A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raízes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raízes."— Transcrição da apresentação:

1 Raízes

2 Funções: Absorver e conduzir água e minerais dissolvidos;
Acumular nutrientes e fixar a planta ao solo; Diferencia-se do caule por sua estrutura, pelo modo como se forma e pela falta de apêndices, como gemas (meristemas externos) e folhas.

3 Regiões da raiz: Coifa ou caliptra: é rígida, consequentemente morta, e protege aos meristemas, como um "dedal", contra o atrito e a ação de microorganismos; a coifa estará ausente nas raízes sugadoras ou haustórios. Zona lisa ou crescimento: apresenta meristemas primários que alongam a raiz (crescimento subterminal). Zona pilífera ou absorção: apresenta expansões de células da epiderme com a função de absorção. Zona suberosa ou ramificação: caracteriza-se pelas ramificações. Colo ou coleto: zona de transição entre raiz e caule.

4 Caliptra

5 Classificação das raízes:
Classificadas de acordo com o ambiente em que vivem e com as funções que desempenham: Raízes terrestres(subterrâneas); Raízes aéreas; Raízes aquáticas.

6 Raízes terrestres Fasciculadas ou Cabeleira: raiz em forma de cabeleira, sem a formação de um eixo principal. Ocorre em monocotiledôneas como o milho (Zea mays). Axiais ou Pivotante: raiz subterrânea que apresenta um eixo principal de onde partem ramificações secundárias. Exemplo: Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia);

7 Tuberosas: Armazenam substâncias nutritivas .

8 Raízes Aéreas ou adventícias: podem surgir em qualquer parte do sistema caulicular da planta ou mesmo das folhas (begônias), servindo às mais diversas finalidades.

9 Suportes ou escora: Partem do caule e atingem o solo, e sua principal função é aumentar a fixação do vegetal.

10 Tabulares: são achatadas, e encontradas em florestas densas, sendo responsáveis pela fixação, podendo também serem respiratórias.

11 Estrangulantes: Raiz que se enrola nas árvores que lhe serve de suporte provocando posteriormente o estrangulamento delas. São exemplos os cipós-mata-pau (Ficus sp.).

12 Sugadoras ou Haustórios: Presentes em hemiparasitas e holoparasitas, perfuram o caule do hospedeiro em busca se nutrir. Crescem até o sistema vascular da planta hospedeira da qual retira os nutrientes (seiva). Ex: cipó-chumbo e erva de passarinho.

13 Exemplo de Haustório: erva de passarinho

14 Respiratórias ou Pneumatóforos:
ramificações com geotropismo negativo que buscam oxigênio cujo teor reduziu-se num solo alagado. É o caso das raízes secundárias da Rizophora mangle.

15 Cinturas: raiz com tecidos especializados em absorver e reter água diretamente do ar atmosférico, característica fundamental para as epífitas, plantas inquilinas que vivem sobre outras plantas, geralmente em busca de luminosidade. Ocorre nas raízes das orquídeas.

16 Grampiformes: semelhantes a pequenos grampos para a fixação de plantas trepadeiras. Ex: Hera.

17 Raízes aquáticas: Apresentam parênquima aerífero bem desenvolvido
Raízes aquáticas: Apresentam parênquima aerífero bem desenvolvido. Não apresentam coifa. Ex: raízes do aguapé e vitória-régia.


Carregar ppt "Raízes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google