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Os Novos Caminhos da Informática, dos Laboratórios Clínicos e da TCM Informática para o Século 21 por Paulo Roberto Olsen, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.

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1 Os Novos Caminhos da Informática, dos Laboratórios Clínicos e da TCM Informática para o Século 21 por Paulo Roberto Olsen, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da TCM Informática

2 As grandes mudanças na Informática Houve uma grande evolução no meio físico no qual trafegam as informações, de um ponto a outro. Ontem: disquetes, modems com baixa taxa de transmissão Hoje: conexões via fibra óptica, cable modem, rádio, ADSL, satélite.

3 As grandes mudanças na Informática Há novas técnicas de desenvolvimento de sistemas, como o desenvolvimento de aplicativos WEB em três camadas (three tier), potencializando os recursos para clientes magros (thin client)

4 As grandes mudanças na Informática Há uma nova visão na concepção e na utilização de redes, passando para uma utilização mais abrangente e de fácil acesso (Intranet e Internet). Ontem: as redes destinavam-se ao compartilhamento de arquivos e filas de impressão Hoje: as redes absorvem o conceito de Intranets, mais abrangentes e com acesso mais fácil.

5 As grandes mudanças na Informática Numa Intranet, a busca por informações é muito mais fácil e abrangente.

6 As grandes mudanças na Informática Há padronização no intercâmbio de documentos entre aplicativos (HTML) Ontem: não havia padronização, era complexa a tarefa de compatibilidade de arquivos entre sistemas diferentes. Hoje: há muita facilidade para promover a compatibilidade de dados entre diferentes sistemas (Word, Explorer, Excel).

7 As grandes mudanças na Informática Houve grande evolução nas ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento de sistemas Ontem: linguagem de programação era o Clipper Hoje: conjunto de linguagens, tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento: T-SQL Visual Basic (VB) Visual Interdev Front Page VB Script Java Script Active Server Pages (ASP) HTML DHTML XML

8 A nova filosofia de desenvolvimento da TCM

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10 O Software vai virar serviço? O Software está se tornando um serviço. Quando grandes nomes da Informática mundial como Larry Ellison (CEO da Oracle) e Steve Ballmer (Presidente da Microsoft) dizem a mesma coisa, é melhor prestar atenção. O Software vai virar Serviço. - Steve Ballmer, Presidente da Microsoft Toda empresa de software vai se tornar uma ASP. - Larry Ellison, CEO da Oracle Os sistemas serão locados, na forma de prestação de serviços. Assim, um botequim de esquina terá chance de usar o mesmo software de gestão do McDonald´s, por exemplo. - Fernando Moutinho, Diretor de Novos Negócios da Oracle

11 O Software vai virar serviço.

12 Os Meios de Acesso à Internet O acesso à Internet deve ser rápido e seguro numa ASP (Application Service Provider) A TCM Informática será uma ASP, e para tanto está escolhendo o que há de melhor em acesso para a Internet. Para aproveitar ao máximo os recursos desta nova tecnologia, os Laboratórios também devem potar por um acesso eficiente, rápido e seguro à Internet. Algumas considerações:

13 Meios de Acesso Corporativo à Internet Fibra Óptica ADSL (Linha digital de assinantes) Cabo televisivo (Cable modem) Rádio Satélite

14 Os Meios de Acesso à Internet Como funciona: Leva dados até as residências. Também pode levar vídeo, no mesmo sinal ou em outro comprimento de onda. Velocidade: Até Mbps Vantagem: É a tecnologia que oferece a velocidade mais alta. Limitações: O custo de implantação é elevado. Fibra óptica

15 Os Meios de Acesso à Internet Como funciona: Transmite dados digitais em linhas telefônicas por meio de freqüências mais altas que aquelas usadas para voz. Velocidade: Download de 6 a 8 Mbps e Upload até 1,5 Mbps. Vantagem: Pode utilizar a linha telefônica existente. Limitações: Não funciona a mais de 5,5 quilômetros da central telefônica. A velocidade máxima só é atingida em linhas curtas. Está disponível em poucos lugares. ADSL (Linha digital de assinantes)

