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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 Economia Aplicada.

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1 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9

2 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Limitações à entrada  Facto estilizado: –Há muitos sectores cujas empresas conseguem manter lucros anormais sem que se verifique a entrada de novas empresas.  Questão: –Porque razões poderá não se verificar livre entrada que reduza o preço até à eliminação dos lucros anormais?

3 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Condições para a entrada  Uma empresa deve entrar se os custos afundados de entrada forem inferiores ao valor actualizado dos lucros posteriores.  A decisão de entrada é então influenciada por: –Custos afundados de entrada (Stigler); –Nível de lucros que se espera obter em virtude da interacção competitiva que se espera que se desenvolva após a entrada (Bain).

4 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Tipologia das condições de entrada (Bain)  Entrada bloqueada: –A empresa instalada não necessita de fazer nada para impedir a entrada;  Entrada impedida: –A empresa instalada pode usar estratégias que impedem a entrada;  Entrada acomodada: –A empresa instalada não tem interesse em impedir a entrada.

5 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Tipos de barreiras à entrada  Legais: –Mercados de entrada regulada.  Estruturais: –Controle de recursos essenciais; –Custos (p.e., economias de escala ou de gama).  Estratégicas: –Preço limite ou predatório; –Capacidade excessiva.

6 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Barreiras estratégicas  Barreiras estratégicas à entrada tendem a surgir se estiverem preenchidas duas condições: –A empresa instalada tem maior lucro como monopolista do que como duopolista; –A estratégia da empresa instalada influencia a expectativa do candidato à entrada relativamente à natureza da competição após a entrada.

7 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Mercados contestáveis  Mercados onde os custos afundados de entrada sejam baixos são contestáveis: –Se o monopolista praticar preços elevados suscita a entrada de novas empresas que obtém lucros e podem facilmente sair. –O monopolista não poderá obter lucros maiores do que obteria como duopolista.  Não tem sido muito fácil encontrar mercados contestáveis.

8 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Preço Limite  A empresa instalada pode ter interesse em praticar um preço inferior ao preço de monopólio (preço limite) como forma de impedir a entrada de novas empresas.  Este comportamento pode ser racional se: –Existir vantagem de custos da empresa instalada; –Existir incerteza quanto à procura.

9 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Preço Predatório  Existe preço predatório quando uma empresa pratica preço abaixo de custo com o objectivo de expulsar os rivais do mercado. –Qual o custo relevante?  Eventuais perdas durante a fase da predação são recuperadas com ganhos no futuro.

10 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 9 ©Fernando Branco Capidade Excessiva  As empresas podem ter interesse em ter capacidade produtiva superior à que está a ser utilizada: –Pode fazer sentido devido a crescimento ou incerteza na procura, mas... –Pode também ser utilizado para impedir a entrada.  Detendo capacidade excessiva pode credibilizar-se uma política de intensa competitição caso haja entrada.


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