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GERÊNCIA DE PRODUTOS. Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo. Abílio Diniz 2.

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1 GERÊNCIA DE PRODUTOS

2 Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo. Abílio Diniz 2

3 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING 3

4 Fatores críticos de sucesso 4 Os fatores de sucesso compreendem o conjunto de razões que determinam por que um cliente escolhe determinados produtos em detrimento de outros. Por estarem estreitamente ligados às percepções dos clientes a respeito dos produtos, esses elementos devem ser pesquisados com esse público, e não determinados pela empresa.

5 Fatores críticos de sucesso Preço AcessoQualidade do produto ImagemServiços agregados Confiança 5 Os fatores críticos mais comuns são:

6 Os 5 Objetivos de Desempenho da Produção O que significa ser competitivo? Ser melhor do que a concorrência naquilo que o mercado valoriza! é a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permite ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável de mercado 6

7 Os 5 Objetivos de Desempenho da Produção Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo 7

8 Os 5 Objetivos de Desempenho Qualidade: - Significa fazer um produto corretamente, sem falhas. - Uma vantagem de oferecer produtos de maior qualidade é poder posicioná-lo melhor no mercado, com um preço diferenciado. - qualidade reduz custo, aumenta a confiabilidade. 8

9 Os 5 Objetivos de Desempenho Rapidez - Está relacionado ao tempo que o cliente tem que esperar para receber o bem ou serviço que adquiriu; - Para o cliente o que importa é o tempo compreendido desde o pedido até a entrega; - Rapidez reduz estoque; - Rapidez reduz risco; 9

10 Os 5 Objetivos de Desempenho Confiabilidade: - Significa cumprir o que foi prometido: entrega no prazo combinado, na quantidade certa, com todas as características prometidas. - Confiabilidade economiza tempo e dinheiro; - Confiabilidade proporciona estabilidade; 10

11 Os 5 Objetivos de Desempenho Flexibilidade: - Significa ser capaz de mudar a operação de alguma forma: alterar o que a operação faz, como faz ou quando faz. - Flexibilidade agiliza a resposta; - Flexibilidade maximiza tempo; - Flexibilidade mantém confiabilidade; 11

12 Os 5 Objetivos de Desempenho Custo: - Significa ser capaz de gerar produtos com menores custos. - Custos menores podem proporcionar margens melhores; - Custos menores podem permitir que a empresa pratique preços mais competitivos; - O custo é afetado por outros objetivos de desempenho. 12

13 Os 5 Objetivos de Desempenho Fazer certo as coisas Fazer as coisas com rapidez Fazer as coisas em tempo Mudar o que você faz Fazer as coisas mais baratas Vantagem em qualidade Vantagem em rapidez Vantagem em confiabilidade Vantagem em flexibilidade Vantagem em custo Proporciona 13

14 Necessidades dos consumidores Ações dos concorrentes Estágio do ciclo de vida do produto/serviço Objetivos de desempenho 14

15 Ciclo de Vida do Produto (CVP) Flexibilidade Qualidade Rapidez Qualidade Confiabilidade Custo Confiabilidade Custo 15

16 Analisando um Hospital Qualidade pode ser: tratamento apropriado, conduzido de maneira correta, local limpo e calmo, funcionários corteses e amigáveis; Rapidez pode ser: –tempo de espera para atendimento ser mínimo, tempo de resposta dos exames ser o menor possível; 16 Confiabilidade pode ser: ter pouco cancelamento de consultas, consultas feitas no horário programado, os resultados dos exames entregues na data prometida; Flexibilidade pode ser: ampla variedade de tratamentos, flexibilidade para ajustar o numero de pacientes atendidos, habilidade para reprogramar consultas; Custo pode ser: apresentar o mais baixo custo em materiais, MO e instalações.