16 Os Meios de Acesso à Internet Como funciona: Os dados são recebidos pelo cabo coaxial da TV numa banda de freqüência usada para um canal de vídeo. O envio do sinal é feito em freqüência mais baixa ou por telefone. Velocidade: Download de 1Mbps e Upload de 0,1 a 0,5 Mbps. Vantagem: Usa o cabo coaxial existente. Limitações: A velocidade cai com o número de usuários. Cabo Televisivo (Cable Modem)

17 Os Meios de Acesso à Internet Como funciona: Uma antena local emite ondas que são captadas pela antena residencial. Transmite vídeos e dados. Velocidade: Comparável à do DSL Vantagem: Não exige cabo Limitações: Árvores, prédios ou chuva podem bloquear os sinais. A distância atingida é limitada (como no telefone celular). Rádio

18 Os Meios de Acesso à Internet Como funciona: O satélite transmite os sinais de dados. O consumidor seleciona o que quer receber. Pode ser um serviço adicional de transmissão direta via satélite ou um serviço móvel de satélites de órbita baixa do tipo Teledesic. Velocidade: Ainda indefinida Vantagem: Não exige cabo nem antenas de transmissão terrestres Limitações: Mais adequado para transmissão a múltiplos usuários por causa da grande áreas de cobertura dos satélites. Provavelmente terá velocidades limitadas. Satélite

19 Os Meios de Acesso à Internet

20 Intranet é vantagem? A Intranet permite unificar informações que estão armazenadas em locais fisicamente diferentes Quando os dados estão disponíveis on line, a necessidade de imprimir documentos é reduzida, pois é possível visualizar o documento atualizado de suas próprias mesas de trabalho, sem custo de distribuição. Alguns benefícios que uma Intranet proporciona

21 Intranet é vantagem? E mais... Uma solução baseada em Intranet através de ferramentas específicas é capaz de transmitir informações em vários formatos: dados financeiros podem ser apresentados em planilhas, informações históricas, como documentos em processadores de texto, informações gráficas são fornecidas em documentos de apresentação gráfica. As informações também podem ser interligadas, manipuladas e visualizadas através de um browser.

22 Intranet é vantagem? Uma Intranet pode favorecer o compartilhamento de informações de muitas maneiras: incluir configurações de grupos de discussão pública para compartilhar idéias sobre determinados projetos, clientes ou produtos. A comunicação através de correio eletrônico é barata e eficiente O acesso às informações pode ser realizado a partir de qualquer lugar do mundo com acesso à Internet. E mais...

23 Intranet é vantagem.

24 TCM e Cliente: o novo relacionamento Laboratórios possuem contrato de manutenção São atendidos pela revenda local A TCM Informática repassa percentual da manutenção para a revenda local em função dos custos operacionais, quer seja o serviço executado ou não Há dificuldades no controle da qualidade do serviços prestados por parte das revendas Situação Atual

25 TCM e Cliente: o novo relacionamento A solução Esmeralda Visual está baseada no ambiente Intranet/Internet, o que permite ter clientes em qualquer lugar do mundo. No modelo de negócio baseado na internet, o controle de cobrança e repasse às revendas fica inviável operacionalmente. Os serviços disponibilizados pela TCM podem ser pagos via cartão de crédito. A TCM Informática passa a adotar a filosofia de prestação de serviços, sendo remunerada pelo uso efetivo dos seus serviços. Desta forma, o valor a ser pago à TCM refere-se ao uso dos serviços do Esmeralda visual e desvinculado do atendimento prestado pelos credenciados. Fatos do Ano 2000 a serem considerados

26 TCM e Cliente: o novo relacionamento A solução Esmeralda visual é um conjunto de serviços disponível através da Internet. Deixa de existir o contrato de manutenção com a TCM Informática. A partir de agora, o Laboratório pagará pelo uso dos serviços do Esmeralda visual Deixa de existir o repasse do valor da manutenção à revenda que presta suporte técnico. O suporte técnico local deve ser acertado diretamente entre o Laboratório Clínico e a revenda (credenciada pela TCM), na forma de contrato mensal ou então pagamento por serviço prestado. Nova Situação

27 TCM e Cliente: o novo relacionamento A situação de cada cliente será avaliada, inserindo-o neste novo contexto. Assim ficará a nova situação de relacionamento: Uso do Sistema (TCM Informática) Suporte Técnico (Credenciado) + Nova Negociação (opcional) O que irá acontecer

