A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A voz humana é um fenômeno que existe desde quando nascemos, pode ser representados por choro, grito, risos e sons de fala. A voz é produzida na laringe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A voz humana é um fenômeno que existe desde quando nascemos, pode ser representados por choro, grito, risos e sons de fala. A voz é produzida na laringe."— Transcrição da apresentação:

1

2 A voz humana é um fenômeno que existe desde quando nascemos, pode ser representados por choro, grito, risos e sons de fala. A voz é produzida na laringe (garganta), um tubo que contém as cordas vocais. Ao inspirarmos o ar entra nos pulmões e as cordas vocais se afastam. Ao falar, as cordas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produzem uma vibração.

3

4 A produção do som depende, basicamente, de ar e da laringe, onde estão as cordas vocais. A laringe é composta por três anéis de cartilagem. Dentro destes anéis, estão as cordas vocais, que são pequenos músculos com grande poder de contração/extensão. São classificadas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras (com cerca de 1 cm nos homens e até 1,5 nas mulheres) estão na parte inferior da laringe e as falsas na parte superior. O som da voz normal é produzido pelas verdadeiras e o falsete pelas falsas. Durante a respiração, as cordas vocais permanecem abertas, enquanto que para a produção de som elas se fecham, e o ar faz pressão, causando uma vibração que produz o som. Falsete: Voz aguda, com que se procura imitar a de soprano; voz artificialmente esganiçada

5 A voz é influenciada pelo estado emocional da pessoa, ou seja, quando estamos contentes temos um tom de voz diferente de quando estamos tristes ou nervosos. Muitas vezes é um instrumento de trabalho e merece alguns cuidados. O cuidado realizado com a voz é chamado de higiene vocal. Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância, intensidade (volume: alto ou baixo) e freqüência (grave: "grosso" e aguda: "fininha"), "limpa", sem rouquidão ou outros sintomas e, principalmente sem esforço muscular. Toda e qualquer alteração na voz é denominada disfonia.

6 Em física, uma onda é uma perturbação varia de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de ondas e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência de ondas, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

7 Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das onda eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria, onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio mas não se deslocam. Exceto pela radiação eletromagnética, e provavelmente as ondas gravitacionais, que podem se propagar através do vácuo, as ondas existem em um meio cuja deformação é capaz de produzir forças de restauração através das quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem que qualquer das partículas do meio seja deslocada; isto é, a onda não transporta matéria. Há, entretanto, oscilações sempre associadas ao meio de propagação. Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direção da propagação, ou transversal quando a oscilação ocorre na direção perpendicular à direção de propagação da onda.

8 EX: Algumas folhas caídas de uma árvore bóiam na água de um lago. Uma pessoa, lança uma pedra na água, a partir de onde essa pedra cai formam-se ondas na superfície da água. As folhas começam a subir e descer verticalmente a medida que uma onda passa, mas não se deslocam de onde estão. Pode-se pensar que o movimento das folhas se deve especificamente a água. Mas ela sozinha não conseguiria formar o movimento das folhas. A velocidade da pedra depois de cair no lago é transferida para a água que passa a propagar essa força sob a forma de ondas concêntricas (ondas que formam círculos com o mesmo centro.) Essa força se propaga na superfície da água até onde estão as folhas provocando o movimento delas. Mas esse movimento é sem deslocamentos para a horizontal. A água então serve apenas de suporte para a onda que é um tipo de energia. Nenhuma porção de água da superfície é transportada pela onda. P.S: Se a pedra tivesse provocado algum tipo de correnteza na superfície da água, as folhas teriam se movido na horizontal, também, além do movimento vertical e sobe-e-desce.

