A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Ricardo Bento 12ºL

2 Transmissão em Série Transmissão em série os dados são transmitidos bit a bit , ou seja , uns a seguir aos outros em fila. As portas e os cabos série permitem a comunicação simultânea nos dois sentidos. No caso de transmissão nos computadores a sua velocidade máxima não atinge sequer os 500 Kbps. Exemplo de Porta em Série

3 Exemplo Porta em Paralelo
Transmissão em Paralelo Os dados seguem em paralelo , ou seja , “ lado a lado”. Seguem por 8 fios de cabos. As transmissões nos computadores atingem a velocidade de 2Mbps , pelo que são mais rápidas do que as em série. Exemplo Porta em Paralelo

4 Transmissão Simplex As transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos receptores. Por exemplo: Rádio , Televisão , etc..

5 Transmissão Half-Duplex
Temos um Transmissor e um Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém nunca simultaneamente. Tem sentido bidireccional (nos dois sentidos).

6 Transmissão Full-duplex
As transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que recebe-la. Por exemplo: Telefone , computador

7 Transmissão Unicast Transmissão feita por um emissor, destinada a apenas um receptor na rede. É viável graças ao facto de cada posto da rede ter um endereço único.

8 Transmissão Multicast
Transmissão feita de um emissor para vários receptores na rede (não necessariamente todos). Por exemplo: Transmissão de vídeo ( transmite-se uma vez e pode ser recebida por vários).

9 Transmissão Broadcast
É a transmissão feita de um emissor para todos os receptores da rede.

10 Baseband e Broadband Baseband: Broadband:
É uma transmissão em que o sinal utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão. Broadband: É uma transmissão em que a largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo .

11 Comunicação Síncrona e Assíncrona
O emissor e o receptor devem estar num estado de sincronia antes de a comunicação iniciar e permanecer em sincronia durante a transmissão. Quando dois dispositivos trocam dados entre si, existe um fluxo de dados entre os dois. Comunicação Assíncrona: Nestas transmissões, emissor e receptor não estão sincronizadas. Obrigam a que cada pacote de dados se identifique e assinale o seu início e fim.

12 Informação Analógica e Digital
Um circuito analógico é um circuito eléctrico que opera com sinais analógicos. São sinais que podem assumir infinitos valores dentro de determinados intervalos. Digital: Está associado a tudo aquilo que pode ser representado por valores discretos (como 0,1,2,3,). Circuito digital trabalha com sinais discreto binário.

13 Diferença entre Digital e Analógico
A informação analógica é representada por ondas. A informação digital usa apenas dois valores, nitidamente diferenciados, o que torna a reconstituição da informação danificada mais simples, o sistema binário.

14 Transmissão Analógica
São um meio de transmitir sinais analógicos. Exemplo: Voz , etc.. O sinal, ao longo do canal, perde energia e fica distorcido. Usam-se amplificadores que recuperam a energia mas não a forma original; pelo contrário, aumentam a distorção.

15 Analógico Para Digital Digital Para Analógico
Modem: É um dispositivo da junção da palavra modulador e desmodulador. Modula uma onda analógica para digital. Transmissão Digital A largura de banda para transmissão de um sinal digital é relativamente alta . Facilidade de comunicação . Analógico Para Digital Digital Para Analógico

16


Carregar ppt "Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google