimento da consciência sobre a importância da Biologia para o desenvolvimento da vida. Gravação de Biomúsicas em CD. Gravação de Biomúsicas em CD.

16 Conclusão Percebemos que esse trabalho muito contribuirá para o bom desempenho acadêmico dos alunos na disciplina de Biologia, e o desenvolvimento da consciência quanto a importância desta para a vida do ser humano, aumentando a participação do aluno, reduzindo a indisciplina e colaborando para a permanência deste na escola. Percebemos que esse trabalho muito contribuirá para o bom desempenho acadêmico dos alunos na disciplina de Biologia, e o desenvolvimento da consciência quanto a importância desta para a vida do ser humano, aumentando a participação do aluno, reduzindo a indisciplina e colaborando para a permanência deste na escola.

17 AS BIOMÚSICAS Vamos cantar!

18 Ô Platelmintos (música original – Ana Júlia – Los Hermanos) Para os platelmintos é sempre bom saber Achatados eles são com o dorso e ventre Turbelários vivem por aí, água doce, solo e mar e os cestóides o intestino querem habitar Porque são parasitas/ coisa mais esquisita/ dentro do meu corpo...oh! não!!! Ô turbelária, ô trematoda, ô cestoda Sei que vocês doenças podem causar, mas se estudar vou saber me cuidar...

19 Água para todos (música original da banda Jota Quest) Preservar a água pra saber que é um líquido precioso Fonte de vida universal do animal e vegetal Não jogar lixos industriais no percurso dos rios Destroem a fauna e a flora aquática, causam doenças geram o mal Consciência é a solução, sem água ninguém vive não Não deixar a ganância subir à cabeça

20 Biomúsica – DNA X RNA (música original do cantor Flávio José) O que difere DNA pra RNA, espera aí que eu vou dizer também( 2v) O DNA tem desoxirribose tem dupla fita e RNA não tem(2v) O RNA tem ribose uma única fita e DNA não tem(2v)

21 Transporte da célula Letra e música:Hugo Rodrigues Olê, olê, olé, olá, vamos estudar os transportes da célula ( bis ) refrão Existem transportes importantes, dois passivos e um ativo, vamos logo entender (bis) A difusão é um transporte passivo do hipertônico para o hipotônico, equilibrando as concentrações das células, isotônico, isotônico (bis) Refrão A osmose é um transporte passivo do hipotônico para o hipertônico equilibrando as concentrações das células, isotônico, isotônico (bis) Refrão Sódio e potássio é um transporte ativo que exige gasto de energia, equilibrando as concentrações das células, isotônico, isotônico (bis)

22 Forró do Tecido Epitelial (música original - Vamos simbora pra um bar) Células unidas vão formar, tecidos, órgãos e sistemas (bis) A função do tecido epitelial, revestimento, proteção, formação de glândulas Sudoríparas, salivares e lacrimais, cada uma com função mantendo a regulação As camadas e a forma celular originam epitélios que servem pra classificar.

23 Primeira lei de Mendel (música original - Vitor e Léo) A genética estuda a hereditariedade Bagagem genética, variabilidade Heterozigoto genes diferentes, homozigoto tudo é igual, letra maiúscula é dominância, letra pequena recessividade. Estudar as ervilhas é concordar, que suas cores vão misturar Amarela x verde, F1 não tem verde, mais se for F1 com a própria F1, as verdes vão aparecer

24 Pescando lipídeos (música original - Pescaria (Bruno e Marrone) Os compostos que são formados pela união de alcoóis com ácidos, possuem muitos carbonos e são chamados de ácidos graxos Estão presentes nas células, nos hormônios e vitaminas, gema de ovo, óleo é manteiga, abacate e coco. São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, atuam na adaptação de animais em regiões frias, reserva de energia é dos lipídeos que estou falando, são divididos em grupos que agora vamos citar: Tem os glicerídeos – óleos e gorduras, são formados por álcool que é glicerol e ácidos graxos Os cerídeos – Conhecidos por ceras, álcool de longa cadeia que está ligado a ácidos graxos Fosfolipídeos – Membrana das células, ácido fosfórico, ácido graxo e nitrogênio Esteróides – De cadeia fechada, hormônios sexuais, corticosteróide e colesterol