9 Como o próprio nome diz, é a língua que fica presa dentro da boca por causa do freio curto que a impede de movimentá-la na amamentação, na deglutição e no pronunciamento das palavras.Observamos esse encurtamento logo ao nascer por ser notável.O bebê já nasce com esse freio curto. Dificuldade em mover a língua de maneira apropriada é freqüentemente causada por dano no nervo hipoglosso (nervo craniano XII). Este problema também pode ser causado por anciloglossia ("língua presa"), um distúrbio em que a membrana tissular que une a língua ao assoalho da boca (freio) é curto demais. Estes distúrbios raramente causam dificuldade, no entanto, podem resultar em dificuldades de fala e/ou dificuldade para movimentar os alimentos durante a mastigação e deglutição. Ex: Trocar o S pelo T RR por R

10

11 A capacidade de fala do papagaio, está relacionada com a sua natureza gregária. Para além de terem uma grande longevidade (os papagaios chegam a durar 50 anos), a sua vida é caracterizada por uma forte componente social. Os papagaios selvagens jovens aprendem a imitar as vocalizações especificas dos seus progenitores. As aves repetem os sons que aprenderam quando brincam, comunicam uns com os outros ou quando se juntam para afastar um inimigo, o que contribui para reforçar os laços de família. Os papagaios também aprendem sons específicos para comunicar com outras aves for a do seu circulo "familiar", como amigos ou parentes afastados. A siringe, o órgão vocal das aves, no papagaio apresenta características especiais.Esse órgão é adotado de uma estrutura composta com cartilagens,membranas e músculos.As siringe dos papagaios possui dois pares de músculos.A habilidade do papagaio em imitar a fala humana têm base no formato da língua ou do bico. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala do ser humano.

12 As pastilhas e os "sprays" funcionam da mesma maneira que o álcool. Pigarros, tosses e raspar a garganta são hábitos que podem ocasionar o aparecimento de alterações nas cordas vocais porque provocam atrito constante e brusco. Por sua vez, o ar condicionado provoca o ressecamento do ar, bem como das cordas vocais. É aconselhável ter sempre um copo de água por perto para mantê-las umedecidas, caso você não tenha como deixar esse ambiente. Alimentos frios, líquidos gelados ou variações fortes de temperatura, para certas pessoas, são bastante prejudiciais, causando inflamações, alergias, inchaço das cordas vocais. É aconselhável após tomar um sorvete, beber um copo de água na temperatura ambiente. Na alimentação, alimentos pesados e com muita pimenta aumentam o tempo de digestão e dificultam a movimentação do diafragma (músculo importante na respiração para a produção da voz). Sugere-se evitar o leite e chocolate antes das aulas ou reuniões (para palestrantes, professores e pessoas que fazem aula de canto), ou seja, indivíduos que utilizam a voz diariamente ou como instrumento de trabalho, pois são alimentos que aumentam a secreção de muco na garganta. Bebidas gasosas como refrigerantes e outros, também devem ser evitados por provocar gases. Alimentos leves, verduras e frutas bem mastigadas relaxam a mandíbula, melhorando a fala e dando a sensação de leveza ao corpo. Na utilização de roupas é importante fazer uso de tecidos mais leves e folgados, principalmente na região do pescoço e da cintura, assim como os sapatos que também não devem ser apertados. A postura rígida, com ombros levantados e tensão no pescoço, podem prejudicar a produção vocal. Falar muito mesmo com a voz baixa, a cabeça inclinada pressiona o pescoço e a garganta. Falar apoiando o pé na parede ou com a mão no queixo, são posturas inadequadas que alteram o equilíbrio corporal e prejudicam a projeção da voz.

13 A poeira e pó de giz ao serem aspirados se depositam sobre as cordas vocais irritando e aumentando o atrito entre as mesmas. Nos ciclos menstruais, e no uso de pílulas anticoncepcionais é possível perceber uma alteração vocal em cerca de 40% das mulheres na fase pré-menstrual e nos primeiros dias da menstruação como, cansaço vocal, voz mais grave "grossa" e mais baixa. Estas alterações ocorrem devido as trocas hormonais e desaparecem após o período crítico.


Carregar ppt "A voz humana é um fenômeno que existe desde quando nascemos, pode ser representados por choro, grito, risos e sons de fala. A voz é produzida na laringe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google