A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Edley www.professoredley.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Edley www.professoredley.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Edley

2 A Índia e Sua Cultura Milenar
As primeiras civilizações A Índia, situada ao sul da Ásia, é herdeira de civilizações que deixaram um vasto legado cultural para a humanidade. Com cerca de 1,1 bilhão de pessoas, a Índia é atualmente o segundo país mais populoso do mundo, rico em diversidade étnica e cultural. Em seu território há mais de 330 grupos étnicos, 325 línguas e 1652 dialetos. A região do atual subcontinente indiano apresenta indícios de ter sido ocupada por grupos humanos há 30 mil anos. Eles se concentravam no vale do rio Indo, onde hoje se localiza o Paquistão.

3 A Índia e Sua Cultura Milenar
Por volta de 3000 a.C., dois dos povoados dessa região se destacaram: Mohenjo-Daro e Harappa, que foram centro da civilização harapense. As duas cidades dispunham de sistema de esgoto, barragens para enfrentar as cheias do rio Indo e celeiros para armazenar os excedentes agrícolas. Esses povos comercializavam trigo, cevada, joias e roupas, entre outros. Sítio arqueológico de Mohenjo-Daro, na Índia.

4 A Índia e Sua Cultura Milenar
Para facilitar as transações comerciais, os mercadores desenvolveram um sistema de pesos e medidas válido em toda a região do Indo. Eles utilizavam sinetes de pedra com pictogramas para marcar suas mercadorias. Por volta de 2000 a.C., a civilização harapense entrou em crise, provavelmente devido à falta de água que assolou a região. A população migrou então para a região do rio Ganges. Antigo sinete indiano, de prata e lápis-lazúli, para marcar documentos pessoais.

5 A Era Védica A partir de 1500 a.C., os árias, ou arianos, grupos nômades de indo-europeus vindos da Ásia central, começaram a se instalar no território harapense em busca de campos para a pastagem de seus rebanhos. Após se instalarem na região, começaram a cultivar arroz, cevada, trigo, algodão e cana-de-açúcar e, por meio do comércio, começaram a progredir. Sua organização era distribuída em vários povoados governados por um chefe, o rajá, e por um sacerdote.

6 A Índia antiga

7 A Era Védica No século VI a.C. , os povoados começaram a crescer e formar pequenos reinos, que migraram para a região do rio Ganges. No século V a.C., o reino de Magadha dominou outros dezesseis reinos e passou a ocupar uma posição estratégica para o comércio – do litoral leste do território até a baía de Bengala. A luta entre grupos arianos deu origem a vários poemas e contos transmitidos na cultura indiana por meio da oralidade. O mais famoso deles é o “Mahabharatha”, que narra a disputa pelo trono entre dois ramos de uma mesma família, os kauravas e os pandavas. O “Mahabharatha” foi escrito em sânscrito e levou 400 anos para ter contadas por completo suas histórias, registradas em um livro no século II. Seu título pode ser traduzido como “a grande história dos Bharata”.

8 Uma Sociedade de Castas
O domínio da sociedade harpense pelos arianos trouxe uma reorganização do status social. Brâmanes - Classe dos sacerdotes. Organizava e orientava as cerimônias religiosas. Detinha o conhecimento dos ritos e sacrifícios presentes na escrituras sagradas. Xátrias - Classe dos guerreiros e nobres, que eram os maiores proprietários de terras. Responsável por administrar o Estado e lutar nas guerras. Vaixás - Classe dos mercadores. Sudras - Classe dos trabalhadores manuais não arianos. Párias - Os excluídos da sociedade.

9 Religião e Cultura Da fusão entre as crenças religiosas desses povos harapenses e arianos, surgiu o hinduísmo que é, até hoje, a maior crença religiosa da Índia. Os adeptos do hinduísmo são chamados de hindus, veneram diversas divindades e acreditam na reencarnação. Segundo sua doutrina, cada pessoa passa por várias reencarnações, até que chega ao ponto em que sua alma já evoluiu o suficiente para que não seja mais necessário viver novamente, no momento em que chamam de libertação total do ser. Escultura em bronze feita por volta de 950 representando o deus hindu Shiva Vinadhara.

10 Religião e Cultura O hinduísmo influencia vários aspectos da cultura indiana, desde a manutenção do sistema de castas, até sua alimentação. Os hindus acreditam que os alimentos não só nutrem o corpo, como também possuem propriedades curativas. A partir desse preceito, desenvolveram a medicina Ayurvédica que busca, através da alimentação, manter o corpo em sintonia com a mente, promovendo um estado de equilíbrio. Ganesha com seus pais, Shiva e Parvati.

11 Religião e Cultura A principal dieta hindu é a vegetariana, que exclui o consumo de carne, principalmente a bovina, uma vez que para os indianos, a vaca é um animal sagrado, associado à bondade. Templo Costeiro, parte do conjunto Monumental de Mahabalipuram, dos séculos VII e VIII, no sudoeste da Índia.

12 O Budismo Nasceu na Índia
Essa doutrina surgiu a cerca de 2500 anos e teve seu nascimento ligado à história do príncipe Sidarta Gautama. Sidarta era muito rico, mas estava insatisfeito. Ele decidiu abandonar tudo e vagar pelo mundo em busca de conhecimento. Após anos de meditação, Sidarta alcançou a iluminação espiritual e tornou-se Buda, que significa “o iluminado”. O princípio fundamental de seus ensinamentos é a afirmação de que a superação dos sofrimentos vem da purificação moral e espiritual. Representação de Buda em escultura do século V. Surgido na Índia, o budismo conquistou grande número de seguidores entre as populações orientais.

13 A Expansão dos Celtas Enquanto a cultura védica se enraizava na Índia, os celtas se expandiram para grande parte do continente europeu. Eram tribos dispersas, originárias da Europa central, que se espalharam aos poucos, chegando ao ápice de seu domínio no século V a.C., perdendo seus domínios a partir do século II a.C. Os celtas se destacaram pelo domínio do metal, especialmente o ferro, com o qual fabricavam armas. Além de ferro, produziam joias e bordados com cores vivas e muitos detalhes. Foram eles que difundiram pela Europa o costume de usar calças, que foi incorporado dos povos das regiões frias da Ásia. Escultura celta, em forma de pássaro, feita de bronze e encontrada no monte Dürrnberg, na região de Hallein, na Áustria.

14 Referência Bibliográfica
Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

15 Professor Edley


Carregar ppt "Professor Edley www.professoredley.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google