17 Analisando uma Fábrica de Automóveis Qualidade pode ser: Montagem e componentes fabricados conforme as especificações, produto confiável, atraente e sem defeitos; Rapidez pode ser: tempo de entrega ao consumidor, tempo de assistência técnica; 17

18 Analisando uma Fábrica de Automóveis Confiabilidade pode ser: entrega no tempo previsto nas condições pedidas; Flexibilidade pode ser: introdução de novos modelos, ampla variedade de opções, habilidade de se ajustar ao número de veículos fabricados, habilidade de reprogramar as prioridades de produção; Custo pode ser: reduzir desperdícios, retrabalho e custos com atividades que não agregam valor. 18

19 Fatores Competitivos e Objetivos de Desempenho Diferentes Fatores competitivos Clientes valorizam... Objetivos de desempenho Então, a operação deverá ser excelente em... Preço baixo Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável Produtos inovadores Ampla variedade de produtos Habilidade de alterar prazo Habilidade de alterar volume Custo Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade de produto Flexibilidade de mix Flexibilidade de entrega Flexibilidade de volume 19

20 Plano de contingências Necessidade de um Plano de Contingências: o Gerente de Produtos: embasamento em suas decisões; o Ocorrência de eventos imprevistos; o Contingência: significa ocorrência incerta ou ocasional; o Plano alternativo > Plano de contingências; Importância de um Plano de Contingências: o Confere ao gerente de produtos capacidade de reação rápida a uma necessidade de mudança. 20

21 Forças ambientais Demográfica EconômicaPolítico-legal SocioculturalTecnológica Natural 21

22 Ambiente demográfico Crescimento da população Composição etária da população Mercados étnicos Graus de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população 22

23 Ambiente econômico $ Poder de compra $ Distribuição de renda $ Poupança $ Endividamento $ Disponibilidade de crédito 23

24 Ambiente sociocultural Visões de si mesmas Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade 24

25 Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo da energia Pressões antipoluição Mudança no papel dos governos 25

26 Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades para a inovação Variações nos orçamentos de P&D(pesqisa e desenv.) Regulamentação da mudança tecnológica 26

27 Ambiente político-legal Aumento da lesgislação que regulariza os negócios Crescimento de grupos de interesse especiais 27

28 Assim, podemos distinguir cinco papéis assumidos pelas pessoas em uma decisão de compra. Indicador: Pessoa que primeiro sugere a idéia de comprar o produto ou serviço específico. Influenciador: Pessoa cujos pontos de vista ou sugestões influenciam a decisão. Decisor: Pessoa que decide sobre qualquer componente de uma decisão de compra: Se deve comprar, o que comprar e onde comprar. Comprador: Pessoa que faz a compra. Usuário: Pessoa que consome ou usa o produto ou serviço. 28 Papéis do Consumidor

29 Principais Fatores que Influem o Comportamento de Compra Comprador Fatores culturais Cultura Subcultura Classe social Fatores sociais Grupos de referência Família Papéis e posições sociais Fatores pessoais Idade e estágio de ciclo de vida Ocupação Condições econômicas Estilo de vida Personalidade e auto-conceito Fatores psicológicos Motivação Percepção Aprendizagem Crenças e atitudes COMPRADOR 29

30 Motivação: as decisões de compra de um consumidor são influenciadas por aspectos motivacionais variados. Percepção: é um aspecto muito importante, pois é a maneira como o consumidor vê o produto de um empresa, como ele o considera perante os produtos de concorrentes. Fatores culturais Cultura Subcultura Classe social Fatores sociais Grupos de referência Família Papéis e posições sociais Fatores pessoais Idade e estágio de ciclo de vida Ocupação Condições econômicas Estilo de vida Personalidade e auto-conceito Fatores psicológicos Motivação Percepção Aprendizagem Crenças e atitudes COMPRADOR

31 Modelo das cinco etapas do processo de compra do consumidor 6-31

32 Etapas entre a avaliação de alternativas e a decisão de compra 32

33 SEGMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MERCADOS 33

34 Segmentação de mercado Definição: É o processo de divisão e subdivisão de um mercado global heterogêneo em segmentos menores e homogêneos. O segmento de interesse da empresa é denominado mercado- alvo.

35 Marketing de Massa O Mercado Produto Preço Distribuição Promoção Todo o Mercado 35

36 Marketing de Nicho O Mercado Produto Preço Distribuição Promoção Segmento do mercado 36

37 Marketing Diferenciado Produto Preço Distribuição Promoção Segmento de Mercado Produto Preço Distribuição Promoção O Mercado 37

38 Marketing Individual Produto Preço Distribuição Promoção Cliente Produto Preço Distribuição Promoção Produto Preço Distribuição Promoção O Mercado 38

39 Bases para a Segmentação do Mercado Ocasiões, Benefícios, Usos, Atitudes Comportamental Demográfica Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação, Rendimento... Estilo de vida ou personalidade Psicográfica Geográfica Região, Cidade, Densidade, Área 39


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