A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brises e Elementos vazados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brises e Elementos vazados"— Transcrição da apresentação:

1 Brises e Elementos vazados
MSc. Ana Beatriz Ribeiro

2 Brises soleil O brise-soleil é um dispositivo arquitetônico com a função imediata de impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de uma edificação, para minimizar o calor excessivo. Foi um dos principais elementos utilizados pela arquitetura moderna, transformando-se em um ícone dos projetos arquitetônicos. Brise-soleil  quebra sol

3 Le Corbusier  Unidade de habitação de Marseille

4 Brises soleil Materiais diversos  mais comuns o concreto (betão), a madeira e o alumínio. Caracterizam-se como uma série de lâminas, móveis ou não, localizadas em frente às aberturas dos edifícios. Os móveis são mais eficientes pois permitem a manipulação para aumento ou diminuição da insolação a medida que o movimento aparente do sol notado.

5 Brises soleil  Materiais

6 Brises móveis: Edifício Gustavo Capanema – Rio de Janeiro
Brises soleil Brises móveis: Edifício Gustavo Capanema – Rio de Janeiro

7 Edifício Copan – São Paulo, por Oscar Niemeyer
Brises soleil Edifício Copan – São Paulo, por Oscar Niemeyer

8 Posicionamento Vertical ou Horizontal

9 Elementos vazados Os elementos vazados além de permitir a circulação de ar e entrada de luz criam uma textura diferente na fachada. Tornando o interior da edificação mais agradável, diminuindo assim a utilização de ar condicionado. Mantem a privacidade e controlando a entrada de luz e a circulação de ar no local, dividindo-o e formando jogos de luzes e sombras com ótimo efeito, sendo recomendado o seu uso em ambientes pequenos, como cozinhas e lavanderias, a fim de esconder espaços que não são tão interessantes de aparecerem e/ou, ao mesmo tempo, realçar outros que merecem destaque especial.

10 Muxarabis O muxarabi é um recurso criado pelos árabes, para fechar parcialmente os ambientes de maneira que quem está dentro possa ter visão total do lado externo, porém de forma a preservar sua intimidade A principal função do muxarabi no mundo árabe era proteger as mulheres de olhares masculinos. Preserva a ventilação natural

11

12 Cobogós Elemento vazado, inicialmente feito em cimento
Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no século XX trabalhavam no Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Outros materiais como: argila, vidro, cerâmica etc. 

13

14

15

16


Carregar ppt "Brises e Elementos vazados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google