A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Fonte de informações para formulação de práticas pedagógicas; Aponta reciprocidade entre desempenho dos alunos e práticas de ensino dos professores.

2 RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Coletivo da escola É fundamental a criação de um espaço coletivo para: 1- discussão e análise dos problemas de aprendizagem, 2- elaboração conjunta de planejamentos e implementação de ações diversificadas de recuperação dos alunos e formação dos docentes.

3 DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO
Técnica ou burocrática: regulação dos tempos escolares com caráter classificatório, somativo, controlador, com objetivo de certificação ou de atendimento à dimensão burocrática do sistema; Formativa: função diagnóstica, processual, descritiva e qualitativa com o objetivo de sinalizar as aprendizagens consolidadas pelo aluno, suas dificuldades ao longo do processo e estratégias necessárias a seus avanços.

4 AÇÕES DE AVALIAÇÃO A primeira ação educativa essencial à avaliação é o diagnóstico. Diagnosticar é coletar dados relevantes, através de instrumentos que expressem o estado de aprendizagem do aluno.

5 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Observações e registros (fotos, roteiros, fichas descritivas, relatórios individuais, diário de bordo e etc. Provas operatórias Auto-avaliação (ex.: portifólio)‏ Provas de Avaliações Sistêmicas

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Discrimina conhecimentos e competências a serem avaliados; Sua finalidade é orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação; Não esgota o repertório de capacidades ou de procedimentos possíveis para a avaliação.

7 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Compõe-se de capacidades progressivas e diferenciadas quanto ao grau de complexidade; Apresenta capacidades que devem ser desenvolvidas ao longo de todo o Ciclo da alfabetização, englobando, de forma indissociável, os processos de alfabetização e letramento (foco principal).

8 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Estrutura: O que está sendo avaliado (capacidades)‏ Detalhamento da capacidade que está sendo avaliada (descritores)‏ Como será avaliado (instrumento)‏

9 QUESTÕES PARA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Cada questão deve medir apenas uma capacidade; Uma certa capacidade pode ser medida por questões com diferente grau de dificuldade; Focar o que é importante e não o que é periférico; Ser coerentes com o que está sendo avaliado; Variadas quanto ao grau de complexidade; Claras, curtas e objetivas.

10 APLICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
É menos rigorosa do que a aplicação de uma avaliação sistêmica; Exige mediação do professor; Exige flexibilidade.

11 VALIDADE A validade de uma avaliação diagnóstica pressupõe:
registro e análise cuidadosa dos resultados, inclusive dos erros dos alunos; comunicação dos resultados (escola, pais e alunos);

12 construção, com os alunos, de metas e objetivos a serem alcançados pela turma e por cada aluno individualmente (expor em cartazes na sala e nos cadernos dos alunos, respectivamente) e utilização dos resultados analisados para planejamento e implementação de intervenções pedagógicas adequadas; (cad.VI).

13 PLANEJANDO A INTERVENÇÃO
1º passo: análise dos erros dos alunos; 2ºpasso: analisar os resultados consolidados, à luz das observações feitas pelo professor durante as aulas; 3º passo: estabelecer metas gerais para o trabalho a ser desenvolvido;

14 4º passo: elaborar um plano de trabalho, considerando os conhecimentos e as capacidades linguísticas que as crianças já possuem ou que ainda não desenvolveram, com base nos eixos e nas capacidades linguísticas (plano anual ou semestral);

15 5º passo: elaborar,a partir do material “Guia do Professor Alfabetizador das turmas de letramento do PAV” e no Material do aluno – “O Sonho de Renato” o planejamento de uma rotina semanal, considerando o tipo de abordagem que se pretende dar a cada capacidade do planejamento (introduzir, trab. sist., consolidar, retomar); 6º passo: elaborar planos diários com atividades coerentes com a abordagem que se pretende dar às capacidades;

16 7º passo: organizar os alunos de forma adequada para realização das atividades planejadas:
Todos os alunos realizam a mesma atividade; Grupos de alunos realizam tarefas diferentes, diante de uma mesma proposta; Grupos de alunos realizam tarefas ou propostas diferentes, em função do que estão precisando aprender no momento.

17 Concluindo... A avaliação diagnóstica será um importante subsídio para o planejamento do trabalho a ser desenvolvido com a turma como um todo e com cada aluno individualmente.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google