28 TCM e Cliente: o novo relacionamento O cliente irá pagar de acordo com o uso dos serviços do Esmeralda visual em seu Laboratório Com a nova política de Certificação TCM de Credenciados, haverá um maior número de credenciados disponíveis para atendimento. O suporte técnico local estará desvinculado à TCM Informática. Haverá um conjunto maior de opções de credenciados à disposição do Laboratório no momento que ele necessitar de suporte técnico. Benefícios para o Laboratório

29 TCM e Cliente: o novo relacionamento A TCM Informática passa a receber pelos serviços prestados, ou seja, receberá de acordo com a utilização do que oferece Haverá um fluxo contínuo de receita, o que permitirá investimentos ainda maiores em desenvolvimento, busca de novas tecnologias, aprimoramento profissional e otimizações no atendimento ao cliente. Não há necessidade de distribuição dos produtos. A solução estará disponível 24 horas via Internet, sem limitação geográfica de alcance ao cliente. Benefícios para a TCM Informática

30 A TCM Informática passa a investir em um programa de qualificação dos credenciados, através de exames de certificação, onde as equipes técnicas de cada credenciado serão avaliadas, recebendo uma nota. Os valores cobrados por cada credenciado terão como um dos parâmetros a sua nota obtida no exame de certificação. Credenciados TCM: a nova era Qualificação

31 Os Laboratórios poderão pesquisar no site da TCM Informática (www.tcmnet.com.br) a relação de credenciados, seus valores e a sua avaliação. Desta forma, saberá qual credenciado escolher, de acordo com a necessidade. Os credenciados só serão certificados pela TCM Informática se, de fato, detiverem conhecimentos técnicos necessários para prestar suporte técnico aos laboratórios, o que garante maior segurança no atendimento. Credenciados TCM: a nova era Qualificação

32 Mesmo em regiões que já possuam credenciados, a TCM Informática poderá instalar sua própria equipe de atendimento, que passará pelos mesmos teste de credenciamento que os demais credenciados. Técnicos que trabalham no suporte técnico da TCM Informática podem, após algum tempo de experiência, vir a tornar-se um credenciado e atender regiões específicas, elevando, assim, o próprio atendimento. Credenciados TCM: a nova era Credenciados da própria TCM Informática

33 Técnicos dos atuais credenciados da TCM Informática podem também candidatar-se a estágios de formação profissional na TCM Informática. Uma vez na TCM Informática, ele poderá beneficiar-se de cursos e certificações, que muitas vezes são inviabilizados na empresa credenciada. Credenciados TCM: a nova era Credenciados da própria TCM Informática

34 Objetivo: ampliar a atual rede de credenciados, oferecendo aos Laboratórios uma maior opção de empresas a quem possam recorrer. A TCM Informática deseja estimular a competição localmente, elevando o nível dos serviços prestados, o que reverterá, consequentemente em maior qualidade nos serviços oferecidos. Regiões prioritárias da TCM Informática para instalação de credenciados próprios: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Credenciados TCM: a nova era Rede de Credenciados

35 Objetivo: qualificar o profissional de atendimento da TCM Informática e credenciados, a fim de proporcionar segurança e conhecimento técnico suficiente para enfrentar as situações adversas que podem ser encontradas nos Laboratórios. Classificação do Profissional da TCM: - Básico - Intermediário - Avançado Programa de Certificação

36 Este profissional deverá deter conhecimentos em: - Windows 2000 Professional - Internet Explorer - Microsoft Excel - VBA - TCP/IP Programa de Certificação Nível Básico

37 Este profissional deverá deter conhecimentos em: - Windows 2000 Server / Professional - Internet Explorer - Microsoft Excel - VBA - TCP/IP - Outlook - Exchange - FrontPage - Money Programa de Certificação Nível Intermediário

38 Este profissional deverá deter conhecimentos em: - Windows 2000 Server / Professional - Internet Explorer - Microsoft Excel - VBA - TCP/IP - Outlook - Exchange - FrontPage - Money Avançado - IIS - SQL - Proxy Programa de Certificação Nível Avançado

39 2 MCSE - Microsoft Certified System Engineer 1 MCSD - Microsoft Certified Solution Developer 2 MCT - Microsoft Certified Trainner 1 MCP + I - Microsoft Certified Professional + Internet 1 MCDBA - Microsoft Certified Database Administrator Programa de Certificação Profissionais da TCM Informática

40 Programa de Certificação https://partnering.one.microsoft.com/mcp


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