A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do século XXI com o trabalho na vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do século XXI com o trabalho na vida."— Transcrição da apresentação:

1 tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do século XXI com o trabalho na vida dos homens. DISPONÍVEL EM:

2 Plano de texto: Assunto: tecnologia x trabalho Tese/problemática/objetivo: Mostrar as alterações no trabalho em virtude do progresso tecnológico do século XXI. Dados: - alterações das formas de trabalho (manual/tecnológico) -extinção de certas atividades e aparecimento de outras - especialização da mão-de-obra - desemprego e novos empregos - agilidade, rapidez, qualidade na produção industrial - efeito tecnológico no campo e na cidade - lazer e tempo mais propícios ao trabalhador ou/não - internet e a comodidade para se trabalhar em casa e vender mais

3 Dados (seleção/organização do que vai ser utilizado): - alterações das formas de trabalho (manual/tecnológico) - agilidade, rapidez, qualidade na produção industrial -extinção de certas atividades e aparecimento de outras - especialização da mão-de-obra -desemprego e novos empregos - Mais tempo para lazer e uso da internet para o trabalho - lazer e tempo mais propícios ao trabalhador ou/não -internet e a comodidade para se trabalhar em casa e vender mais - efeito tecnológico no campo e na cidade

4 Mais tecnologia: novos trabalhos Nas palavras do químico Lavoisier: na natureza nada se cria tudo se transforma, a mesma máxima vale para a potência da tecnologia. Ela, no século XXI, trouxe mudanças diversas na vida do homem. Essa força transformadora dos avanços técnicos rompeu muitas barreiras, principalmente, no campo do trabalho. No século passado já estava visível o quanto novos intentos tecnológicos já haviam transformado o cotidiano das pessoas, agora, no XXI, isso parece ainda mais revolucionário. A mutação não veio apenas no meio social, mas, em especial, no setor do trabalho, ou melhor nas formas dele. As atividades, outrora tão manuais, passaram a ter uma rapidez e perfeição propiciadas pelas máquinas. Tal agilidade resultou em maior produção, melhores preços e um excelente lucro ao empresariado.

5 Mais tecnologia: novos trabalhos Nas palavras do químico Lavoisier: na natureza nada se cria tudo se transforma, a mesma máxima vale para a potência da tecnologia. Ela, no século XXI, trouxe mudanças diversas na vida do homem. Essa força transformadora dos avanços técnicos rompeu muitas barreiras, principalmente, no campo do trabalho. No século passado já estava visível o quanto novos intentos tecnológicos já haviam transformado o cotidiano das pessoas, agora, no XXI, isso parece ainda mais revolucionário. A mutação não veio apenas no meio social, mas, em especial, no setor do trabalho, ou melhor nas formas dele. As atividades, outrora tão manuais, passaram a ter uma rapidez e perfeição propiciadas pelas máquinas. Tal agilidade resultou em maior produção, melhores preços e um excelente lucro ao empresariado.

6 Paralelo a essa mecanização eficiente das máquinas, algumas formas de trabalho praticamente foram extintas. Isso porque a mão-de-obra necessária ao mercado passou a exigir muito mais especialização. O trabalhador não é mais um "peão", mas um operário qualificado para manusear os maquinários computadorizados de várias indústrias. Tal mudança gerou preocupação quanto ao emprego, ou melhor, quanto ao aumento do desemprego. Entretanto, apesar da extinção de atividades trabalhistas, outras formas de trabalho passaram a existir, na verdade, muitas outras. Essas alteraram o cotidiano de diversas pessoas, pois alguns trabalhos que podiam ser feitos apenas dentro das fábricas, agora podem ser desenvolvidos em casa, através de um computador conectado à internet. Consequentente ganharam-se mais tranquilidade e espaço para o lazer.

7 Paralelo a essa mecanização eficiente das máquinas, algumas formas de trabalho praticamente foram extintas. Isso porque a mão-de-obra necessária ao mercado passou a exigir muito mais especialização. O trabalhador não é mais um "peão", mas um operário qualificado para manusear os maquinários computadorizados de várias indústrias. Tal mudança gerou preocupação quanto ao emprego, ou melhor, quanto ao aumento do desemprego. Entretanto, apesar da extinção de atividades trabalhistas, outras formas de trabalho passaram a existir, na verdade, muitas outras. Essas alteraram o cotidiano de diversas pessoas, pois alguns trabalhos que podiam ser feitos apenas dentro das fábricas, agora podem ser desenvolvidos em casa, através de um computador conectado à internet. Consequentente ganharam-se mais tranquilidade e espaço para o lazer.

8 A tecnologia do século XXI se coloca a serviço da transformação do cotidiano dos homens, transformação que passa pelo setor do trabalho. Este saiu do meramente manual para o altamente tecnológico, o qual resultou não só em agilidade na produção, mas também em uma mudança das formas de trabalho. Por isso novas vagas no mercado trabalhista surgiram.


Carregar ppt "Tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do século XXI com o trabalho na vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google