A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática

2 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 2 O que é IPC? Human-computer interaction is a discipline concerned with the design, evaluation and implementation of interactive computing systems for human use and with the study of major phenomena surrounding them. –ACM SIGCHI (2002) Designing interactive products to support people in their everyday and working lives. –Sharp, Rogers and Preece (2002) The design of spaces for human communication and interaction. –Winograd (1997)

3 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 3 Mitos - Alan Dix (1998) Os verdadeiros Engenheiros Informáticos não pensam nos utilizadores –“Real CS men don't think about users” A Interacção é apenas um detalhe de implementação. O processo e o método são essencias. –Um engenheiro informático tem de usar um método e um processo: SSADM, OMT, UML, RUP... Não é preciso saber programar. –Quero fazer um projecto mas não quero programar (“I want to do a project, but I don't want any programming”).

4 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 4 Bibliografia [Preece et al 2002] Jenny Preece, Yvonne Rogers, Helen Sharp: «Interaction Design» www.id-book.comwww.id-book.com [Norman 1999] Donald A. Norman: «The Invisible Computer» www.jnd.org www.jnd.org [Nielsen 1999] Jakob Nielsen: «Designing Web Usability» www.useit.com www.useit.com [Shneiderman 1998] Ben Shneiderman: «Designing the User Interface: Strategies for Effective Strategies for Effective Human-Computer Interaction» www.cs.umd.edu/~ben/www.cs.umd.edu/~ben/ [Roberts et al 1998] Dave Roberts, Dick Berry, Scott Isensee, John Mullaly: «Designing for the User with OVID: Bridging User Interface Design and Software Engineering» www- 3.ibm.com/ibm/easy/eou_ext.nsf/Publish/558www- 3.ibm.com/ibm/easy/eou_ext.nsf/Publish/558 [Tufte 1992], [Tufte 1993], [Tufte 1997] Edward Rolf Tufte: «Envisioning Information», «The Visual Display of Quantitative Information» (2nd Ed.), «Visual Explanations» www.edwardtufte.com/tufte/www.edwardtufte.com/tufte/

5 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 5 Métodos Métodos de Ensino (… e Aprendizagem?) A1. Noções Teóricas A2. Casos Teórico-práticos A3. Projecto de IPC A4. Seminários Convidados Métodos de Avaliação P1. Projecto de grupo – avaliação distribuída (50%) –P1.1 – Proposta do projecto de grupo (10%) –P1.2 – Relatório do projecto (40%). P2. Prova escrita individual – avaliação com exame final (50%)

6 Copyright © 2003João Falcão e Cunha 6 Outros Sítios a Rever digilander.libero.it/chiediloapippo/Engineering/iarchitect/mshame.htm www.baddesigns.com «Convergent Bicycle (Model for Fiancés)» © 1969-76-80, Jacques Carelman, ADAGP Paris. CItado em Norman [1988] p. 13. «Coffepot for Masochists» © 1969-76-80, Jacques Carelman, ADAGP Paris. CItado em Norman [1988] p. 2.


Carregar ppt "Copyright © 2003João Falcão e Cunha 1 Interacção Pessoa Computador Mestrado em Engenharia Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google