A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narrativas de aventura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narrativas de aventura"— Transcrição da apresentação:

1 Narrativas de aventura
APRESENTAÇÃO/ Pauta.

2 Narrativas de aventuras
SARESP/2011. Resolução: SE 41 de 30/06/2011. Gêneros selecionados: 4ª série/5º ano: carta ao leitor. 6ª série/7º ano: narrativa de aventura. 8ª série/9º ano: artigo de opinião. 3º ano EM: artigo de opinião. Obs.: Dom Quixote adaptação, pois o original é do gênero romance.

3 6ª série/7º ano Narrativas de aventuras A narrativa de aventura é cheia de acontecimentos grandiosos e emocionantes que podem ser engraçados, absurdos ou perigosos.

4 Características estruturais:
Enredo; Personagem; Espaço; Tempo; Narrador.

5 O enredo Numa narrativa de aventura, o mais importante são as peripécias e os acontecimentos inesperados que o herói vive ao longo da história, que se passa num determinado espaço e num determinado tempo. Ou seja, o mais importante é a sequência de ações das personagens. Geralmente existe um objetivo à ser alcançado e para atingi-lo, são enfrentadas situações perigosas Que desafiam as personagens. O momento culminante do enredo é o clímax

6 PERSONAGENS Personagem principal: herói.
A presença do herói representando as capacidades humanas (como coragem, força de vontade, etc) que serão colocadas à prova, o que ressalta ainda mais tais valores. O protagonista geralmente é valente, audacioso.

7 O herói enfrenta piratas, ladrões, animais, criaturas estranhas, a floresta densa e misteriosa.
Antagonistas ou vilões: contrapõem ao herói; é possível que eles não apresentem características tão maléficas;eles apenas representam um obstáculo a ser vencido e que, uma vez transposto , permite ao protagonista, atingir o objetivo desejado. Importante: Não confundir herói com super-herói. O herói não tem os poderes mágicos dos super-heróis, suas características humanas permanecem, mas o desejo de aventura e de justiça são inerentes à sua personalidade.

8 narrador Narrador oculto, não se apresenta- narra em terceira pessoa fatos, sentimentos, opiniões, defeitos e qualidades das personagens. Faz antecipações, ou prevê o rumo que as ações irão tomar. Quando o narrador é em primeira pessoa: a história em geral, é uma confissão, um diário ou autobiografia;

9 TEMPO Sequência cronológica – forma linear;
Quando não corresponde ao tempo cronológico; seguem lembranças, emoções, sensações dos personagens; Flash backs – recursos para o tempo psicológico- narrativa não-linear; Importante: o tempo é fictício, quer seja cronológico ou psicológico.

10 ESPAÇO Diverso: uma viagem por terra, na floresta,, uma passeio a bordo de um balão, caça tesouro em uma ilha deserta, etc. O espaço pode exercer uma forte influência nas personagens chegando a modificar o seu comportamento.

11 OFICINA I Análise da narrativa / Trecho do Livro As Aventuras de Huckleberry Finn- 8 grupos de 7 integrantes

12 Oficina : 0 2 Análise do quadro de correção. Proposta de redação.

13 REFERÊNCIAS: Azevedo, Isabel Michelan de, Cordeiro, Glais Sales. O interacionismo sociodiscursivo: como trabalhar com sequencias didáticas e analisar as produções dos alunos de narrativas de aventuras de viagens. Disponível em unisinos.br/publicacoes.../pdfs.../15calidoscopiov2n2_artigo10.pdf. Acesso 15/08/2011 Geraldini, Marta. Narrativas de Aventuras. Disponível em /.../7°%20ano_Português%202°%20Bimestre_ .... Acesso 15/08/2011. Rodella, Gabriela. Nigro, Flávio. Campo, João. Português: a arte da palavra. Disponível em Acessado 15/08/2011. Cândida Vilares Gancho – Como Analisar Narrativas


Carregar ppt "Narrativas de aventura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google