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PublicouPedro Frasco Alterado mais de 9 anos atrás
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Limitações à entrada Facto estilizado: –Há muitos sectores cujas empresas conseguem manter lucros anormais sem que se verifique a entrada de novas empresas. Questão: –Porque razões poderá não se verificar livre entrada que reduza o preço até à eliminação dos lucros anormais?
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Condições para a entrada Uma empresa deve entrar se os custos afundados de entrada forem inferiores ao valor actualizado dos lucros posteriores. A decisão de entrada é então influenciada por: –Custos afundados de entrada (Stigler); –Nível de lucros que se espera obter em virtude da interacção competitiva que se espera que se desenvolva após a entrada (Bain).
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Tipologia das condições de entrada (Bain) Entrada bloqueada: –A empresa instalada não necessita de fazer nada para impedir a entrada; Entrada impedida: –A empresa instalada pode usar estratégias que impedem a entrada; Entrada acomodada: –A empresa instalada não tem interesse em impedir a entrada.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Mercados contestáveis Mercados onde os custos afundados de entrada sejam baixos são contestáveis: –Se o monopolista praticar preços elevados suscita a entrada de novas empresas que obtém lucros e podem facilmente sair. –O monopolista não poderá obter lucros maiores do que obteria como duopolista. Não tem sido muito fácil encontrar mercados contestáveis.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Preço Limite A empresa instalada pode ter interesse em praticar um preço inferior ao preço de monopólio (preço limite) como forma de impedir a entrada de novas empresas. Este comportamento pode ser racional se: –Existir vantagem de custos da empresa instalada; –Existir incerteza quanto à procura.
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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Preço Predatório Existe preço predatório quando uma empresa pratica preço abaixo de custo com o objectivo de expulsar os rivais do mercado. –Qual o custo relevante? Eventuais perdas durante a fase da predação são recuperadas com ganhos no futuro.
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