A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo Interfásico Cromossomos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo Interfásico Cromossomos"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo Interfásico Cromossomos
7ª - Aula 19 e 20 Núcleo Interfásico Cromossomos

2

3 Núcleo = Centro Franz Bauer 1802 e Robert Brown 1831 Centro de comando das funções celulares pois contém o DNA celular. Transmite a hereditariedade. Controla o metabolismo  DNARNAEnzimas Intérfase = Período entre duas divisões ce- lulares sucessivas.(momento da vida de uma célula onde ela não está se dividindo).

4 Características Na maioria das células o núcleo é esférico e central. Geralmente acompanha a forma da célula. Variam e número e tamanho. Hemácias humanas e célula de vaso liberia- no são ANUCLEADAS. Sincício= Fusão de várias céls.uninucleadas Plasmódio = Cél. multinucleada oriunda de uma intensa cariocinese.

5 Estruturas do núcleo Eucariótico em Intérfase.
Carioteca = Lipo-proteica, dupla, porosa. Cariolinfa = Líquido do núcleo(coloidal). Cromatina = Fios de DNA + Proteinas(his- tonas) = Cromossomos desespiralizados durante a Interfase. Nucléolos…só um é o verdadeiro. Plasmossomo = Verdadeiro(RNAr + enzimas. Origina os ribossomos. Cariossomos = Falso(s) = Adensamentos de DNA.

6 Carioteca Dupla membrana, lipo- proteica. Continuidade do R.E. Porosa. Regulam a passagem de macromo léculas entre o nucleo- plasma e o citoplasma.

7 Nucléolo(s) Um núcleo eucariótico pode apresentar vários Nucléolos. Verdadeiro ou Plasmos- somo = Sem DNA. RNAr + Proteínas + en- zimas e água Feulgen(-). Falsos ou Cariossomos Adensamentos de DNA. Reação de Feulgen(+)

8 Cromatina Cromossomos desespiralizados durante a Intérfase. Fios de DNA + Proteínas(Histonas e não his tonas).

9

10 Cariolinfa ou Carioplasma
Colóide semelhante ao hialoplasma que mantém suspensas os nucléolos e a cromatina durante a intérfase. Rico em enzimas e água.

11 Cromossomos Eucarióticos
Cada fio de DNA condensado durante o pro cesso de Divisão Celular(mitose ou meiose)

12 Cromossomo = Cromatina = Cromonema
Cada filamento de DNA se apóia em uma proteína(histona). Cada nó é um nucleosso- mo.Cada filamento destes é um cromonema

13 Morfologia de um Cromossomo

14 Descrição Cromossomos devem ser estudados durante a metáfase (segunda etapa da divisão celular). Neste momento o DNA já sofreu duplicação, portanto são dois cromonemas = ligados por proteína(cinetócoro). Ao se condensarem para a divisão celular, cada cromonema irá formar um lado do cromossomo  uma cromátide com um estrangulamento a constricção primária = Centrômero. Cada segmento da cromátide é um braço.

15 Descrição Cinetócoro = Disco protêico com fibras para Se ligarem a microtúbulos do fuso de divisão, na migração das cromátides para os polos opostos da célula. Constricções secundárias = Uma delas é a região sat. Contém DNA para originar RNA que irá formar o nucléolo verdadeiro. Anucleolares = Outros estreitamentos da cromátide. Telômeros = Extremidades das cromátides.

16 Eucromatina e Heterocromatina
Eucromatina = Cromossomo totalmente Desespiralizado na Intérfase. Heterocromatina = Parte de um ou mais cromossomo que não se desespiralizou totalmente na Intérfase.

17 Classificação dos Cromossomos
A= Telocêntrico B= Acrocêntrico C= Sub-metacêntrico D= Metacêntrico.

18 Homólogos Par de cromossomos do mesmo tamanho. Mesma posição do centrômero. Mesma posição dos gens. Um de origem materna e outro de origem paterna.

19 Eu não sou político. Há idiotas demais metidos nisso. Elton John
Eu não sou político. Há idiotas demais metidos nisso. Elton John. O mais corrupto dos Estados tem o maior número de leis. Tácito. Democracia é quando eu mando em você, Ditadura é quando você manda em mim. Millôr Fernandes


Carregar ppt "Núcleo Interfásico Cromossomos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google