A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Gestão em Negócios Professora Fernanda Ferrari Orientações para o Trabalho de Conclusão Canoas

2 Com o objetivo principal de facilitar e orientar os formandos do curso Técnico em Administração - Gestão em Negócios, desenvolvemos este material que deverá acompanhá-los ao longo do do trabalho. O Trabalho de Conclusão é uma atividade importante, onde o aluno terá a oportunidade de desenvolver ainda mais os conteúdos trabalhados em sala de aula, na medida em que se torna agente ativo na busca por soluções. É preciso escolher uma empresa, visitá-la e realizar o diagnóstico situacional(ou captar empresas no atendimento realizado no Diário de Canoas no seu bairro), ou seja, fazer um levantamento de todo o processo administrativo, para poder verificar todas as possibilidades de mudanças que podem ser apresentadas. A empresa deverá estar aberta e possibilitando ao aluno o desenvolvimento deste trabalho. Qualquer área do curso pode ser usada na solução de problemas, ou seja, o aluno poderá sugerir a implantação de um sistema de qualidade, caso a empresa não tenha, poderá também sugerir alterações no lay out ou ainda, desenvolver novas estratégias de mercado. Enfim, este é o momento em que você, com o auxílio da professora, terá para realmente contribuir de forma concreta com a maximização dos resultados de uma empresa. Bom trabalho!!!

3 MASP - Metodologia de Análise de Solução de Problemas
ETAPAS DO PROCESSO 1 - Identificação do Problema - Definir claramente o problema e reconhecer sua importância; 2 - Observação - Investigar as características específicas do problema sob vários pontos de vista; 3 - Análise - Descobrir as causas fundamentais; 4 - Plano de Ação - Conhecer um plano para bloquear as causas fundamentais; 5 - Ação - Bloquear as causas fundamentais; 6 - Verificação - Verificar se o bloqueio foi efetivo; 7 - Padronização - Prevenir contra o reaparecimento do problema; 8 - Conclusão - Recapitular todo o processo para trabalho futuro

4 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
* Reconhecer o problema e sua importância; * Montar um histórico do problema(qual a frequência, como ocorre, etc.); * Identificar perdas atuais e ganhos viáveis; 2 - OBSERVAÇÃO * Descoberta das características do problema: - Coleta de dados; - Experiência e observação local. 3 - ANÁLISE * Definir as causas mais prováveis; * Analisar e detectar a causa fundamental;

5 4 - PLANO DE AÇÃO * Elaborar a Estratégia de Ação; * elaborar um Plano para bloquear a causa fundamental(utilizar 5W1H, cronograma, custos, etc). 5 - AÇÃO * Treinamento dos envolvidos no projeto; * Execução do Projeto(se houver); * Registro sistemático dos resultados para fins estatísticos; * Acompanhamento através do cronograma. 6 - VERIFICAÇÃO * Comparação dos resultados; * Listagem dos efeitos; * Verificar eficiência no bloqueio da causa; * Utilizar gráficos.

6 PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MASP
7 - PADRONIZAÇÃO * Comunicação a todos os interessados; * Educação e treinamento. 8 - CONCLUSÃO/RESULTADO * Registrar ganhos (para pessoas, empresas,etc). PRINCIPAIS OBJETIVOS DO MASP - Define situação atual; - Define situação desejada; - Estabelece metas e ações; - Estabelece responsáveis; - Acompanha através de Crono- gramas; - Avalia resultados e corrige quando necessário.


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google