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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 PROPOSTA O que é Planejamento Estratégico; Visão Geral da metodologia;
Importância.

3 MUDANÇAS NO AMBIENTE Exigências da sociedade; Recursos escassos;
Globalização; Novas tecnologias; Mudanças,mudanças... Cada vez mais rápidas.

4 O que fazer para enfrentar estes desafios e às constantes mudanças em nosso ambiente ?

5 DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES / GESTORES
Instituir métodos de trabalho que cada vez mais conduzam à melhoria no desempenho.

6 DESAFIOS ORGANIZAÇÕES / GESTORES
Aperfeiçoar cada vez mais o seu gerenciamento. Empírico X Científico Improvisado x Planejado

7 GERENCIAMENTO O gerenciamento é um trabalho que consiste em conduzir, a partir de um contexto dado, um grupo pessoas que busquem atingir em comum, um ou mais objetivos, de acordo com as finalidades da organização.

8 GERENCIAMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO
“Um trabalho em si que se acrescenta à capacidade técnica de base.”

9 ESPAÇO DO GERENCIAMENTO

10 PRINCIPAIS FUNÇÕES GERENCIAIS
CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR

11 COMO MELHORAR A FUNÇÃO PLANEJAR?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE É ?
“Uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o maior grau de interação com o ambiente.” “É o planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las, de modo integrado e alinhado nos três níveis hierárquicos.”

13 NÍVEIS HIERÁRQUICOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE:
Pensar estrategicamente; Estabelecer prioridades; Desenvolver um processo de produção de decisões de base coerente e defensável;

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE:
Poupar tempo; Reduzir a descontinuidade; Melhorar o desempenho; Aperfeiçoar as habilidades dos gestores.

16 METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO ETAPAS

17 1ª ETAPA - VISÃO “É o ideal de uma organização. Aquilo que se quer ser num determinado tempo e espaço.”

18 IMPORTÂNCIA DA VISÃO A ausência de Visão, a sensação de falta de uma direção maior, de um norte que guie o esforço conjunto, dispersa a aplicação da energia que faz acontecer.

19 IMPORTÂNCIA DA VISÃO Na medida em que a visão é fragmentada, onde os vários segmentos da organização tem visões próprias, sem conexão com algo maior, a tendência é a busca de aprendizagem individualizada como fonte de maximização do desempenho setorial e como fonte de poder.

20 VISÃO DO STJ “Ser reconhecido pela sociedade como um Tribunal da Cidadania, modelo na garantia de uma Justiça célere, acessível e efetiva.”

21 “É o que dá direção e significado à existência da Organização.”
2ª ETAPA - MISSÃO “É o que dá direção e significado à existência da Organização.”

22 MISSÃO DO STJ “Garantir à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas constitucionais.”

23 3ª ETAPA - VALORES “Explicitam as crenças e as convicções que devem ser defendidas pela instituição e orientam o comportamento das pessoas, permeando todas as atividades e relações que nela ocorram.”

24 VALORES STJ Orgulho Institucional; Presteza; Inovação; Cooperação; Comprometimento; Transparência; Confiança; Respeito.

25 4ª ETAPA - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ANÁLISE DE AMBIENTES
FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS

26 ESTRATÉGIAS Desta análise onde existe uma efetiva interligação entre os fatores internos e externos da instituição são estabelecidos os objetivos estratégicos a serem seguidos pela organização.

27 5ª ETAPA - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
São os sinalizadores dos aspectos da atuação organizacional em que o êxito é fundamental para o cumprimento das estratégias.

28 PERSPECTIVAS DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Cliente/sociedade: Direciona as ações para as necessidades e satisfação dos clientes; Orçamento/Finanças: reúne aqueles ligados à utilização adequada dos recursos orçamentários e financeiros; Processos Internos: analisa os processos de trabalhos críticos da organização, visando à melhoria contínua; Aprendizado/Crescimento:Direciona a atenção para as pessoas e para a infra-estrutura de RH necessária ao sucesso da instituição.

29 6ª ETAPA - METAS E PLANOS DESDOBRAMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS EM METAS E PLANOS DE AÇÕES PELAS UNIDADES

30 ROTEIRO VISÃO / MISSÃO/ VALORES ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL:
Análise Ambiental 1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: Identificação das oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas Ambiente Interno 2 – Diagnóstico Situacional ROTEIRO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 3 4 METAS PLANOS DE AÇÕES ANUAL 6

31 ACOMPANHAMENTO (CONTROLE)
“Aquilo que não é medido não é gerenciado”.

32 7ª ETAPA - INDICADORES DE DESEMPENHO
O sistema de medição de uma organização afeta em grande medida o comportamento de suas pessoas; Expressam a relação quantitativa entre o desempenho alcançado e o esperado contemplando às dimensões da eficiência, eficácia e efetividade.

33 DIMENSÕES Eficiência: É a otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados. Eficácia: É a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos da organização Efetividade: É a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.

34 8ª- REVISÃO-CICLO DA MELHORIA
CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR

35 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE NÃO É:
Um passatempo de intelectuais; Uma “camisa de força”; Um conjunto de ritos; Dissociado da ação.

36 PARA QUE NÃO OCORRA IMPLANTAÇÃO DO TIPO:
1ª - Entusiasmo; 2ª - Confusão; 3ª - Desilusão; 4ª - Procura de Culpados; 5ª - Castigo do inocente; 6ª - Condecoração dos não participantes.

37 É NECESSÁRIO: Internalizar como qualquer outro processo gerencial;
Encarar que é um processo que tem a ver com as características e a cultura organizacional e no modo como gerenciamos;

38 Não são apenas técnicos.
OS DESAFIOS Não são apenas técnicos.

39 ESTAMOS PENSANDO INTRODUZIR UMA MUDANÇA VISANDO MELHORAR NOSSO ...

40 MUDANÇA ???

41 “é bom para o privado, mas inadequado para o público”;
4 “BOAS DESCULPAS” PARA NÃO ADOTAR NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO NO SERVIÇO PÚBLICO “é bom para o privado, mas inadequado para o público”; “é somente uma moda, passará”; “já o fazemos”; “é manipulação”.

42 QUATRO RAZÕES IMPORTANTES PARA ADOTÁ-LAS NO SERVIÇO PÚBLICO
o serviço público continua mais indispensável do que nunca; mas deve provar sua eficácia; para atingir isso, precisa, antes de tudo, de quadros gerenciais que conduzam à mudança necessária, se não conduzir à mudança por si mesmo, corre o risco de que esta lhe seja imposta de fora.

43 “Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ”
MENSAGEM FINAL “Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ” Sêneca

44 PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA
O DESAFIO DA MUDANÇA PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA

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