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Carpe Diem-SPA Ana Luiza Albuquerque Ana Beatriz Diniz Patricia Assad.

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1 Carpe Diem-SPA Ana Luiza Albuquerque Ana Beatriz Diniz Patricia Assad

2 Estudar sobre a viabilidade para a implantação de um SPA na Cidade de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo, denominado de Carpe Diem SPA Esse empreendimento será uma nova alternativa às necessidades da região, tendo em vista, a não existência de concorrentes muito próximos para esse tipo de hospedagem Particularidade do assunto é estudo de viabilidade econômico-financeira de abertura de um SPA em Ribeirão Pires, SP Introdução

3 O Mercado de Hospedagem O Brasil possui estabelecimentos de hospedagem, sendo que os cadastrados totalizam , incluindo nestes, os quase hotéis. Estes representam um patrimônio imobilizado de U$ 10 bilhões, geram uma receita bruta em torno de U$ 2 bilhões e arrecadam mais de U$ 400 milhões em impostos e taxas, o que gera direta e indiretamente cerca de 1 milhão de empregos

4 Foi feita uma pré-seleção, dos municípios mais próximos de São Paulo. Ribeirão Pires localiza-se a 40 km da cidade, é um município com área rural de pequena proporção e área de expansão urbana e industrial restrita pela lei de proteção aos mananciais. Por possuir suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, propicia a convivência harmoniosa da vida urbana com a Mata Atlântica. Conta ainda com atrativos como feiras de artesanato e eventos que ocorrem durante todo o ano fazem de Ribeirão Pires uma excelente opção para todas as idades. Distâncias dos Centros: São Paulo:49 km Mogi das Cruzes:37 km Santos:61km A Seleção da Região

5 Missão/Valores Missão : contribuir para a qualidade de vida e progresso de nossos clientes e satisfazer suas necessidades e expectativas. 1°- Atendimento de qualidade, investindo na formação e aperfeiçoamento constantes de seus funcionários, e investindo em inovações na infra- estrutura da empresa e em serviços complementares percebidos pelos clientes como grande diferencial 2° - Empenho na construção de relacionamentos duradouros, prestação de serviços cada vez mais diferenciados e especializados, através de constantes pesquisas de satisfação e pesquisas da concorrência 3° - Respeito às diferenças culturais Valores:

6 Objetivo: A revitalização da saúde física e emocional através de exercicios fisicos e uma alimentação saudável Se consolidar no mercado como provedor de uma vasta gama de serviços de beleza, reeducação alimentar e bem- estar em um único lugar. Metas : Criar vantagem competitiva em relação aos concorrentes, mantendo constantemente o treinamento da equipe de atendimento e serviços do SPA, mantendo assim um padrão alto de qualidade. Objetivo e metas

7 Público Alvo Pessoas de classe média e alta; Mulheres na sua grande maioria; Faixa etária entre 25 e 55 anos; Que sofrem com problemas de saúde, como por exemplo: a obesidade; stress Que buscam apenas alternativas de tratamento estético e relaxamento Pessoas preocupadas em melhorar sua qualidade de vida Poderão também fazer parte desta demanda pessoas que moram nas cidades limite de município, são elas: Grande São Paulo, ABC, Mauá e Suzano

8 Diferenciais Estratégia baseada na diferenciação: profissionais bilíngües/trilíngües; palestras, acordos empresariais, promoções, acompanhamentos psicológicos e principalmente o pós-venda Atender às necessidades e expectativas dos clientes, diversificando produtos e serviços. Estar sempre atualizado com tendências de mercado Área verde com um planejamento bem feito e distribuído; Uma horta orgânica, onde o hóspede poderá interagir conhecendo como são plantadas e cultivadas verduras e legumes Opção Day SPA; um desconto especial ou uma massagem gratuita na semana do seu aniversário Sistema de Transfer até o SPA

9 Análise SWOT Pontos Fortes: Poucas adaptações para implantação do empreendimento, portanto pouco investimento; Transfer gratúito para levar os clientes ao SPA; Profissionais bem qualificados; Viabilidade quanto ao período de retorno do investimento. Pontos fracos: Treinamento intensivo de mão de obra Oportunidades: Demanda potencial; Falta de concorrentes próximos ao local; Fácil acesso por ser próximo de São Paulo; Ameaças : Surgimento progressivo de concorrentes diretos (SPAs urbanos localizados na grande São Paulo e ABC) e indiretos (academias, massagistas, resorts); Impactos econômicos no país

10 Fatores Críticos de Sucesso Bom relacionamento de profissionais e funcionários com clientes Excelência dos tratamentos e treinamentos constante dos profissionais e funcionários Localização do Spa: Região de ar puro em meio à mata atlântica e próxima a São Paulo. Além do fator localização, o município não apresenta concorrentes Infra-estrutura adequada e moderna.

11 Preço UHsAlta Temporada Preços em (R$) Baixa Temporada Preços em (R$) Single580,00470,00 Dupla470,00430,00 Tripla430,00400,00 Massagens95,0035,00 Day SPA155,00105,00 O preço é uma tradução dos diferenciais apresentados pelo SPA e assim um fator determinante na percepção de valor do cliente.

12 Salários

13 Ocupação proposta para 2008 Geração de Receita: R$ ,00 Representa uma média mensal de ocupação em torno de 55%; equivalente a 280 hóspedes mensais.

14 DRE Receita bruta de vendas2,000, ,403, ,767, ,289, ,976, Deduções impostos (5%)(100,000.00)(120,175.00)(188,374.31)(264,477.53)(398,832.12) Deduções comissões (0.9%)(18,000.00)(21,631.50)(33,907.38)(47,605.96)(71,789.78) Receita liquida de vendas1,882, ,261, ,545, ,977, ,506, Custos (20%)(400,000.00)(480,700.00)(753,497.25)(1,057,910.14)(1,595,328.49) Lucro bruto1,482, ,780, ,791, ,919, ,910, Despesas operacionais(505,000.00)(513,070.00)(535,349.73)(561,791.01)(614,532.85) Despesas administrativas (400,000.00) Despesas de MKT (15,000.00) (10,000.00)(6,000.00)(5,000.00) Depesas gerais (50,000.00) Depreciação acumulada (2%) (40,000.00)(48,070.00)(75,349.73)(105,791.01)(159,532.85) Resultado operacional472, , ,721, ,795, ,681, Imposto sobre lucro (15%)(222,300.00)(213,719.22)(335,004.88)(470,346.85)(709,283.05) Lucro liquido249, , ,386, ,325, ,972, Inflação 4.3%4.5% 4.0%

15

16 Objetivo Final O objetivo do SPA CARPE DIEM será obter um retorno de 30% para seus investidores e firmar-se como a melhor opção e referência em saúde e obtendo altas taxas de satisfação dos clientes.


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