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AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA

2 Conceito de avaliação educacional
Processo sistemático de análise de uma atividade de fatos situações de aprendizagem: comportamento, trabalho em grupo …que permite compreender de forma contextualizada todas as dimensões e implicações do mesmo, visando estimular o aperfeiçoamento do aluno(a) (melhorar a aprdzg e superar obstaculos) (Belloni, Magalhães e Sousa, 2003)

3 Tipos de Avaliação Avaliação inicial-nivel do aluno(a)
Avaliação – processo de acompanhamento – dificuldades, necessidades Avaliação final (resultado) – objetivo educacional

4 Avaliação  apoiar a aprendizagem do aluno em qualquer nivel do desenvolvimento humano

5 Na escola inclusiva… A avaliação serve para levantar dados para apoiar o processo de aprendizagem de cada estudante (inicio, processo e final) A avaliação é um recurso valioso para o docente apoiar o aluno em risco de exclusão A avaliação deve ser processual A avaliação deve contar com a participacão constante do aluno na tomada de decisões sobre os caminhos a seguir: ouvir o aluno(a)

6 Na escola inclusiva… A avaliação:
não pode se restringir a produção escrita não pode ser restrita a notas ou conceitos deve ser ampla e considerar todos os elementos do desenvolvimento do aluno(a) (social, aprendizagem de conteudos, emocional, comportamental, expressividade, receptividade, participacao, etc)

7 Como podemos utilizar avaliação para apoiar no processo ensino e aprendizagem?
Portfólio Seminarios Prova Trabalhos Avaliação de Performance Avaliação sistematica Registro regular Participativa (oral e escrita, individual e em grupo) Observar o aluno(a) Ouvir o aluno Auto avaliação Análise de erro Busca de caminhos

8 Docente deve saber da criança com deficiência antes de recebê-la
AVALIAÇÃO DAS NEE Docente deve saber da criança com deficiência antes de recebê-la Familiares devem ser contactados pela escola: levantamento de informações relevantes Comunidade escolar e local deve ser sensibilizada e conscientizada sobre os direitos Contatos regulares com a família e participação na vida da escola

9 Levantamento de informações relevantes sobre aluno(a)
Família pode colaborar no conhecimento do perfil da criança: habilidades (o que sabe fazer e o que faz bem) interesses ( programa de TV, tipos de música, tipos de brinquedo e brincadeira, esporte...) hobby (correr, cozinhar, desenhar/pintar, colecionar algo, etc.) comportamento (calmo, quieto, agitado, briguento, engraçado, etc.) o que gosta e o que não gosta (animais, comida, brincadeira, etc.) Criança pode contribuir acrescentando informações (que tipo de atividade, exercício gosta na classe, quais os amigos mais gosta e porque? etc.) Como aprende melhor (dados e observação da professora, colegas)

10 RELACAO ESCOLA-PROFESSOR-FAMILIA
Atitude positiva dos pais favorece inserção na vida escolar/social Pais de crianças com necessidades especiais precisam de apoio para desempenhar o seu papel Colaboração dos familiares pode ser desenvolvida com informações relevantes e uso de linguagem simples – principalmente nos contextos em que a escolarização não é valorizada

11 RELACAO ESCOLA-PROFESSOR-FAMILIA
Professore(a)s e familiares precisam ser encorajados para aprender a trabalhar juntos como parceiros Familiares devem ser encorajados a apoiar as crianças em casa e na escola Escolas devem ‘ensinar’ os familiares sobre como apoiar a escolarização Pais devem ser convidados e apoiados a se organizarem como um grupo importante dentro da gestão da escola e devem participar de decisão

12 Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor sempre!


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