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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
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PROPOSTA O que é Planejamento Estratégico; Visão Geral da metodologia;
Importância.
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MUDANÇAS NO AMBIENTE Exigências da sociedade; Recursos escassos;
Globalização; Novas tecnologias; Mudanças,mudanças... Cada vez mais rápidas.
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O que fazer para enfrentar estes desafios e às constantes mudanças em nosso ambiente ?
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DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES / GESTORES
Instituir métodos de trabalho que cada vez mais conduzam à melhoria no desempenho.
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DESAFIOS ORGANIZAÇÕES / GESTORES
Aperfeiçoar cada vez mais o seu gerenciamento. Empírico X Científico Improvisado x Planejado
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GERENCIAMENTO O gerenciamento é um trabalho que consiste em conduzir, a partir de um contexto dado, um grupo pessoas que busquem atingir em comum, um ou mais objetivos, de acordo com as finalidades da organização.
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GERENCIAMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO
“Um trabalho em si que se acrescenta à capacidade técnica de base.”
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ESPAÇO DO GERENCIAMENTO
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PRINCIPAIS FUNÇÕES GERENCIAIS
CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR
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COMO MELHORAR A FUNÇÃO PLANEJAR?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE É ?
“Uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o maior grau de interação com o ambiente.” “É o planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las, de modo integrado e alinhado nos três níveis hierárquicos.”
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NÍVEIS HIERÁRQUICOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE:
Pensar estrategicamente; Estabelecer prioridades; Desenvolver um processo de produção de decisões de base coerente e defensável;
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINALIDADE:
Poupar tempo; Reduzir a descontinuidade; Melhorar o desempenho; Aperfeiçoar as habilidades dos gestores.
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METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO ETAPAS
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1ª ETAPA - VISÃO “É o ideal de uma organização. Aquilo que se quer ser num determinado tempo e espaço.”
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IMPORTÂNCIA DA VISÃO A ausência de Visão, a sensação de falta de uma direção maior, de um norte que guie o esforço conjunto, dispersa a aplicação da energia que faz acontecer.
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IMPORTÂNCIA DA VISÃO Na medida em que a visão é fragmentada, onde os vários segmentos da organização tem visões próprias, sem conexão com algo maior, a tendência é a busca de aprendizagem individualizada como fonte de maximização do desempenho setorial e como fonte de poder.
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VISÃO DO STJ “Ser reconhecido pela sociedade como um Tribunal da Cidadania, modelo na garantia de uma Justiça célere, acessível e efetiva.”
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“É o que dá direção e significado à existência da Organização.”
2ª ETAPA - MISSÃO “É o que dá direção e significado à existência da Organização.”
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MISSÃO DO STJ “Garantir à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas constitucionais.”
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3ª ETAPA - VALORES “Explicitam as crenças e as convicções que devem ser defendidas pela instituição e orientam o comportamento das pessoas, permeando todas as atividades e relações que nela ocorram.”
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VALORES STJ Orgulho Institucional; Presteza; Inovação; Cooperação; Comprometimento; Transparência; Confiança; Respeito.
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4ª ETAPA - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ANÁLISE DE AMBIENTES
FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS
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ESTRATÉGIAS Desta análise onde existe uma efetiva interligação entre os fatores internos e externos da instituição são estabelecidos os objetivos estratégicos a serem seguidos pela organização.
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5ª ETAPA - OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
São os sinalizadores dos aspectos da atuação organizacional em que o êxito é fundamental para o cumprimento das estratégias.
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PERSPECTIVAS DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Cliente/sociedade: Direciona as ações para as necessidades e satisfação dos clientes; Orçamento/Finanças: reúne aqueles ligados à utilização adequada dos recursos orçamentários e financeiros; Processos Internos: analisa os processos de trabalhos críticos da organização, visando à melhoria contínua; Aprendizado/Crescimento:Direciona a atenção para as pessoas e para a infra-estrutura de RH necessária ao sucesso da instituição.
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6ª ETAPA - METAS E PLANOS DESDOBRAMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS EM METAS E PLANOS DE AÇÕES PELAS UNIDADES
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ROTEIRO VISÃO / MISSÃO/ VALORES ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL:
Análise Ambiental 1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: Identificação das oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas Ambiente Interno 2 – Diagnóstico Situacional ROTEIRO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 3 4 METAS PLANOS DE AÇÕES ANUAL 6
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ACOMPANHAMENTO (CONTROLE)
“Aquilo que não é medido não é gerenciado”.
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7ª ETAPA - INDICADORES DE DESEMPENHO
O sistema de medição de uma organização afeta em grande medida o comportamento de suas pessoas; Expressam a relação quantitativa entre o desempenho alcançado e o esperado contemplando às dimensões da eficiência, eficácia e efetividade.
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DIMENSÕES Eficiência: É a otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados. Eficácia: É a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos da organização Efetividade: É a relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.
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8ª- REVISÃO-CICLO DA MELHORIA
CONTROLAR PLANEJAR LIDERAR ORGANIZAR
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O QUE NÃO É:
Um passatempo de intelectuais; Uma “camisa de força”; Um conjunto de ritos; Dissociado da ação.
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PARA QUE NÃO OCORRA IMPLANTAÇÃO DO TIPO:
1ª - Entusiasmo; 2ª - Confusão; 3ª - Desilusão; 4ª - Procura de Culpados; 5ª - Castigo do inocente; 6ª - Condecoração dos não participantes.
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É NECESSÁRIO: Internalizar como qualquer outro processo gerencial;
Encarar que é um processo que tem a ver com as características e a cultura organizacional e no modo como gerenciamos;
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Não são apenas técnicos.
OS DESAFIOS Não são apenas técnicos.
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ESTAMOS PENSANDO INTRODUZIR UMA MUDANÇA VISANDO MELHORAR NOSSO ...
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MUDANÇA ???
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“é bom para o privado, mas inadequado para o público”;
4 “BOAS DESCULPAS” PARA NÃO ADOTAR NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO NO SERVIÇO PÚBLICO “é bom para o privado, mas inadequado para o público”; “é somente uma moda, passará”; “já o fazemos”; “é manipulação”.
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QUATRO RAZÕES IMPORTANTES PARA ADOTÁ-LAS NO SERVIÇO PÚBLICO
o serviço público continua mais indispensável do que nunca; mas deve provar sua eficácia; para atingir isso, precisa, antes de tudo, de quadros gerenciais que conduzam à mudança necessária, se não conduzir à mudança por si mesmo, corre o risco de que esta lhe seja imposta de fora.
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“Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ”
MENSAGEM FINAL “Não há vento favorável para quem não sabe onde vai ” Sêneca
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PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA
O DESAFIO DA MUDANÇA PARA O SERVIÇO AO CIDADÃO DO SERVIÇO À BUROCRACIA
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