A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obsolescência Planejada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obsolescência Planejada"— Transcrição da apresentação:

1 Obsolescência Planejada
Não me pergunte o que é, eu só sei que não é de comer.

2 Primeiramente... Muitas vezes nós ouvimos falar de obsolescência planejada, mas o que isso significa de verdade? Isso é o que nós pretendemos explicar durante nossa apresentação.Esperamos que ela seja agradável e informativa e que vocês aprendam um pouco mais sobre esse “sistema de consumo”

3 obsolescência programada
Existem no mundo dois tipos de obsolescência, a programada e a perceptiva.A obsolescência programada está intimamente ligada aos meios de produção utilizados.Basicamente, eles podem criar um produto de maior qualidade e durabilidade, mas não o fazem, com o intuito de diminuir sua vida útil e lucrar vendendo mais.Exemplo: Um computador é criado para durar x anos.Após esses x anos, o computador pifa, e é bem mais vantajoso comprar um novo do que tentar concertar o pifado.

4 Obsolescência perceptiva
Ainda nos utilizando do último exemplo, imaginem que nesses x anos outros modelos de computadores, mais modernos e sofisticados, tenham sido criados.Para o dono do computador pifado, é tanto melhor comprar um computador novo e sofisticado, do que concertar o velho e ultrapassado. Nota – se que o desejo do consumidor de comprar um novo computador não veio exclusivamente pela necessidade, mas também pelo fato do computador novo parecer melhor e mais avançado.Mas de onde vem essa idéia? Se a obsolescência programada está ligada aos meios de produção, a obsolescência perceptiva está enraizada na alienação do consumidor.

5 Esperar x anos é muito tempo, eles preferem um grande lucro à curto prazo. Fazendo uso da mídia e de propagandas, passam ao consumidor a idéia de que um produto é mais moderno, “revolucionário”, e que a vida pode ser mais fácil com esse novo produto do que com o “antigo”. Exemplo: Celular comum – Tira foto, tem calculadora e joguinho (Tá velho, joga fora) Iphone - Tira foto, tem calculadora, joguinho e é da Apple (Mãe, compra pra mim?)

6 Finalizando Basicamente, de um jeito bem superficial, tentamos explicar o que é obsolescência planejada.Nos utilizamos de exemplos relacionados à alta tecnologia por esta ser a matrix produtiva atualmente, mas esse esquema também é aplicável a outros produtos.Curiosamente, a obsolescência planejada foi aplicada pela primeira vez em uma lâmpada.No mais, esperamos realmente que a apresentação tenha sido clara e instrutiva. Obrigado! Gt – 3 (Muralha) Daniel Faria João Paulo José Enrico Leandro Rodrigo Nicolas Tainan


Carregar ppt "Obsolescência Planejada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google