A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de 2008. Secretaria de Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de 2008. Secretaria de Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de 2008. Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC Simone Medeiros

2 “O clima de respeito que nasce das relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico” (Freire, P.: Pedagogia da Autonomia, p. 103)

3 Desafios da Educação no Brasil: “todas as crianças na escola, aprendendo”

4 Segundo dados do INEP/2005 estão na escola: - 73% das crianças de 4 a 6 anos; - 97% das crianças e jovens de 7 a 14 anos; - 82% dos jovens de 15 a 17 anos. - 73% das crianças de 4 a 6 anos; - 97% das crianças e jovens de 7 a 14 anos; - 82% dos jovens de 15 a 17 anos. Mesmo na faixa etária de 7 a 14 anos, 3% que estão fora da escola representam 800 mil crianças.

5 O SAEB/2003 apontou que: - 55,5% das crianças chegam a 4ª série do EF sem estar corretamente alfabetizadas. - 55,5% das crianças chegam a 4ª série do EF sem estar corretamente alfabetizadas. - No Brasil, os dados relativos ao ensino de Língua Portuguesa apresentados no SAEB/2005, mostram: - apenas 29% dos alunos da 4ª série do EF sabem o conteúdo adequado a essa série; - o desempenho também é baixo na 8ª série do EF (19%) e na 3ª série do EM (22%).

6 Segundo dados do PNAD/2005, somente 39% dos jovens de 19 anos conseguem concluir o EM. -Dos alunos que concluem o EM, quase metade não cursa a série apropriada a sua idade. -Dos alunos que concluem o EM, quase metade não cursa a série apropriada a sua idade.

7 Dados do PISA mostram que os países com melhor rendimento escolar investem, pelo menos, 5% do PIB na Educação. - O Brasil investe 3,3% (a meta é investir 5% até 2011 e manter o investimento até 2022) - O Brasil investe 3,3% (a meta é investir 5% até 2011 e manter o investimento até 2022)

8 Compromisso Todos pela EDUCAÇÃO

9 Meta 01 Meta 03 Meta 02 Meta 04 Meta 05 Metas até 2022 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola. Toda criança plenamente alfabetizada Todo aluno com aprendizado adequado à sua série. Todo jovem com EM concluído até os 19 anos. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

10 Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE: Plano de Ações Articuladas - PAR

11 Regime de cooperação e colaboração União, estados e municípios: moblilização, compromisso e responsabilidade social.

12 Secretaria de Educação a Distância – SEED: missão Atuar como agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e da educação a distância aos métodos didático- pedagógicos das escolas públicas.

13 Programas, projetos e ações da SEED/MEC

14 Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo

15 Dimensões de articulação/integração 1. Dimensão infra-estrutura tecnológica: laboratórios de informática com banda larga nas escolas urbanas : Projetor integrado: Com processador, teclado c/ mouse, porta USB, conectado em rede por PLC e/ou wireless e leitor de DVD 003.3821.50000 Laboratórios atualizados 0003.3824.8824882 Laboratórios com equipamentos anteriores a 2003 138.40594.10054.097 17.00 010.7564882Escolas ProInfo total 20102008 200720062002

16 2. Dimensão Conteúdos Digitais: DVD Escola, TV Escola e PORTAL DO PROFESSOR (inserir link para....)

17 3. Formação de professores e de gestores escolares para o uso pedagógico das TIC nas escolas públicas da educação básica - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos). - a inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;

18 Metas do Proinfo Integrado Formação de aproximadamente 240 mil professores e gestores escolares.

19 Participantes do Proinfo Integrado - Professores(as) e gestores (as) de escolas públicas da educação básica.

20 Concepção de formação do Proinfo Integrado - Formação contextualizada – significativa. - Relação/movimento ação/reflexão/ação. - Uso de tecnologias como meio e não como fim. Essa concepção de formação propõe busca, análise, contextualização, possíveis explicações, problematização, autoria, co-oautoria, diálogo, interação, apropriação de teorias sobre problemas, investigação e, sobretudo, experimentação. Essa concepção de formação propõe busca, análise, contextualização, possíveis explicações, problematização, autoria, co-oautoria, diálogo, interação, apropriação de teorias sobre problemas, investigação e, sobretudo, experimentação.

21 Formação do Proinfo Integrado: caracteriza- se como formação continuada de professores e gestores escolares Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) Introdução à Educação Digital (40h) Complementação Local (40h)

22 Principais ações do Proinfo Integrado - Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet.

23 Principais ações do Proinfo Integrado Complementação local (40h): As TIC no Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais

24 Principais ações do Proinfo Integrado Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola.

25 Objetivos do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) -Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; -Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem; - Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

26 Objetivos Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) Identificar e compreender o potencial pedagógico das TIC no cotidiano escolar Planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC Utilizar as TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos

27 Matriz curricular Unidade 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola Internet, hipertexto e hipermídia Prática pedagógic a e mídias digitais Currículo, projetos e tecnologia Unidade 2Unidade 3Unidade 4

28 Matriz curricular Currículo, projetos e tecnologia 4 Prática pedagógica e mídias digitais 3 Internet, hipertexto e hipermídia 2 Memorial ou diário de bordo Projeto desenvolvido com os alunos do cursista Tecnologia na sociedade, na vida e na escola 1 Registrar Refletir Integrar com o trabalho pedagógico TemasUnidades

29 A ESCOLA é, por excelência, o lócus da formação.

30 Desenho do Curso: tempos (100h) DURAÇÃO: 4 meses - 4 Unidades de estudo e prática. - Cada unidade com: Um encontro presencial inicial Duas semanas de trabalho a distância Um encontro presencial de 4h Duas semanas de trabalho a distância Encontro presencial de sistematização e sensibilização. - O último encontro presencial dedicará 3 horas à avaliação do curso. Vide tabela Vide tabela

31 Material didático-pedagógico do Curso Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - Ambiente Colaborativo de Aprendizagem: e-Proinfo -Guia do Cursista e Guia do Formador (impresso) -Coletânea de textos (impresso) - CD ROM (tutorial, material completo do Curso de Introdução à Educação Digital – 40h, vídeos, textos em PDF, coletânea) - CD ROM (tutorial, material completo do Curso de Introdução à Educação Digital – 40h, vídeos, textos em PDF, coletânea)

32

33

34

35 Avaliação da aprendizagem Constituem-se critérios para a obtenção de certificação: 75% de frequência/participação nas atividades e nota mínima 8,0. - A Coordenação Estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e Undime Estadual, é responsável pela certificação no Curso.

36 Sistema de acompanhamento e monitoramento (objetivo do acompanhamento, monitoramento e avaliação)

37 “Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não a divinizo, de um lado, nem a diabolizo, de outro. Por isso mesmo sempre estive em paz para lidar com ela. Não tenho dúvida nenhuma do enorme potencial de estímulos e desafios à curiosidade que a tecnologia põe a serviço das crianças e adolescentes das classes sociais chamadas desfavorecidas.” (Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia).

38 Simone Medeiros Coordenadora Geral de Formação em EAD Secretaria de Educação a Distância Ministério da Educação simonemedeiros@mec.gov.br (61) 2104 8162 simonemedeiros@mec.gov.br


Carregar ppt "Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de 2008. Secretaria de Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google