A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales Benevides Autor Caraúbas – RN, 31 de julho de 2012.

2 Título do Trabalho Participação do Mercado Local nas Licitações Realizadas pelo Município de Caraúbas – RN, durante os biênios 2006/2007 e 2009/2010.

3 Problema Qual o grau de participação dos agentes provenientes do mercado local, nos Procedimentos Licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN?

4 Justificativa Significativo volume de recursos decorrentes de contratações com o Poder Público Municipal migram para o mercado externo.

5 Objetivos GERAL: Analisar a participação dos agentes do mercado local nas licitações realizadas pelo Município de Caraúbas, nos biênios 2006/2007 e 2009/2010, constatando a intensidade e as principais dificuldades enfrentadas. ESPECÍFICOS: Levantar índices de participação por categoria de licitante e por modalidade; Levantar o volume de contratação com os mercados interno e externo; Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos agentes do mercado local em suas participações; Investigar o domínio da legislação e das tecnologias por parte dos participantes;

6 Objetivos Analisar o acesso do mercado e a eficiência dos meios de divulgação utilizados pelos órgãos públicos para anúncios relacionados a licitações.

7 Visão Geral INTRODUÇÃO Tema; Hipóteses; Problema; Metodologia Aplicada; Objetivos; Estruturação do Trabalho. ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Receita; Despesa, Fases da Despesa (Programação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento). LICITAÇÃO PÚBLICA Princípios Básicos; Agentes Executores; Fases as Licitação (interna e externa); Procedimentos de Contratação Direta; Modalidades de Licitação (Convite, Tomada de Preços, Concorrência Pública, Leilão, Concurso)

8 Visão Geral PREGÃO Disposições básicas da Lei Federal n° 10.520/2002; Objeto do Pregão; Modalidades do Pregão (Presencial e Eletrônico); Fases do Pregão (Preparatória e Externa) COMPRAS GOVERNAMENTAIS E A ECONOMIA LOCAL Mecanismos estimulantes ao desenvolvimento local; Lei Complementar n° 123/2006. PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES Caracterização do município de Caraúbas-RN; Resultados da análise da participação do mercado local nas licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, nos biênios 2006/2007 e 2009/2010.

9 Metodologia PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOCUMENTAL PESQUISA DE CAMPO Aplicado a 20% das PF e PJ que participaram de licitações nos biênios 2006/2007 e 2009/2010. SIAI Arquivos 2006/2007 e 2009/2010

10 Contexto da Pesquisa ENTIDADE DA ADM PÚBLICA CF Artigo 37, Inciso XXI LC n° 101 LICITAÇÕES Lei Federal n° 8.666/93 Lei Federal n° 10.520/2002 DESENVOLVIMENTO LOCAL

11 Contribuições da LC n° 123 (Estatuto das Micro e Pequenas Empresas) Concorrência justa acontece entre os iguais. Ou seja, pequenas empresas devem competir entre si e não com as grandes Crestana (2007, [s.p]); Ao se dar preferência ou uma cota especifica para as micro e pequenas empresas atenderem a demanda dos órgãos públicos, o poder de compra estará sendo usado em favor desse segmento Olivan (2007, [s.p]) regulamentar a exigência de tratamentos diferenciados a este setor, estimular o desenvolvimento local e a capacidade empreendedora do mercado;

12 Contribuições da LC n° 123 (Estatuto das Micro e Pequenas Empresas) O art. 42 da LC n° 123 determina as unidades da Administração Pública, a adoção de procedimentos específicos quanto à exigência da documentação de regularidade no ato da contratação; O artigo 44 estabelece critérios para desempate, em situações que envolvam a participação de pequenas e grandes empresas num certame público; O Estatuto prevê a destinação de um percentual das licitações com valores estimados em até R$ 80.000,00 para participação exclusiva desse segmento empresarial.

13 PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN Caracterização do Município de Caraúbas-RN; As contratações públicas realizadas pelo executivo municipal movimentam significativo volume dos recursos financeiros na economia local. 231 procedimentos licitatórios foram realizados pelo poder executivo municipal durante o período analisado; Foi constatada a predominância da realização de licitações na modalidade Carta Convite, com 82% do total;

14 PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN No biênio 2006/2007, 46,5% do volume de recursos das contratações realizadas através de licitações públicas, foram absorvidos pelo mercado local. Já no biênio 2009/2010 esse índice caiu drasticamente para 33,5%, revelando um cenário preocupante e desfavorável para o desenvolvimento local. Apesar dos baixos índices conhecidos em relação a participação do mercado local, são reconhecidos esforços tais como: adoção de exigências mínimas quanto às habilitações nos certames, elaboração de editais simplificados e a predominância na utilização de procedimentos simplificados, tipo carta convite;

15 PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN O aumento das contratações de obras e serviços de engenharia, com exigências relativas a habilitação mais complexas, requerendo comprovações diversas, não enquadráveis as disponibilidades do mercado local contribuíram para esse resultado; Dentre as constatações acessórias, 61% dos entrevistados responderam conhecer a realização dos certames através do recebimento de convites e outros 28% através de comunicação informal no relacionamento com terceiros; Desconhecimento generalizado acerca do teor da LC n° 123/2006 e falta de apoio técnico.

16 PORPOSITURA DE AÇÕES DE INCENTIVO Criação de legislações próprias referentes das contratações públicas, estabelecendo limites e critérios que estimulem a participação do segmento; Criação/manutenção de cadastro de fornecedores/prestadores de serviços locais, facilitando a comunicação a estes da realização de certames; Assegurar os benefícios da LC n° 123/2006 e esclarecer ao setor, principalmente no tocante a regularidade fiscal; Adotar ampla publicidade local para os certames e comunicações individuais aos agentes locais integrantes do CADASTRO; Preferência pela aquisição de produtos oferecidos pelo mercado local;

17 PORPOSITURA DE AÇÕES DE INCENTIVO Definições de quantitativos compatíveis com a capacidade de fornecimento dos agentes locais; Observar a sazonalidade e adoção de cardápios regionalizados; Parcerias institucionais com órgãos que manifestem interesse pelo desenvolvimento econômico local, objetivando: Suporte técnico quanto ao domínio e conhecimento mínimo acerca da legislação correlata; Uso das tecnologias de informação.

18 VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO COM O MERCADO LOCAL Redução nos custos dos produtos, decorrente de fretes e manutenção de estoques; Desenvolvimento local; Geração de empregos e renda; Incentivo a formalização; Estreitamento da relação órgão público – mercado;

19 Demonstrativo das Licitações realizadas nos biênios 2006/2007 e 2009/2010.

20 Volume de recursos públicos municipais contratados através de licitações no biênio 2006/2007

21 Dificuldades Enfrentadas nas Participações em Licitações Públicas


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google