25 As Cinco Enzimas que o Substrato Gosta (música original - Os cinco bichos que a mulher mais gosta - Amazan) Vamos estudar agora as funções das enzimas, proteínas importantes do nosso metabolismo – Refrão Sua atividade depende da sua forma e do substrato que será transformado Sua atividade depende da sua forma e do substrato que será transformado A pepsina, enzima do suco gástrico catalisa a reação acelerando a digestão A pepsina, enzima do suco gástrico catalisa a reação acelerando a digestão A amilase atua no amido, lípase na gordura, sacarase na sacarose A maltase atua na maltose e RNA se atua no RNA continua...

26 Seu centro ativo cola no seu substrato e forma enzima mais substrato, o substrato sai todo transformado e a enzima atua em outra reação Vamos estudar agora as funções das enzimas, proteínas importantes do nosso metabolismo – Refrão Sua atividade depende de energia, componente importante para a sua ativação Tal componente vem na forma de calor, luz, eletricidade e outra forma de energia A reação depende de fatores: temperatura, Ph, concentração do substrato, tudo isso bem equilibrado para haver sucesso no metabolismo

27 Esponja engraçada (música original – Casa engraçada) Era uma esponja muito engraçada Não tinha tecido, não tinha nada Utilizava pra fazer xixi, a difusão que existia ali Do mesmo jeito era a respiração Só tinha água na circulação Ficar nervosa, não poderia, pois o neurônio ainda não existia Pra resolver sua nutrição, o coanócito faz digestão.

28 Taxonomia (música original - Peixe vivo) Como posso estudar a natureza sem errar, com a taxonomia, com a taxonomia classifico os seres vivos e estudo biologia (bis) Refrão O REFICOFAGE é fácil pra fazer vestibular (bis), RE de reino FI de filo, C de classe, O de ordem, FA família G de gênero e ESPÉCIE pra acabar (bis) Refrão E os nomes científicos compostos vão ficar (bis), LETRA grande para o gênero e pequena pra espécie Em itálico ou negrito posso ainda sublinhar (bis)

29 Organismos na Cadeia – (música original – Adriana Calcanhoto) A matéria orgânica dos seres autotróficos é alimento pra todos Tem os consumidores primários, secundários, terciários e talvez quaternários São todos níveis tróficos passando nutrientes de um ser vivo pra outros Os decompositores transformam a matéria em minerais para o solo É assim e sempre será é a cadeia alimentar e muitos animais variam de alimento formando a teia alimentar A quantidade de organismos que existem dentro da cadeia, graficamente são representados pela pirâmide de número E a energia acumulada dentro de um ecossistema, é a pirâmide de energia indicando o que produz A pirâmide de biomassa é quantidade de matéria orgânica que existe em cada nível trófico assim termina o processo

30 Célula à dentro (música original - Asa branca – Luiz Gonzaga) Quando olhei a célula á dentro, pra saber da secreção, eu perguntei ei ao professor será do golgi esta função Inte mesmo a proteína, necessita proteção, intonse eu disse ao professor ergastoplasma esta função (bis) Quando o verde das tuas folhas receber iluminação, eu te asseguro é fotossíntese, é dos plastos esta função (bis) Quando olhei a célula à dentro pra saber da digestão, eu perguntei ao professor é lisossomo esta função Inté mesmo a mitocôndria sabe fazer respiração, Intonse se eu disse ao professor é energia, liberação (bis) Quando os cílios e flagelos e o fuso na divisão, eu te asseguro vire Rosinha. É do centríolo esta função (bis)


Carregar ppt "CANTANDO, APRENDENDO E DESCONTRAINDO COM A BIOLOGIA BIOMÚSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google